7 de ago. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Joani Teixeira


A vida nos reserva muitas surpresas e emoções no cotidiano. E não precisa muito para ser feliz, neste mundo de Deus, onde nada acontece por acaso. Neste final de semana, onde inicia-se em todo o país, a Semana Nacional da Família, o homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO é o professor Joani Teixeira.
Como ao lado de um grande homem existe uma grande mulher, a homenagem e o reconhecimento é também para a sua esposa, a professora Dircélia - sua companheira há mais de 40 anos. E por que não dizer, uma homenagem extensiva aos seus familiares que tem no casal Joani e Dircélia, um exemplo vivo de que a família é a base e o sucesso de tudo. E para os amigos e alunos, em quantidade imensurável, que tem a oportunidade de apreciar e conhecer um pouco mais da história deste imbituvense de nascimento e mourãoense de coração.
"Desde a infância sempre gostei de esporte, principalmente de futebol, trocava meu acordeom por uma bola de futebol, para desgosto de minha falecida mãe", conta Joani, que jogou futebol pelo time da sua terra natal, o Clube Atlético Imbituvense, e também no Clube Olímpico de Irati e no Grêmio Esportivo Oeste, de Guarapuava.
Desde 1971 em Campo Mourão, ele jogou pelo Clube 10, Country, 30 e Panela. E também na Associação Tagliari. "Sou uma pessoa honrada e feliz, um cidadão cumpridor de minhas obrigações", afirma o professor de História, que ao lado da sua eterna companheira conheceu dezenas de estados brasileiros e países em vários continentes.
Nas primeiras imagens abaixo, momentos inesquecíveis do casamento, formatura e da paixão pelo futebol, onde imitando "Romeu e Julieta", Joani é corintiano e Dircélia, palmeirense.
Uma ótima leitura e excelente viagem com esta imperdível
ENTREVISTA DE DOMINGO.
QUEM É JOANI TEIXEIRA? Sou filho de Domitila Teixeira, nascido em 25 de junho de 1941, na cidade de Imbituva - na região Sul do Paraná. Sou casado há 40 anos com a professora Dircélia Maria Foltran Teixeira, formada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, de cuja união nasceram quatro filhos: Geraldo Augusto (39) professor de Educação Física em Campo Mourão; Antonio Carlos (38) advogado e analista processual da Procuradoria da República residente em Maringá; Joani Junior(36) Gerente Comercial residente em Maringá; Manoel Henrique (33) Jornalista, proprietário da Casa da Comunicação em Ponta Grossa. Tenho três netos e resido em Campo Mourão desde fevereiro de 1971 em razão de minha aprovação em Concurso Público do Magistério Estadual e a convite do saudoso prefeito Horácio Amaral. Na imagem abaixo, o casal Joani e Dircélia, com filhos, noras e netos, celebrando seus 40 anos de vida matrimonial. Viva!
COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Foi simples como a de qualquer menino do interior, estudei em Colégio de Freiras em Imbituva e Prudentópolis, vindo daí minha participação freqüente na Igreja Ucraniana.
Desde a infância sempre gostei de esporte, principalmente de futebol, trocava meu acordeom por uma bola de futebol, para desgosto de minha falecida mãe. Na juventude, continuei jogando futebol, me destacando nas equipes da região dos Campos Gerais. Imbituva - Município paranaense (foto acima vista áerea), na região Centro-Sul, a 900 metros acima do nível do mar, cuja população estimada é de 27.052 habitantes. (IBGE - out/2007)
Imbituva é vocábulo indígena que significa cipoal, "lugar de muito imbé". Da língua tupi imbé: espécie de cipó da família das aráceas pertencentes ao gênero Philodendron; e tyba: grande quantidade, abundância.
História -
Em 1809, uma expedição rumo aos Campos de Guarapuava penetra no território onde, hoje, encontra-se o Município de Imbituva. Na época de sua fundação, em 1871, Imbituva era chamada de "Arraial do Cupim", devido à conformação geológica de um destes pousos de tropeiros. Sua povoação recebeu influência de colonos alemães, poloneses e russos.
Os colonos alemães e também os italianos, em 1896, adquiriram terras em Cupim e iniciaram a fundação de uma colônia, cuja freguesia foi criada em 1876, com sede no Campo do Cupim. Em 1881, foi elevada à categoria de vila, com denominação de Santo Antônio do Imbituva, vinculada ao Município de Ponta Grossa. Recebeu foros de cidade em 1910, passando a denominar-se apenas Imbituva, em 1929. Aos habitantes do Município dá-se o nome de imbituvenses. Imbituva - na foto, parque ambiental municipal-, é conhecida como um pólo industrial têxtil no segmento de malhas, o que a faz conhecida como "Cidade das Malhas", com destaque para as peças em tricô, apresentando uma infinidade de modelos de peças de vestuário.
COMO FOI A ATUAÇÃO DO SENHOR NO FUTEBOL? Na minha terra natal, joguei pelo Clube Atlético Imbituvense, onde me destaquei e
fui convidado para jogar no Clube Olímpico de Irati e no Grêmio Esportivo Oeste de Guarapuava.
Fui campeão amador pela equipe do Ponta Grossa Futebol Clube; joguei como profissional no Caramuru, de Castro.
Fiz parte da seleção de futebol do 13º Regimento de Infantaria, unidade militar onde servi.
Além do futebol de campo, enquanto estudante fui considerado um dos melhores jogadores de futebol de salão no Colégio Regente Feijó e na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Em Campo Mourão, participei de vários campeonatos nos clubes 10 de outubro e Country Clube, além do Clube dos 30.
Fiz parte da poderosa equipe de futebol de salão
do Tagliari (foto abaixo) , jogando ao lado dos “craques” Carlão, Ione, Itamar, Vanderlei, Tokarski , James Klank, entre outros;
joguei ainda pelo timão da Panela, no Country (foto); e pelo Clube 10 de Outubro-Leite Mourão.
COMO O SENHOR SE AUTODEFINE? Sou uma pessoa honrada e feliz, um cidadão cumpridor de minhas obrigações, orgulho-me por ter prestado inúmeros serviços às comunidades por onde passei, sem esquecer de minha terra natal- Imbituva. Em Ponta Grossa fiz o Curso Médio e me formei no curso de História, possuo pós-graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, além de créditos de Mestrado em História, na UNESP-Universidade Paulista e inúmeros Cursos de Aperfeiçoamento na área educacional em vários estados.
Fiz o Curso de Material Bélico no Arsenal de Guerra General Câmara em Porto Alegre, fui Presidente do Diretório Acadêmico Dr. Joaquim de Paula Xavier da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ponta Grossa. Sou fundador do Jornal O Filósofo, órgão oficial do D.A.J.P.X., entidade representativa do corpo discente da Universidade, presidi e organizei os Jogos Estudantis da Primavera em P. Grossa- gestão 68-69; Assessor de Imprensa do Município de Ponta Grossa – gestão Plauto Miró Guimarães. Fiz Estágio de Aperfeiçoamento para Administradores Municipais – realização do SENAM em Ponta Grossa.
Fui diretor social dos Clubes Pontagrossense Junior e Guaira, participei da Câmara Junior em Ponta Grossa, militei na imprensa escrita e falada, com destaque para o Jornal da Manhã.
Recebi congratulações da Câmara Municipal de Ponta Grossa pela organização e sucesso da 1ª Corrida Pedestre de São Silvestre.
COMO FOI A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL EM CAMPO MOURÃO? Foi a cidade escolhida para me radicar e criar meus filhos desde 1971. Iniciei minha vida profissional como professor, Lecionei por 37 anos, fui diretor por 9 anos do Colégio Estadual onde me aposentei, com 30 anos de trabalho, conseguindo durante minha gestão a reforma do estabelecimento e construção da quadra de esportes, além de outras melhorias. Fui diretor do Colégio de Piquirivaí, desmembrado do Colégio Estadual; na Faculdade (Fecilcam) fui professor de História e Sociologia, diretor interino e chefe do Departamento de Ciências Sociais e estou aposentado desde 2007. Durante todo esse tempo tive incontáveis números de alunos, hoje formados e encaminhados na vida, alguns ocupando posições de destaque no cenário nacional.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Participei da comissão de reivindicação para os cursos de Ciências Contábeis, Econômicas e Administração da Fundescam.
Além das atividades educacionais, fui vereador por duas legislaturas, de 1993 a 2001, e segundo secretário, e autor do projeto de lei que criou o Tiro de Guerra em Campo Mourão, as eleições diretas nas escolas municipais, e a realização de mais de trezentos casamentos coletivos.
Trabalhei como Chefe do Departamento de Turismo do Município contando com o apoio dos cursos de Turismo da Fecilcam e do Integrado deixando boas idéias que infelizmente não foram levadas adiante, por não ter autonomia e dotação orçamentária.
Fui diretor do Clube 10 e Country Clube, fiz parte da Loja Maçônica Luz do Oriente e Rotary Clube Campo Mourão. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade fui agraciado com o título de “Amigo da Polícia Militar” e “Amigo do Tiro de Guerra”.
Recebi homenagens carnavalescas pelos 50 anos de fundação do Colégio Estadual (Na foto, Joani defronte ao Colégio Estadual). Fui diretor escolar destaque em 1997 e 2000; destaque como vereador em 1998.
Por 10 anos no Jornal Tribuna do Interior fui responsável pela página “Sociedade”, além de trabalhar nas sucursais dos jornais O Estado do Paraná e Folha de Londrina.
DE TODAS ESTAS ATIVIDADES, QUAL MAIS o SENHOR DESTACA? A que mais me enobrece é ter exercido a função de professor, que é a razão de tudo, é quem forma e encaminha as demais classes na vida. É uma dádiva de Deus. É tão importante que, como dizia D. Pedro “se eu não fosse Imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro”. A bem da verdade, todos os professores aqui na terra são “anjos” e quando morrem vão direto para o céu. Um bom professor deve ser acima de tudo entusiasta e polivalente, possibilitando que seus alunos imaginem os fatos e tenham prazer em pesquisar o futuro.
É MAIS FÁCIL SER PROFESSOR HOJE DO QUE EM ANOS ANTERIORES? Para dizer se é mais fácil ensinar hoje, ou antes, devo dizer que antes nos faltava à tecnologia que hoje existe, mas tínhamos mais atenção por parte dos alunos, a colaboração dos pais e o reconhecimento da sociedade, facilitando nosso trabalho. Hoje, aumentaram o uso das técnicas em sala de aula e na escola como um todo e estão à disposição dos alunos, mas falta disciplina, interesse e vontade de aprender resultando no choque entre professor e aluno, trazendo muitos problemas para ambos e para a comunidade escolar.
Se eu ocupasse algum cargo relevante na área educacional daria prioridade à valorização do professor, pois a estrutura física já existe, o que falta são melhores e dignos salários para evitar que o professor tenha que trabalhar três períodos para viver um pouco melhor.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? O Futebol é meu esporte favorito, meu time do coração é o Corinthians e o meu ídolo é o eterno Pelé.
COMO O SENHOR ANALISA O ESPORTE DE CAMPO MOURÃO? As perspectivas são razoáveis, espero que surjam novas pessoas que tenham credibilidade e se interessem, de fato, procurando revelar novos nomes preocupados com a melhoria do esporte mourãoense. Embora nossa cidade possua, na parte esportiva e cultural boa estrutura, é necessário um maior apoio e incentivo de parte da classe empresarial e municipal.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? É o companheiro de vereança Itamar Tagliari, por tudo que fez e tem feito em prol do esporte de Campo Mourão, como atleta, secretário e divulgador da cidade através da equipe da Família Tagliari, e pelo apoio e incentivo ao esporte através da Escolinha de Futebol de Salão. Itamar, ao lado de Ilivaldo e João Nereu, no Lar Paraná
QUEM É EMPRESÁRIO EXEMPLO EM CM? Delordes Daleffe, pela sua idoneidade moral, honradez, tino administrativo e apoio que tem dado à Campo Mourão e comunidade.
QUAL DECISÃO E TÍTULO ESPORTIVO FICARAM NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Foi a decisão do campeonato de futebol amador de Ponta Grossa entre Ponta Grossa Futebol Clube e Olinda Esporte Clube.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Foi o pênalti perdido no jogo da Sucursal do Jornal O Estado do Paraná de Ponta Grossa contra a Sucursal de Curitiba.
ÉTICA EM UMA FRASE É.... Estudo filosófico das leis morais que regem as ações humanas.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..... de paz, tranqüilidade, curtindo a vida e o que ela tem de melhor junto aos meus familiares e amigos.
O SENHOR ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER DEPUTADOS NESSAS ELEIÇÕES? Em um país que um terço dos 513 deputados federais e 81 senadores tem problemas com a justiça, temos que ter muito cuidado e verificar a conduta pessoal e política dos candidatos. Mas Campo Mourão poderá e tem potencial para eleger dois deputados estaduais e um federal.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Só me falta escrever um livro, pois já plantei árvores, tenho filhos e subsídios para torná-lo realidade.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE JÁ VIU JOGAR? O Corinthians.
QUAL O MELHOR DE TIME DE FUTSAL QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Tagliari.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO: Itamar Agostinho Tagliari, Pedro Cordeiro, Edson Hirata - o China, e Silvana Casali (foto).
CITE TRÊS PERSONALIDADES
(FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO: O Juiz de Direito Ruy Antonio Cruz, o presidente da Coamo José Aroldo Gallassini (foto) e o empresário Ater Cristófoli.Gallassini, o mais novo Cidadão de Boa Esperança, em 06/08/10
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É uma cidade que ainda não encontrou sua identidade, poderia ter uma maior representação política como outras de seu porte, uma administração mais enxuta com corpo de assessores competente e preocupados com o crescimento e desenvolvimento da cidade, mas infelizmente deixa a desejar por falta de uma maior união dos políticos, que a bem da verdade, estão preocupados consigo mesmo não levando em consideração a competência e capacidade técnica de muitos mourãoenses, por interesses políticos. A CAMPO MOURÃO DO FUTURO ... com certeza será uma cidade desenvolvida com boa qualidade de vida, isso se houver união e maior preocupação com o trato público por parte de nossos administradores. Devemos deixar as desavenças políticas de lado e somar forças para trazer o melhor para a cidade e região.
GOVERNO NELSON TURECK .... já deu sua contribuição, precisamos de novas idéias e sangue novo. Como dizem os sábios, as gerações de sucedem e os ciclos terminam. Chega de populismo e pouco brilhantismo.
O GOVERNO LULA ... já cumpriu sua missão, está dando o peixe à população ao invés de ensiná-la a pescar. Que o seu populismo e sua ambição política internacional, não nos leve a problemas futuros com outras nações. Nosso país, embora esteja vivendo os anos de vacas gordas, tem seus problemas internos a serem resolvidos.
QUAL A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ATUALMENTE? Melhorou bastante na parte física, mas há necessidade de melhorar, inclusive dar maior atendimento ao lado humano principalmente no interior; o Brasil é muito grande, tem extensão continental, o empenho deve ser portanto maior, a educação leva o povo ao discernimento e o seu desenvolvimento deve ser prioridade governamental, esquecendo-se da premissa de que é mais fácil manipular politicamente os menos aculturados.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Sentimento de gratidão, amizade e agradecimento pela consideração e lembrança de nosso nome.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? O médico Dairton Legnani, destaque na modalidade de tênis, esporte pouco difundido na cidade, e o jovem empresário Nelson Bizoto
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? “ A estrada para a felicidade não é uma reta. Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão, quebra molas chamados amigos, faróis de advertência chamado família e pneus furados chamado emprego. Mas... se você tiver um estepe chamado determinação, um motor chamado perseverança, um seguro chamado fé, e um motorista chamado JESUS, você chegará a um lugar chamado sucesso. E boa viagem” ! Jesus te ama!!!!!
O SENHOR TEM VIAJADO E CONHECIDO CIDADES E REGIÕES DO BRASIL E DO EXTERIOR. PODERIA SUSCINTAMENTE DESTACAR ALGUMAS CURIOSIDADES DESSAS VIAGENS? Posso dizer que tenho viajado bastante, juntamente com a professora Dircélia, minha mulher, companheira e amiga inseparável, e meu “grude”.
Dos 27 Estados brasileiros, conhecemos 23, faltando apenas Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre. Das 5 regiões brasileiras, cada uma tem suas características.
Na região norte, conhecemos o Amazonas, onde navegamos pelo rio Negro e Solimões. Visitamos a bela Manaus com seu famoso Teatro Amazonas e o Palácio Rio Negro;
Na região Nordeste, conhecemos todos os estados: Maranhão com a linda capital São Luiz, possui o centro histórico com construções em azulejos portugueses tombadas pelo Patrimônio Histórico e os Lençóis Maranhenses (foto abaixo) um dos lugares mais visitados do Brasil.
Gostamos de Teresina – capital do Piauí, às margens do rio Poty e Parnaíba, terra da família do médico Dr. Claudino. A cidade de Fortaleza, no Ceará é maravilhosa, apresenta praias lindas como a de Iracema, entre outras. Rio Grande do Norte de praias lindas com sua famosa Barreira do Inferno com lançamentos de foguetes, o Forte dos Reis Magos; Paraíba, é famoso por ser, lugar da saborosa carne de sol, com sua bela e histórica capital João Pessoa. Pernambuco gostamos muito de Recife, Olinda, Porto de Galinhas com suas piscinas naturais; Maceió capital de Alagoas é uma bela cidade com destaque para a praia de Pajussara e a cachaça “azuladinha”; em Sergipe temos a moderna capital Aracaju, cidade planejada com suas largas e longas avenidas. Na Bahia pudemos conhecer a capital Salvador, Porto Seguro, Ilhéus do escritor Jorge Amado, o Bar Vesúvio (foto), entre outros.
Na região Sudeste, conhecemos todos os Estados, destacado Rio de Janeiro com seu maravilhoso Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, Estádio do Maracanã, praia de Copacabana, etc. No Espírito Santo, a capital Vitória, as cidades de Vila Velha, Guarapari com suas areias monazíticas, e Cachoeiro do Itapemirim, terra natal de Roberto Carlos; São Paulo é inconfundível, uma das maiores metrópoles do América. Minas Gerais com suas inúmeras cidades históricas de valor incalculável.
No Centro-Oeste, Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, a região do Pantanal, e suas belezas naturais; conhecemos Cuiabá, capital do Mato Grosso; em Goiás, a linda e limpa capital Goiânia, a Estância Hidromineral de Caldas Novas e Rio Quente, sem esquecer da capital do país - Brasília, onde participamos de curso de âmbito nacional ministrado pela antropóloga Ruth Cardoso (na foto a ex-primeira dama Ruth Cardoso com os professores Joani, Dircélia e Jáder). Na região Sul, o Rio Grande do Sul, com sua capital Porto Alegre, belos Estádios e as famosas Gramado, Canela, entre outras; a bela Santa Catarina, cidades de colonização alemã com festas e gastronomia típicas - Blumenau e a sua Octoberfest, Joinvile pelas indústrias têxteis e o famoso balé Bolshoi de origem russa. E o nosso Paraná, onde conhecemos mais de 250, de leste a oeste e de norte a sul.
E AS VIAGENS INTERNACIONAIS? Conhecemos na América do Sul vários países como: Paraguai com lugares antigos de civilização indígena; na Argentina ficamos encantados com os espetáculos de tango em Buenos Aires, o Estádio de La Bombonera, do Boca Juniors,e a neve de Bariloche; o Uruguai com o famoso Estádio Nacional de Montevidéu; na região andina conhecemos Chile com a famosa Cordilheira dos Andes com o pico nevado de Aconcágua; na Bolívia conhecemos a capital La Paz e o deserto de Atacama, entre outros.
No Peru, o famoso Lago Titicaca e sua ilha flutuantes de Uros na divisa com a Bolívia, Cuzco e Machu Pichu (foto acima) onde existiu a civilização Inca; na Venezuela, o Salto Angel, maior queda d’água do mundo com 980 metros de altura;
Na América do Norte conhecemos o México, de leste a oeste, com destaque para Cidade do México, entre outras.
Na Europa conhecemos Portugal – a capital Lisboa e várias cidades turísticas; na Espanha conhecemos em Madrid o famoso Palácio Real, em Barcelona, a Catedral da Sagrada Família. Na França, em Paris – cidade luz, conhecemos a Torre Eiffel, Notredame (foto da Igreja de Notredame, em Paris, na França) e o Louvre, Champs Élisé, Castelo de Versalhes, passeio de barco pelo rio Sena.
Na Alemanha: Frankfurt, Colônia, e em Munique visitamos o Allianz- Estádio da Copa do Mundo; a capital Berlin com seu famoso “Muro” da época da 2ª guerra mundial com 3 metros de altura; estivemos frente à Universidade de Humboldt onde estudou Albert Einstein, visitamos o “campo de concentração” Sachsenhausen, relembrando a crueldade da guerra;
Centro da cidade de Frankfurt, na Alemanha
Na Itália conhecemos Roma com as famosas ruínas do Coliseu, o Vaticano com a Capela Sistina, a praça de Fontana di Trevi. Na Áustria, a capital Viena, a Catedral.
Na Suiça, o lindíssimo Alpes nevados, Genebra com viagem de barco pelo seu grande lago; indo para a Inglaterra cruzamos o Canal da Mancha, ligando Porto de Callais na França à cidade inglesa de Dover.
Visitamos a capital Londres com os castelos de Backham, Windsor, o famoso Big Bem, o Parlamento em estilo gótico e o Estádio de Wembley; na Bélgica visitamos Bruges-cidade patrimônio da humanidade, a capital Bruxelas com o seu símbolo-o Atômium, a fonte do Menino de Bruxelas; Holanda é famosa pelos seus canais “os polders”, pelos Moinhos de Vento, pela plantação de tulipas;
Na Grécia, a capital Atenas, com sítios arqueológicos em mármore na fabulosa Acrópole (foto abaixo), o Museu Bizantino, o famoso Partenon.A Turquia, país maravilhoso, pela sua famosa Capadócia onde estão os “chaminés de fada”; Istambul, a antiga Bizantino e Constantinopla, que possui uma parte da cidade na Europa e outra na Ásia. Egito
No Continente Africano, visitamos o Egito, na capital Cairo. Visitamos a 17 km na região do deserto, as grandiosas pirâmides Quefren, Queóps e Miquerinos, a Pirâmide Escalonada em Sakara, o Museu do Cairo onde está a famosa Tumba de Tutankamon com seus pertences e máscara em ouro.
ENTÃO, O QUE É VIAJAR? QUAIS OS LUGARES QUE MAIS GOSTOU NO BRASIL E NO EXTERIOR? Viajar é cultura, cada viagem é um novo aprendizado. É preciso gostar e ter bom condicionamento físico, disposição e muita paciência. Enfrentamos muito cansaço, desgaste físico pela diferença de fuso horário, cultura, alimentação e má acomodação no avião em razão das longas horas de vôo.
De todos os lugares brasileiros visitados, da região Norte, gostamos muito do Amazonas, pelas belezas naturais; no Nordeste tudo é bonito, principalmente a Bahia; no Centro-Oeste destacamos Goiás com o Distrito Federal; no Sudeste destacamos Espírito Santo com a sua Guaraparí e finalmente, no Sul, estivemos por varas vezes em Gramado e Canela se destacando na época do inverno e festas natalinas, além da estância hidromineral em Itá.
Entre os países visitados, os que mais gostamos foram a Turquia, a Itália, a Grécia, a Bélgica, o Chile e o México e talvez pela época tumultuada em que lá estivemos, não simpatizamos com a Venezuela.
No Colosso de Amenofius, em Luxor, no Egito
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA
: as românticas e suaves.
UM LIVRO: A Cabana de Willian P. Young
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? O Futuro da Humanidade de Augusto Cury
UM AUTOR? Paulo Coelho
UM PROFESSOR? A falecida professora e antropóloga Ruth Cardoso
COMIDA? Todas quando estou com fome, mas não deixo de lado uma galinha caipira com macarronada.
SONHO? Ver minha família sempre unida e nossa Fecilcam transformada em Universidade.
SAUDADE? DO QUE E DE QUEM? Dos amigos e entes queridos que já estão na eternidade.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento de meus filhos e netos.
HOBBY? Comprar gravatas. Tenho mais de cem e continuo comprando... e gosto muito de pescar.
MANIA? Ser muito apressado e querer tudo na hora.
PROGRAMA? Noticiários em geral.
JOGO? A decisão do campeonato paranaense em Ponta Grossa, entre Clube Atlético Ferroviário e Seleto Futebol Clube de Paranaguá.
TÍTULO? Coritiba campeão paranaense.
FRUSTRAÇÃO? O Brasil não ter sido Hexacampeão.
FAMÍLIA É..tudo de mais importante que tenho na vida, é a minha maior riqueza.

14 comentários:

  1. Eita, aí está o Joani, toda alegre e feliz narrando sua vida. Amigão "bon vivant", itinerante que já visitou quase todo o Brasil e inúmeros países, sempre com disposição vibrante e alegre, esse é o meu "cumpadi", já tivemos oportunidade de participar juntos de cursos e seminários, quando integrávamos o jornal Tribuna do Interior, visando o nosso aperfeiçoamento para as lides jornalísticas...
    Parabéns Joani e continue sempre essa figura, juntamente com a Dircélia uma pessoa firme, leal e amiga...
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  2. Joani e Dircelia, Pai e Mãe.
    “Conviver com vocês é um aprendizado constante”. Deixaram pelos caminhos que trilharam esses anos todos, muitas lembranças e muitos exemplos de conduta digna. Vocês são exemplos em tudo que fazem. Tenho orgulho de vocês.
    Geraldo Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Sr Joani e D Dircélia saibam que tenho muito orgulho em fazer parte da sua Família. Vocês são para mim e, acredito que para muitos, exemplo de determinação, lealdade, humildade, união e amor, muito amor. Obrigada por tudo sempre!Da sua Nora e "Filha Postiça", Eliane Teixeira.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço as manifestações de carinho por parte dos amigos e filhos e espero continuar podendo dar exemplo e contribuindo com a comunidade em geral.
    Prof Joani

    ResponderExcluir
  5. Um abraço fraterno aos meus professores. Deus os abençoe, hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  6. Sr. Joani e Dona Dircélia, como é bom fazer parte dessa família. É uma satisfação saber que, assim como nós, tantas outras pessoas os amam. E vocês são, com certeza, os maiores merecedores desse amor e dessa homenagem. Trilharam um caminho com muitas dificuldades e souberam como poucos, deixar amor e sabedoria por onde passaram. Amamos vocês e agradecemos todos os dias, por tê-los ao nosso lado. Nanne e Joani Junior

    ResponderExcluir
  7. Querido tio Joani, ficamos muito satisfeitos em ler seu relato e saber que somos lembrados, e ver o orgulho que o senhor tem de suas raizes! Deus continue a abençoar sua vida e suas realizações! Com carinho sua sobrinha Joanita Burnato e família!

    ResponderExcluir
  8. Eta garoto e garota, curtindo a vida numa boa .bem merecido é assim que se faz. Um exemplo de vida como pais, professores e amigos .Parabéns. Bons tempos aqueles em que jogamos juntos, ótimas lembranças.
    Carlão,Lori e carla Tagliari

    ResponderExcluir
  9. Grande Joani, parabéns pela justa e merecida homenagem. Foi muito bom conhecer um pouco de sua história de vida.

    ResponderExcluir
  10. Querido Tio Joani,

    Estamos aqui, sua sobrinha Ângela, e sua irmã Marina.
    Desejamos que Jesus o abençõe sempre.Sentimos muito orgulho
    Marina e Ângela

    ResponderExcluir
  11. Grande Abraço ao Professor e Tio Joani!

    Julio Cesar Teixeira
    Pitanga - Paraná
    //stinformatica

    ResponderExcluir
  12. Querido Tio Joani e Tia Dircelia

    Estamos com saudades.Beijos 26/08/11

    De:Francisco,Joanita e Gabryella

    ResponderExcluir
  13. Tio Joani e tia Dircélia, como é bom fazer parte dessa família. É para mim uma satisfação saber que, assim como nós, tantas outras pessoas os amam. E vocês são, com certeza, os maiores merecedores desse amor e dessas homenagem. vocês Desejamos que Deus o abençoe sempre.Sentimos muito orgulho da preservação de nossa família e de nossas raízes,vocês souberam como poucos, deixar amor e sabedoria por onde passaram. Amamos vocês meu tio querido agradecemos todos os dias, por tê-los ao nosso lado. Querido tio Joani temos muito orgulho e ficamos muito satisfeitos em ler os seu relatos sobre a nossa família e saber que somos lembrados neles , o orgulho que o senhor tem de suas raizes! Deus continue a abençoar sua vida e suas realizações carinho sua sobrinha Maria Helena dos santos Teixeira casada com issam mustapha moukaddem tendo por filhos : Fátima moukaddem,Soraia moukaddem,Leila moukaddem, faissal issam moukaddem,foedd moukaddem, e sumaia moukaddem.

    ResponderExcluir