26 de ago. de 2010

DIA DO PSICOLÓGO:CYBELE CARVALHO TONET e a verdadeira psicologia


"Como é maravilhoso completar vinte anos de formada em Psicologia e sentir a forma que meu corpo e minha alma conquistaram vivendo esta profissão! Costumo dizer que devo minha vida à Psicologia. E após todos esses anos exercendo em minha clínica, eu tenho a plena certeza que meu trabalho não curou somente aos outros, curou a mim mesma.
Aprendemos técnicas, linhas de trabalho, filosofia, ética, psicopatologias, condutas de caso, especializações, enfim estudamos e nos dedicamos para apreendermos toda teoria possível, e hoje percebo que a verdadeira psicologia está no simples, no olhar generoso e não julgador para o paciente, na paciência e amor incondicional pelo ser humano, e acima de tudo a crença na sua cura!
Hoje percebo que tudo isso foi possível porque sempre acreditei em mim mesma, busquei e escolhi uma conduta de vida sintonizada com minha verdade e minha alma! OBRIGADA à Psicologia e OBRIGADA a todos os pacientes que a mim confiaram suas vidas!"
Cybele Pinheiro de Carvalho Tonet, psicóloga em Campo Mourão, que escreveu o depoimento acima, a pedido deste blogueiro jornalista.
Obrigado Cybele.
Viva todos os psicólogos e psicólogas.
Fique por dentro: Dia 27 de agosto é o Dia do Psicólogo! Viva!
O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.
Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário