3 de dez. de 2012

PROFESSORES mourãoenses tomam posse no Centro de Letras do Paraná

Os  professores José Eugênio Maciel e Nelci Veiga Mello foram eleitos para o Centro de Letras do Paraná. A posse ocorre em Curitiba, neste dia 4 de dezembro, às 20 horas, no Clube Concórdia. Os escritores foram eleitos em uma assembleia especial no dia 20 de novembro e integrarão o Centro de Letras do Paraná juntamente com Gilmar Cardoso, poeta e ex-prefeito de Farol, o historiador Jair Elias dos Santos Júnior e os escritores Antônio Sena e Amani Spachinski de Oliveira.
Nelci Veiga Mello nasceu em São Sebastião d’Amoreira (PR), em 31 de maio de 1953. Seu pai, Gaspar Ferreira de Mello, foi um agricultor. A mãe, Maria da Luz Veiga Mello, professora, ministrou-lhe aulas até o quarto ano primários, na Escola Isolada Rio dos Papagaios. Foi a última de uma família de quatro filhos.

Nos seus primeiros anos de escola, iniciou o gosto pela leitura graças a, coisa rara naqueles tempos, sua mãe ter uma pequena biblioteca em casa.
Cursou a Escola Normal Colegial Professor João de Oliveira Gomes, que lhe valeu para ingresso no Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. Estudou Letras Anglo na Universidade Estadual de Maringá. Especializou-se em Fundamentos da Educação, em Linguística Aplicada e, em 2003, concluiu Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá.
Foi agraciada com menção honrosa no concurso Servir com Arte, da Escola de Governo do Paraná, com a poesia “A Construção”. Em 2009, manteve a mesma colocação no Servir com Arte com a poesia “Perjúrio”.
Em 2010, lançou o livro “Caminhadas Vermelhas”, fruto de dez anos de pesquisa sobre os movimentos sociais de esquerda na região de Campo Mourão, bem como a ligação dessas iniciativas políticas com outras desencadeadas em grandes centros brasileiros.
Ingressou na Academia Mourãoense de Letras em 24 de junho de 2010, ocupando a cadeira do patrono Capitão Índio Bandeira
José Eugênio Maciel nasceu em Campo Mourão. Filho de pioneiros Eloi e Elza Brizola Maciel. Foi vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes. Na vida pública foi assessor do deputado estadual Rubens Bueno, Secretário Municipal da Educação (1993-1997). Entre outras realizações, foi o responsável pela implantação do CEFET, atual UTFPR, a criação e instalação e construção de diversas escolas municipais, gerando acréscimo de 8 mil vagas em menos de quatro anos. Os programas implantados na época, principalmente voltados para valorização do ensino, chamaram a atenção do Ministro da Educação Paulo Renato de Souza, que aqui esteve em duas oportunidades, quando elogiou o trabalho educacional do Município Foi vereador de Campo Mourão - Legislatura 1997/2000, tendo sido eleito presidente do Legislativo.
Escreve aos domingos no Jornal Tribuna do Interior, há 24 anos, Coluna tradicional que leva o seu nome, Maciel já teve seus escritos publicados nos jornais de circulação estadual. Colaborador assíduo dos meios de comunicação. Maciel também é membro da Academia Mourãoense de Letras.
A entidade – O Centro de Letras do Paraná, que no próximo dia 19 de dezembro completa o seu primeiro centenário, foi fundado em Curitiba por um grupo de 65 intelectuais, em 1912, com Euclides Bandeira e Emiliano Perneta à frente. A entidade buscava em seu início organizar uma biblioteca paranaense, por meio de ações de cooperativismo literário. Hoje a instituição é reconhecida como exemplar, por suas inúmeras contribuições para a cultura paranaense e brasileira.
O Centro de Letras do Paraná é presidido pelo desembargador Luís Renato Pedroso, que sucede neste cargo expoentes como os pioneiros Euclides Bandeira e Emiliano Perneta, Jayme Ballão, David Carneiro, Laertes de Machado Munhoz, Heitor Stockler de França, Vasco Taborda Ribas, Valfrido Piloto, Leopoldo Scherner e Samuel Guimarães da Costa, entre tantos outros intelectuais.
A entidade centenária tem sede na região central de Curitiba, na Rua Fernando Moreira, nº 370.

Nenhum comentário:

Postar um comentário