30 de dez. de 2012

JOGO RÁPIDO COM O HISTORIADOR JAIR ELIAS: Avaliação de 2012 & Perspectivas para 2013

1.Como foi 2012 para você e quais as  perspectivas para o Ano Novo? Foi um ano positivo, com várias conquistas. As perspectivas para 2013 são as melhores possíveis. Carlos Drummond de Andrade dizia que “o último dia do ano não é o último dia do tempo. Outros dias virão. O último dia do tempo não é o último dia de tudo.” A vida reflete bem este poema de Carlos Drummond, afinal é como folhear um livro, página por página, até ao seu final.
2. De uma forma geral, como foi o ano para a cidade de Campo Mourão? Analiso de maneira positiva. A cidade evoluiu bastante. Claro que o crescimento gerou novas deficiências na questão da infraestrutura urbana. Mas uma cidade nunca está pronta, sempre está em construção ou reformas. Suas necessidades mudam com o passar das páginas da história e avançam para novos sonhos, acompanhando sempre, a transformação da sociedade dos homens.
3. Qual o fato do ano em CM? Vários fatos marcaram a cidade. De negativo, avalio o crescimento alarmante da violência. De positivo, vários fatos, entre eles, a eleição da primeira mulher a ocupar o cargo de Chefe do Poder Executivo. Também não posso deixar de registrar a perda do ex-prefeito Milton Luiz Pereira e da sua esposa Mary Pereira. Consolidou-se um mito na política local, cujo exemplo se perpetua definitivamente na história.
4. Qual a personalidade que mais se destacou em 2012 em CM ou no mundo?  José Aroldo Gallassini.
Por levar o nome da cidade para fora dos limites do Paraná e do Brasil.
Prova disso foi às inúmeras homenagens que ele recebeu neste ano, entre elas, a Ordem do Pinheiro, a maior insigne do Paraná. E também a Comenda do Legislativo Catarinense, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

5. Como foi
o esporte
mourãoense
em 2012?
Foi um ano de conquistas. O basquete mourãoense sagrou-se tricampeão paranaense. Foi bom ver o basquete da nossa terra vencer nos Jogos Abertos Brasileiros, no Campeonato Sul Brasileiro, além de levantar pela quarta vez a Taça Paraná e ser tetracampeão dos Jogos Abertos do Paraná.
6. Qual a imagem do ano em 2012? Imagens são várias. O julgamento do esquema do mensalão pelo STF e a condenação dos envolvidos mostra que uma nova etapa surge na política brasileira. A onda de violência em São Paulo que assustou o Brasil e a reeleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A morte de Oscar Niemeyer, da Hebe Camargo e do Chico Anysio e a instalação da Comissão da Verdade pela presidente Dilma Roussef, que passará os próximos dois anos apurando violações dos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. 2012 será lembrado como aquele ano que era para ser o “fim do mundo” e não foi. Faz lembrar uma personagem da dramaturgia brasileira, a “Viúva Porcina”, aquela que foi sem nunca ter sido.

7. O que esperar da prefeita e vereadores eleitos a partir de 2013? Espero que o mais alto interesse público seja a principal bandeira dos novos mandatários eleitos pelo povo mourãoense. A prefeita Regina Dubay é portadora da esperança e dos sonhos do nosso povo que confiou nela a tarefa de construir uma nova fase da história da cidade. Tenho convicção que ela, o novo vice-prefeito e os vereadores eleitos saberão colocar seu tijolo, de maneira altruísta, na construção da Campo Mourão de todos nós.
Jair Elias dos Santos Júnior, servidor público, historiador, membro da Academia Mourãoense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário