11 de jun. de 2023

OS 100 ANOS da dona Joana Kmita, a imigrante "Iwankia Kmita"


Cem anos de vida no dia 9 de junho de 2023. Esta é a celebração da mourãoense de coração Iwankia Kmita, carinhosamente chamada como Joana Kmita. Neste domingo dona Joana reuniu os familiares para comemorar e dar graças a Deus pelos 100 anos e dois dias de vida.

- a imagem deste post homenagem é do dia 9 de junho, nos seus 100 anos.

Ela é filha de Nicolau e Maria Tuchak imigrantes ucranianos. Joana Nasceu no dia 9 de junho de 1923, na Serra do Tigre, localidade que fica a 15 km de Mallet, no Centro-Sul do Paraná.

Casou-se com Zenovi Kmita e tiveram seis filhos: três moças e três rapazes. Foram abençoados com quinze netos e vinte e dois bisnetos. Após o casamento, Joana e família continuaram morando na Serra do Tigre.

Ela cuidou dos afazeres domésticos, auxiliou o marido no pequeno armazém de secos e molhados e acompanhou na formação dos filhos.

Mais tarde mudaram-se para Marechal Mallet, municipio no Sul do Paraná. Após alguns anos vieram para Campo Mourão, mais tarde mudaram-se para Presidente Médici(RO).  Em junho de 2001,  retornaram para Campo Mourão para tratamento de saúde de seu esposo Zenovi Kmita, que veio a falecer em 31 de julho de 2001

Foi uma guerreira, Ocupou-se de várias atividades. Trabalhou na lavoura, no comércio e como  costureira. Passou grande parte de sua vida costurando para auxiliar no sustento da família. Segundo os filhos, a máquina era com pedal, portanto, Joana pedalou muito. Teve dificuldades aprendizagem da língua portuguesa. Como filha de imigrantes o idioma falado foi o ucraniano."

Atualmente com 100 anos e dois dias nesse 11 de junho do ano da graça de 2023, lúcida e fervorosa ia sempre nas celebrações religiosas. E hoje é vita das oração da Misericórdia às 15 horas e da hora do Ângelus às 18 horas, com a ajuda dos filhos 

 "É um ícone da comunidade, exemplo de fé, espiritualidade e perseverança. Traz nos ombros a  sua história expressa na longevidade. A oracão é um antídoto para pequenas enfermidades de Joana.

PAIS PATERNOS - "Os  avós paternos de Joana foram Teodoroc Tuczak e Maria Budiü Tuczak. Imigraram no ano de 1894 durante o domínio do Império Austro-Húngaro e chegaram casados no Brasil. Segundo relato das netas, Maria Budiu estava grávida, consta nos documentos que a criança nasceu no navio, quando passaram pela Ilha das Flores no Rio đe Janeiro, segundo carteira de identidade da época. A criança nasceu em 1894. 0 casal teve mais quatro filhas nascidas no Brasil.

Se instalaram nar região de Mallet, colônia ucraniana no Sul do Paraná. . O sobrenome Tuthiak é Legítimo da Ucrânia, mas sofreu modificações morfológicas no Brasil."

PAIS MATERNOS -"Os pais maternos dde Joana, Isidoro Duma e Eudócia RRetcua, vieram casados da Ucrânia  e chegaram no Brasil em 1908. Vieram com os filhos Maria, Gregório, Elias e Simão. No Brasil tiveram mais uma filha Tecla e moraram em Mallet (PR).

Fonte: A saga da imigração ucraniana em Campo Mourão e região, da professora Maria Meskiw Melniski - Editora Nova História, 2019.





Nenhum comentário:

Postar um comentário