A notícia pegou o lapeano de nascimento e mourãoense de coração há mais de cinco décadas Ricardo Accioly Calderari de surpresa provocando uma forte emoção. Na terça-feira, 27, Calderari ou "Dr. Ricardo" como é conhecido, teve seu nome aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal da Lapa, para receber o título de "Cidadão Benemérito" do Município da Lapa. A iniciativa foi por meio de projeto de lei do ex-prefeito e atual vereador Osvaldo Benedito Camargo. Benemérito é a honraria que recebe quem é homenageado na sua cidade de nascimento e Honorário é para o cidadão homenageado no Município que não seja o mesmo de sua origem.
Então, Dr. Ricardo é Cidadão da Lapa, que é uma das cidades mais antigas do Paraná, fonte de políticos importantes na história paranaense e com origem ligada ao tropeirismo. Fundada em 1769 Lapa tem Santo Antônio como seu padroeiro.
A homenagem outorgada terá a entrega definida pela Câmara Municipal e o homenageado.
HISTÓRIA - Ricardo Accioly Calderari é conhecido no meio rural por ser um defensor do meio ambiente. Engenheiro agrônomo e cooperativista nato, ele nasceu na Lapa e se mudou para Campo Mourão em 1970, onde consolidou sua trajetória profissional e familiar. Durante mais de 30 anos foi diretor membro do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo.
Com propriedade na localidade da Água da Fonte que tem o nome de "Fazenda Lapinha" no município de Farol (Centro-Oeste do Paraná), onde se encontra a gruta do profeta João Maria, Dr. Ricardo defende que a agropecuária deve ser desenvolvida de maneira sustentável, para que a atividade seja rentável e ao mesmo tempo haja preservação do sistema produtivo, e um equilíbrio entre produzir e cuidar da natureza.
ORIGEM - Ricardo Accioly Calderari é filho de Frederico Sena Calderari que foi vereador na 3ª legislatura (1956-59) no Município da Lapa e irmão de Nelson Accioly Calderari, que também foi vereador no município por quatro legislaturas consecutivas de 1964 à 1982. Também é primo e afilhado de casamento de um dos maiores artistas plásticos paranaenses, natural da Lapa, Fernando Calderari (pintor,gravador e professor) falecido em 2021, e que participou de mais de 40 exposições no Brasil e no exterior.
HONRARIAS - Em 2004 Ricardo Calderari pelo prestígio e conceito desfrutado junto aos seus conterrâneos recebeu o título de “Filho Ilustre da Lapa”, em 2004. Na sua trajetória como profissional está na história como pioneiro do Plantio Direto na região de Campo Mourão, segunda do Brasil a implantar este sistema que revolucionou a agricultura brasileira. Recebeu o título de Mérito Agronômico em 2000 pela Confederação das Federações dos Engenheiros Agronômos do Brasil (Confaeab), o de "Agricultor Modelo" pelo Município de Farol, o 'Troféu Ocepar" pela contribuição ao cooperativismo e em 2015 foi agraciado como "Cidadão Honorário" de Campo Mourão, em 2014.
VALOR - O Projeto de Lei concedendo a maior honraria do município para Ricardo Calderari é de autoria do ex-vice-prefeito e atual vereador Osvaldo Benedito Camargo, no exercício do quarto mandato. A matéria também contou com o apoiamento e incentivo do ex-prefeito e ex-Deputado lapiano Paulo César Furiatti, engenheiro agrônomo e ex-diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
MOTIVAÇÃO - Na justificativa da proposição o vereador Osvaldo Benedito Camargo destaca a visão, orgulho e idealismo de Calderari. “Mesmo longe, o Dr. Ricardo sempre acompanha as notícias e eventos da Lapa, e por onde quer que vá, demonstra o orgulho de ser lapeano. Ele é uma pessoa decidida, exigente, participativa e sempre apostou em um futuro grandioso para o nosso Estado. Sempre pautou suas ações pelos princípios éticos e com preocupação com os problemas que atingem os produtores rurais sem se descuidar da defesa do meio ambiente”, frisou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário