Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido à virgem Maria, mãe de Jesus, , representada principalmente em um famoso ícone de estilo bizantino. No cristianismo oriental é conhecida também como "Mãe de Deus da Paixão", ou ainda a "Virgem da Paixão"
O ícone célebre é venerado desde 1865 em Roma, na Igreja de Santo Afonso de Ligorio no Esquilino dos padres redentoristas na Vila Merulana.
Tendo vindo da ilha de Creta e estado antes na Igreja de San Mattei in Merulana, igualmente em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1499, e do qual se contam muitos milagres e histórias
O ícone é uma variante do tipo hidogétria, cuja representação clássica é Maria em posição frontal, num braço ela porta Jesus que abençoa e, com o outro, o aponta para quem, olha para o quadro, aludindo no gesto à frase “é ele o caminho”.
Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel (manto lilás) e Miguel (manto verde), na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e os cravos que perfuraram os pés e as mãos de Jesus e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre e bile (João 19:29).
Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.
Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário