31 de mar. de 2010

CONHEÇA RUAS E AVENIDAS DE CM V: Rua Francisco Ferreira Albuquerque



Com iniciativa do mourãoense e membro do Rotaract Mateus Rodrigues Gozer, o BLOG DO ILIVALDO DUARTE continua o projeto “Conheça Ruas e Avenidas de Campo Mourão”.

O objetivo é de forma breve informar aos leitores a origem dos personagens que deram nome as ruas e avenidas de nossa cidade.

Francisco Ferreira Albuquerque é o tema desta quinta edição deste projeto de reconhecimento a personalidades que fizeram a nossa história.

Francisco Albuquerque é nome de Rua onde está situada a antiga rodoviária e hoje Biblioteca Municipal, a Câmara Municipal, o Correio e por muitos anos na década de 70 foi muitíssimo movimentada pelas partidas da Associação Tagliari levando grande público aos jogos do futebol de salão.


Quem foi Francisco Ferreira Albuquerque?
Nasceu no dia 10 de outubro de 1901 na cidade de Lapa/PR, filho de Ana e Manoel Ferreira Albuquerque. Aos 14 anos, começou a trabalhar na estrada de ferro onde mais tarde conseguiu ser agente de estação.

Conheceu Anita em Porto União e casou-se no dia 08 de junho de 1920. Depois, mudaram-se para o povoado de São José do Paranapanema/PR. Transferiu-se para Marcelino Ramos/RS e depois para Paulo Frontim/SC e Catiguá/PR.

Em 1926 deixa a estação onde trabalhava e muda-se para Pitanga/PR, onde inicia-se como agricultor e criador de porcos. Depois de 10 anos, por insistência de seu compadre José Teodoro de Oliveira, mudou-se para Campo Mourão em 1936, onde comprou uma casa de comércio de Léo Guimarães onde hoje se encontra o Loteamento “Francisco Albuquerque”.

Francisco também requereu um grande lote de terras onde esta a fazenda da família. Enquanto sua esposa Anita cuidava do “boteco”, Francisco e os filhos mais velhos cuidavam da fazenda, com o plantio de café. Era uma pessoa muito inteligente e sempre recebia notícias da capital.

Um dia, ouvindo seu rádio, ficou sabendo do projeto da Assembléia do Estado do Paraná que previa a criação de vários novos municípios. Ao anoitecer, “tio Chico”, como era carinhosamente chamado, dirigiu-se ao sítio de seu amigo e companheiro Pedro Viriato de Souza Filho, para solicitar de que este fosse até Curitiba, com a finalidade de criar o município de Campo Mourão. O pedido foi atendido e, dessa forma, através da lei no2 de 10 de outubro de 1947, desmembrava-se Campo Mourão de Pitanga. Francisco Albuquerque foi um grande líder político e sempre lutou por Campo Mourão, porém nunca quis exercer cargo político.

Em 1953, foi a Curitiba numa convenção e dentro do ônibus fora baleado, vindo a falecer no dia 8 de maio de 1953, com 52 anos de idade. Fonte: Livro do Pedro da Veiga.

Próxima edição: Avenida Capitão Indio Bandeira.

CONHEÇA RUAS E AVENIDAS DE CM

Clique abaixo ou digite no google os link´s abaixo para ver as publicações anteriores

http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/03/conheca-ruas-e-avenidas-de-cm-iv.html
Av. Com Norberto Marcomdes (25/03)

http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/03/conheca-ruas-e-avenidas-de-cm-iii.html
Av. Jorge Walter (23/03)

http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/03/conheca-ruas-e-avenidas-de-cm-ii.html
Av. José Custódio de Oliveira (10/03)

http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/02/conheca-ruas-e-avenidas-de-cm-i.html
Av. Perimetral Tancredo Neves (24/02)

Um comentário:

  1. CM-06-06-2010

    Parabens pelo inportante trabalho !!!

    Rubens Bathke

    ResponderExcluir