23 de mar. de 2010

CONHEÇA RUAS E AVENIDAS DE CM III: Avenida Jorge Walter


Continua a Série "Conheça Ruas e Avenidas de Campo Mourão" em parceria com o Rotaracat Club CM. Em destaque a Avenida Jorge Walter, que possue ao longo de sua extensão o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, a sede do DER, o SuperMufatto e o Paraná Supermercados na entrada do Bairro Lar Paraná.

Mas quem foi Jorge Walter?

Jorge Walter (d) era um estrangeiro russo, que se fixou em Campo Mourão, financiado pelos fazendeiros guarapuavanos, deixando numerosa família, e que até hoje possui descendentes residentes em Campo Mourão. Alguns de seus descendentes relatam que mesmo com a posse da terra, não conseguiram assegurar o registro efetivo da propriedade privada da terra, e que autos judiciais foram decisivos.

No primeiro documento oficial de posse ou terras particulares nos Campos de Mourão (plano primitivo das expedições guarapuavanas, de 1880/81) somente Jorge Walter fixou-se em Campo Mourão, nele tentando alargar empreendimentos, que afinal feneceram.

Em 08 de julho de 1926, aos 70 anos, morre o pioneiro Jorge Walter, na Fazenda “Campo do Meio”. Foto da Avenida Jorge Walter em Campo Mourão tirada por este blogueiro no domingo 21 de março 2010.
Fonte da história e foto:Pedro da Veiga - Campo Mourão Centro do Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário