10 de mar. de 2010

CONHEÇA RUAS E AVENIDAS DE CM II: Avenida José Custódio de OIiveira


A avenida José Custódio de Oliveira é tema da segunda coluna "Conheça ruas e avenidas de CM" sugestão dos amigos do Rotaract. Viva!
Na referida estão entre outros estabelecimentos o Fórum, a Receita Federal, o Banco do Brasil, o Centro Catequético e o Espaço Sou Arte, só para citar alguns.
Segundo histórico do enredo "Guerreiros" do Bloco Cai Nessa que homenageou os 100 anos da fa mília Teodoro de Oliveira no Carnaval 2010 em Campo Mourão.
"A família chamava-se Custódio de Oliveira, mas, quando nasceu um de seus filhos, o senhor José Custódio de Oliveira chamou uma rica fazendeira da região para batizá-lo. Essa mulher chamava-se Maria Teodora, isso mesmo, uma mulher é que deu nome a família, pois ela exigiu que ao batizar o menino, teria que colocar o seu nome ao do garoto, mal sabia ela que estava batizando um dos maiores nomes da história de Campo Mourão. Assim nasceu José Teodoro de Oliveira.
Ele chegou em Campo Mourão em 1910 com seu filho Joaquim Teodoro de Oliveira recém nascido, mas foi difícil chegar aqui. Vindo do interior paulista, a região em que moravam ficava próxima a Londrina, mas a caravana teve que dar a volta por Ponta Grossa, porque no caminho por Londrina tinha muitos Índios e rios enormes, que eles não conseguiam atravessar.
A viagem foi dura, em cima do lombo de cavalos e a pé, ou de carroção. Na viagem tiveram que parar em Pitanga, pois muitas mulheres estavam grávidas e tiveram que parir lá mesmo, pois não conseguiriam seguir viagem. Foi em Pitanga que nasceu Antonio Teodoro de Oliveira que viria a ser prefeito de Campo Mourão de 1960 a 1963.
Ao chegar em Campo Mourão em 1910, a Família do senhor José Teodoro de Oliveira construiu
suas casas na região onde é hoje o Anel Viário.
O tempo passou, o senhor José Teodoro de Oliveira, teve 9 filhos: Maria, Joaquim, Antonio, Ana, Eufrasina, João, Gabriel, Elisiria e Alfeu Teodoro de Oliveira.
Depois de algum tempo, os filhos constituíram novas famílias e dentre elas, a família de Joaquim Teodoro de Oliveira."
Mais informações acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário