25 de mar. de 2010

CONHEÇA RUAS E AVENIDAS DE CM IV: Avenida Com. Norberto Marcondes


A Série "Conheça Ruas e Avenidas de Campo Mourão" em parceria com o Rotaracat Club CM continua hoje destacando a Avenida Comendador Norberto Marcondes.
Ao longo de sua extensão estão a Fecilcam, o Teatro Municipal e o Estádio Municipal Roberto Brzezinski.
Você sabia que o nome dele não era Norberto Marcondes? Veja resposta ao final deste texto.

Mas quem foi Comendador Norberto?
Comendador Norberto Marcondes nasceu em Palmeira/PR, filho de Lucas Mendes Cordeiro (desbravador dos sertões de Guarapuava). Casou-se com Maria Angélica de Souza. Possuidor de uma indomável energia, Comendador

Norberto foi em seu tempo um civilizador de índios, no que consumiu grande parte de sua vida, pois queria trazer aos silvícolas que viviam nas margens do rio Ivaí , rio Piquirí e no interior do Paraná. Muitos caingangues viviam no local onde hoje situa-se Campo Mourão.

Fez diversas excursões às tribos desses índios que já lhe eram afeiçoados.
A sua primeira viagem a Campo Mourão, fora guiado pelo popular “Índio Bandeira”.
Fez longas e demoradas viagens pelos sertões até as sete quedas do Paraná.

Certa feita, ao visitar sua majestade Imperador Dom Pedro II no Rio de Janeiro, relatou suas heróicas façanhas nos sertões, em meio aos índios e, então foi condecorado pelos méritos de seus serviços com a “Ordem da Rosa” e o título de Comendador.

Em Campo Mourão, juntamente com expedicionários guarapuavanos, registrou posse de terras em 1880. Ficou ausente na região por alguns anos, mas em 1893, juntamente com Jorge Walter e Guilherme de Paula Xavier, voltou numa expedição composta de 120 homens, pois tencionavam criar gado.

Importante: Seu nome era Norberto Mendes Cordeiro, logo por um lapso passou a ser conhecido como Comendador Norberto Marcondes.
Teatro Municipal e Fecilcam estão na Avenida Com . Norberto Marcondes
Fonte: Pedro da Veiga - Campo Mourão Centro do Progresso

Um comentário:

  1. Maycon Rodrigues Gozer26 de março de 2010 às 20:02

    Parabéns Ilivaldo! A memória e a beleza de Campo Mourão agora eternizadas na rede mundial de computadores. A familia Gozer conferiu e sauda o excelente trabalho a frente do blog!

    Forte abraço

    ResponderExcluir