11 de ago. de 2025

DIA DO GARÇON: o início da história de vida e a paixão do mourãoense Marquinhos Cordeiro, há 32 anos na profissão

A "Folhinha" marca hoje como dia do garçon. E a saudação do Blog do Ilivaldo Duarte vai para todos esses valorosos profissionais que trabalham em restaurantes, bares, estabelecimentos de alimentação e são responsáveis em atender clientes, levar seus pedidos, servir alimentos e bebidas, e assim, garantir uma experiência agradável durante a refeição.

E entre os inúmeros amigos garçons de Campo Mourão, escolhi hoje o conhecido Marcos Cordeiro, o "Marquinhos", que tem uma grande paixão e história de vida por sua profissão. 

HISTÓRIA - Nascido há 50 anos em Campo Mourão, ele começou oficialmente como garçon em 1983 no antigo Costelão em frente à prefeitura com a dupla Josias e Rocha, onde hoje está o Casarão. Depois trabalhou em churrascarias, na  Cantina Di Colli, Nutrimix, no "Mandrake", A Varanda e nos buffets da dona Joana e do Mundial, do Márcio. Atualmente, como autônomo, presta serviços free-lancer e é muito fácil ver o Marquinhos trabalhando em eventos, dos mais diversos, sejam públicos ou particulares. E sempre com a mesma cordialidade e  simpatia, sem contar o excelente atendimento. 

ESCOLHA - "Ser garçon para mim é uma escolha e uma escola de vida, gosto de trabalhar com gente e é assim que me realizei ao longo desses anos, e gosto mesmo de fazer às vezes de churrasqueiro", conta o garçon Marquinhos.

CRIANÇA - Mas antes de entrar na profissão que tem orgulho, Marquinhos conta que criança foi catador de papel e engraxate e nos seus 12 anos de idade ia muito lá no Costelão. "Para ver o Josias no balcão eu subia na minha caixa de engraxate. E foi ele que me deu uma oportunidade que mudou a minha vida. Fui auxiliar de serviços gerais, de limpeza e auxiliar de cozinha. antes de ter a oportunidade de ser garçon" conta o apaixonado Marquinhos Cordeiro.

HABILIDADES - Para ser um garçon de sucesso é preciso ter: cortesia e atendimento (Ser amigável, educado e atencioso com os clientes, criando uma boa experiência); comunicação (Comunicar-se de forma clara e eficaz, tanto com os clientes quanto com a equipe); Observação (Estar atento às necessidades dos clientes e antecipar suas demandas); Organização e agilidade (Gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente e manter a organização do trabalho); Resolver Problemas (Lidar com situações imprevistas e resolver problemas de forma eficaz); Equipe (Colaborar com a equipe para garantir um bom funcionamento do serviço); Conhecimento (Sobre o cardápio e saber recomendar pratos e bebidas aos clientes);  Higiene e segurança alimentar (Seguir as normas de higiene e segurança alimentar para evitar problemas de saúde para os clientes.)

ORIGEM DO NOME - A palavra "garçom" tem origem francesa ("garçon"), que significa "rapaz", e era como eram chamados os jovens que serviam em estabelecimentos de alimentação na França, evoluindo para o profissional que conhecemos hoje. 

Parabéns aos garçons. Uma profissão indispensável.

  • Acima, o marquinhos ao lado de quem ajudou a fazer ao churrasco dos meus 60 anos em janeiro deste ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário