10 de ago. de 2025

ELMO LINHARES, uma bonita trajetória como cidadão e homem público em 53 anos como "mourãoense"




 Descanse em paz  José Elmo Álvares Linhares. 

Aos 81 anos, o advogado e ex-vice-prefeito de Campo Mourão (1989/1992) faleceu na noite de 9 de agosto em Campo Mourão.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, doutor Elmo como era conhecido foi  vice-prefeito, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, na gestão do prefeito Augustinho Vecchi e coordenador Geral do Município, na gestão do prefeito Nelson Tureck. Foi presidente do Hospital Santa Casa de 2010 a 2012.
Elmo Linhares coordenou o processo de criação da Festa do Carneiro no Buraco em 1991.

Gaúcho de Nonoaí onde nasceu em 24 de abril de 1944, Elmo veio para Campo Mourão em 1972, após se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná e se casar com a também advogada Márcia Maria Queiroz Linhares (procuradora autárquica federal aposentada), filha do deputado Armando Queiroz de Moraes.

Como prefeito interino, sancionou a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão.
Em setembro de 1980 recebeu moção da Câmara Municipal parabenizando-o pelo brilhante desempenho frente à administração municipal.

Foi o coordenador da campanha “Sou Campo Mourão de Coração”, ganhadora do prêmio Top de Marketing, da ADVB. Por três vezes foi o procurador Jurídico do Município, em duas gestões presidiu a Fundescam (fundação mantenedora da faculdade e do Colégio Agrícola) e também foi coordenador geral do Governo Municipal.

Na sua trajetória,  Elmo Linhares foi presidente da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, presidente do Diretório Municipal do PMDB (três vezes), secretário da Associação Comercial e Industrial – Acicam, sendo presidente da comissão pró-construção da sede própria da entidade). 

E também,  o professor Elmo foi titular das cadeiras de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado do curso de Administração da Fecilcam, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa).

A Câmara de Vereadores aprovou a outorga a ele com o título de Cidadania Honorária de Campo Mourão, quando era presidente do Hospital Regional Santa Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário