primeira vez em 8 de outubro de 1967, por ocasião da inauguração da Estação Rodoviária (hoje Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes). A inauguração do prédio marcou as comemorações do 20° aniversário do município, evento em que o ex-prefeito Milton Luiz Pereira recebeu o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, entregue pelo então prefeito Rosalino Salvadori.
Após a primeira exibição, o hino foi gravado em vinil, em um disco de 78 rotações, com poucas cópias. A gravação foi realizada em Londrina pelo Coral da cidade, composto por 27 jovens, sob a regência da professora Walkyria Gaertner Boz (foto) e o acompanhamento do professor Egydio Martello (foto).
No final de 1967, o professor Martello transferiu a gravação do vinil para uma cassete e a levou para São Paulo, onde foi produzido um novo vinil, agora em 33 rotações. Foram fabricadas apenas cem cópias desse mini-disco.
O hino caiu no gosto popular e passou a ser frequentemente tocado nas caixas de som da Estação Rodoviária.
A oficialização do hino ocorreu apenas em 1991, durante a administração do prefeito Augustinho Vecchi. A professora Eugênia Inês Mauro Teixeira, então secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, solicitou à secretaria de Administração a formalização do hino como símbolo oficial.
Por iniciativa dos vereadores Celso Ferrari e Olivino Custódio, foi apresentado um projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal, oficializando o hino. Em 23 de abril de 1992, a lei foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Alfonso Stanizewski.
No entanto, o prefeito Augustinho Vecchi vetou a lei, pois o texto não incluía o patronímico "Gaertner" no nome da autora da música. O veto foi derrubado pela Câmara com 12 votos contrários ao prefeito.
Por ocasião das comemorações dos 40 anos de criação do Hino de Campo Mourão, em 2007, o Interact Club organizou uma apresentação especial da Orquestra Filarmônica da Unicesumar no Teatro Municipal, celebrando as quatro décadas dessa canção nascida do amor por Campo Mourão. Fonte: Museu Municpal Deolindo Mendes Pereira.
Letra do hino de Campo Mourão
Letra: Professor Egydio Martello
Música: Professora Walkiria Boz
No Centro-Oeste do Paraná
Em região outrora hostil
Um município hoje há
Que honra e orgulha o Brasil
Teu povo bom e hospitaleiro
Tuas riquezas sem igual
Simbolizam o celeiro
Da grandeza nacional
Estribilho
Campo Mourão
Modelo do Paraná
Lindo Torrão
Mais lindo de quantos há
Campo Mourão
De teu povo varonil
Belas vozes ecoarão
Hinos de glória ao Brasil
Cante o hino de Campo Mourão
https://youtu.be/xAp8abCIcfM?si=LxuqXmANMJvPA9Ja
Nenhum comentário:
Postar um comentário