26 de ago. de 2025

VIVA O VERDÃO: 111 anos de fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras, o maior campeão do Brasil

 A história do Palmeiras  começou em 26 de agosto de 1914, quando imigrantes italianos fundaram o clube em São Paulo, inicialmente chamado Palestra Itália.  O time foi forçado a mudar de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras em  1942, durante a Segunda Guerra Mundial. O clube é um dos maiores do Brasil, com múltiplos títulos nacionais e internacionais, incluindo três Copas Libertadores da América. 
Origem: A fundação ocorreu por iniciativa de jovens descendentes de italianos, inspirados por uma excursão de times italianos ao Brasil, com o objetivo de criar um time que representasse a colônia.  
Nome: O nome "Palestra Itália" foi escolhido para homenagear a terra natal dos fundadores, com "palestra" referindo-se a um local de prática esportiva na Itália da época.  
Primeiro Título:  A equipe conquistou o Campeonato Paulista pela primeira vez em 1920, seis anos após sua fundação. 
Mudança de Nome e Consolidação
A Necessidade de um Novo Nome:
Em 1942, por causa da Segunda Guerra Mundial e da pressão para dissociar o país da Itália (parte do Eixo), o Palestra Itália teve que mudar de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras. 
O Renome: A mudança foi marcada pela conquista do Campeonato Paulista no mesmo ano, onde o Palmeiras entrou em campo com a bandeira brasileira e se declarou campeão, escrevendo uma nova história. 
Era de Ouro e Ídolos  Academia de Futebol: Nas décadas de 1960 e  1970, o Palmeiras montou "Academias de Futebol", com o time de Ademir da Guia se tornando uma das maiores forças do futebol brasileiro. 
Parceria Parmalat: A parceria com a empresa Parmalat, nos anos 1990, trouxe um período de muitos títulos e modernizou o clube.
Conquistas e Rivalidades  - Títulos: O clube ostenta múltiplos títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro (maior vencedor), a Copa do Brasil, a Libertadores da América (três vezes), a Supercopa do Brasil, e mais de 20 Campeonatos Paulistas.
Grandes Nomes: 
Ídolos como Ademir da Guia, Marcos, Leão, Evair e Alex fazem parte da rica história do clube.










Nenhum comentário:

Postar um comentário