Um dos segredos do sabor inigualável do carneiro no buraco, o prato típico de Campo Mourão, é o preparo por uma cozinha única, comandada há 25 anos pela Associação Panela. O “mestre-cuca”, Valter Toneli, o popular Peteleco, explica que o trabalho começa com antecedência de seis dias.
Até o tacho estar pronto para ser colocado no buraco, passa por várias etapas. Começa com a compra, limpeza e cortes de 11 tipos de legumes. Entre eles chuchu, abobrinha, cenoura, batata doce, batatinha salsa, que são separados em kits. Além do sal, na receita vão ainda 9 tipos de temperos, como cebola, pimenta, cebolinha, vinagre e shoyu.
A montagem do tacho é feita por camadas, com carne, os legumes e maçã, única fruta que vai na receita. Depois de tudo pronto, o tacho é descido no buraco em brasas. Após o cozimento, que dura cerca de cinco horas, o tacho é retirado. Com o líquido do cozimento é feito um pirão, que faz parte do acompanhamento na hora de servir, junto com arroz e salada de almeirão.
Este ano, entre voluntários e contratados pela Associação Panela, 120 pessoas trabalham na Cozinha Única. Na edição deste ano serão 115 tachos, cozidos no Pavilhão dos Buracos, dentro do Parque de Exposições. Cada tacho é suficiente para servir 50 pessoas, que adquiriram os convites antecipadamente, das oito entidades responsáveis pelo almoço no domingo, dia 13 de julho.
Realizada pela Prefeitura de Campo Mourão, a 30ª edição da festa conta com o apoio da Viaje Paraná, da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Acicam e RPC, com patrocínios da Coamo, Paraná Supermercados, Jurema Águas Quentes e BLZ. Mais informações nas redes sociais da prefeitura e do Carneiro no Buraco. Fonte: Assessoria de Comunicação do Município de Campo Mourão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário