19 de dez. de 2024

JOSÉ CARLOS GALBIER, o dirigente do Bariri E.C, homenageado no novo estádio municipal em Campo Mourão

Paulista da cidade de Bariri, na região de Bauru, cujo nome segundo o dicionário tupi-guarani, quer dizer "águas barulhentas", devido a existência das duas corredeiras próximas ao povoado, no rio Tietê, José Carlos Galbier,. nasceu em 3 de maio de 1939 e faleceu também em um mês de maio, no dia 13, em 1998, com 59 anos de idade. É filho de Henrique e Ana Barboza Galbier, descendentes de europeus, italianos e portugueses, produtores de Café. Foi casado com Neide e pai de José Carlos, Marcos, Silvana e Ana Maria - esta mourãoense de nascimento.

Uma das pessoas que conheceu José Carlos, foi o seu cunhado Diniz Freitas, que também  presidente da Liga de Futebol. Ele conta que ainda muito jovem, José Carlos jogava em times amadores, e teve passagem pelo futebol profissional em Jaú e em Bariri, mas não seguiu carreira por ter escolhido a profissão de caminhoneiro e com seu caminhão viajou por várias regiões do Brasil. "E ele veio para região de Campo Mourão em 1969 e como motorista  puxava adubo para as fazendas e alguns anos depois virou fazendeiro plantando soja, trigo e café na região de Martinópolis, perto de Farol, onde fez um campo de futebol na Fazenda Bariri", relata Diniz Freitas, que sempre esteve ao lado de José Carlos Galbier.

Apaixonado por futebol, são-paulino de coração, foi um líder e influente dirigente no futebol amador. Fundou em Campo Mourão o Bariri E.C, o conhecido BEC, com as cores vermelha e verde, montou times competitivos e fez história em diversos campeonatos municipais e regionais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário