29 de set. de 2025

NOSSA Senhora de La Salette: chamado à conversão e ao arrependimento, e as consequências da desobediência a Deus

 Nossa Senhora da Salete é a invocação dada à Virgem
Maria após sua aparição a duas crianças, em 19 de setembro de 1846, na montanha de La Salette, nos Alpes franceses.  Nossa Senhora 
é retratada em sua aparição como uma "Bela Senhora", que inicialmente se mostra sentada e chorando. Sua mensagem central é um urgente chamado à conversão e ao arrependimento, alertando sobre as consequências da desobediência a Deus. 

A aparição e a mensagem

Os videntes: A Virgem Maria apareceu aos jovens pastores Mélanie Calvat, de 15 anos, e Maximino Giraud, de 11 anos.

O choro da Virgem: Maria chorava pela insensibilidade do povo aos mandamentos de Deus, especialmente por desrespeitarem os domingos e feriados religiosos e usarem o nome de Deus em vão.

O aviso: A Virgem advertiu que, se o povo não se convertesse, a colheita seria perdida, trazendo fome e miséria.

A promessa: Se houvesse conversão, as pedras e rochedos se transformariam em trigo, simbolizando a abundância e a graça divina.

O pedido: A Senhora pediu às crianças que rezassem um Pai Nosso e uma Ave Maria de manhã e à noite, e que transmitissem sua mensagem ao povo. 

A simbologia da imagem

Braços cruzados: Representam a incapacidade de Nossa Senhora de interceder diretamente pelos fiéis, a menos que abandonem seus pecados e se reconciliem com Deus.

Correntes nos ombros: Simbolizam os pecados do povo que a impedem de ajudar.

Crucifixo no pescoço: Um símbolo do sofrimento de Jesus Cristo. Ela também trazia um martelo e uma torquês, simbolizando o pecado que o crucifica e a penitência que o desagrava, respectivamente.

Vestes coloridas: A Senhora usava um vestido branco, um avental dourado e um lenço com rosas multicoloridas, com uma coroa de rosas que irradiava luz. 

Reconhecimento da IgrejaA aparição foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica em 1851, após uma investigação de cinco anos liderada pelo bispo de Grenoble. Desde então, o local da aparição se tornou um importante centro de peregrinação, e a mensagem de La Salette é vista como um chamado de esperança e reconciliação

Devoção no Brasil No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Salete é forte, com diversos santuários e paróquias dedicados a ela. Em São Paulo, a igreja de Nossa Senhora da Salette, na zona norte, foi elevada à dignidade de santuário em 2022. Ela também é invocada como padroeira das mães que oram pelos filhos. 

- Na imagem acima, Ilivaldo Duarte recebeu de Débora Canille, a imagem de Nossa Senhora de La Salette, presenteada por Selmar Oliveski Schenkel, de Manoel Ribas. No dia 19 de setembro é comemorado no Município de Manoel Ribas, no Centro do Paraná, o dia de Nossa Senhora de La Salette, com festividade com milhares de pessoas no distrito de Barra Santa Salete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário