26 de set. de 2023

POSSE II: Professora e escritora Zilma Assad na cadeira 34 da Academia Mourãoense de Letras

 


A professora e escritora Zilma Assad tomou posse na noite de 13 de setembro, na cadeira 34 da Academia Mourãoense de Letras.  A cadeira 27 tem como patrono o sertanista , agrimensor e topógrafo Edmundoi Alberto Mercer e fundador o jornalista Milton Rozeira. 

"Foi  com imensa gratidão e humildade que assumi a cadeira 34 nesta prestigiada Academia de Letras, um privilégio que me enche de emoção. Quero relatar aqui a profunda
honra que sinto em ter sido acolhida por mentes tão brilhantes e corações tão apaixonados pela literatura."

Zilma lembrou no seu discurso de posse dos seus pais - Nicolau e Lúcia, que chegaram em Campo Mourão na década de 50 com o coração cheio de entusiasmo e esperança, e fizeram da pequena e próspera cidade seu lar. "Mãe, pai, eu estou aqui hoje honrando a linda história de vocês. Queridos irmãos, os que já partiram e os que ainda estão cumprindo sua jornada, sua caçulinha os tem aqui no peito. Também quero expressar meu profundo agradecimento ao meu marido e aos meus filhos."   

PENSAMENTO -De uma forma mais poética, segundo a acadêmica, "..... a literatura é um entrelaçar de letras, é o caminho da mente que se assemelha ao fluxo de um rio sereno. Assim como a água flui naturalmente, as palavras deslizam através das páginas, contando histórias que ecoam os sussurros do vento e desvendam os segredos das estrelas. A literatura é como o Tao, revelando a interconexão de todas as coisas, onde cada palavra é um portal para a compreensão profunda da existência. A literatura é meditação, é um koan, é uma jornada para a sabedoria e iluminação, onde as histórias se tornam lições para a alma e as palavras são sutras que desvendam os mistérios do universo, tornado a mente uma teia viva de ideias interligadas."

ACADÊMICA - Como membro da academia e com uma perspectiva sistêmica, Zilma aspira enriquecer a educação literária, a língua e a cultura, e estimular o interesse pela leitura de maneira a refletir uma compreensão mais profunda das interações complexas e interdependentes que moldam nossa sociedade.  "Espero que possamos inspirar uns aos outros a mergulhar nas profundezas do pensamento humano, explorando as fronteiras da compreensão e da imaginação, e assim levar nossos leitores a uma jornada de reflexão profunda e apreciação pela complexidade da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário