26 de set. de 2023

POSSE I: Anderson da Rosa, o "Frater Goya", acadêmico da cadeira 27 na Academia Mourãoense de Letras

Na noite de 13 de setembro, tomou posse na cadeira 27 da
Academia Mourãoense de Letras, o escritor e técnico em multimeios didáticos  Anderson da Rosa, o conhecido “Frater Goya”.  A cadeira 27 tem como patronesse a professora Eroni Maciel Ribas, que começou a lecionar com 14 anos e foi a primeira diretora do departamento de Educação e Cultura, criado na gestão do prefeito Milton Luiz Pereira de 1963 a 1969; o fundador da cadeira foi o professor e gestor cultural Francisco Pinheiro.

ORIGEM - Frater Goya  nasceu em Criciúma (SC), criou-se em Curitiba, onde viveu até 2012, antes de vir para Campo Mourão na busca de mais qualidade de vida.  Ele lê, fala e escreve português, inglês, espanhol, mandarim (básico), hebraico (Bíblico), hieroglífico egípcio clássico (lê e escreve). É técnico em Multimeios Didáticos na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, montou e organizou mais de 5 mil títulos entre vídeos e aulas para o Colégio Estadual do Paraná entre 2006-2012. Atualmente trabalha no Núcleo Regional de Ensino de  Campo Mourão, e oferece aulas de Tai Chi Chuan gratuitas para a comunidade de Campo Mourão, e aulas voltadas para a espiritualidade, autoconhecimento, bem-estar e  desenvolvimento pessoal em todo território nacional e também fora dele, atendendo cursos em Portugal, Japão, Itália, Noruega, Canadá, França e Estados Unidos da América. É editor e articulista de vários sites. Outros Projetos Canal próprio no Youtube com www.youtube.com/frgoya . O canal contabiliza 37.806 visualizações no último ano Mais de 10,4 mil horas de tempo de exibição

OBRAS  - Frater Goya é  autor de oito livros ligados à Magia Hermética e à história antiga: · Pequena Gramática Hieroglífica do Egípcio Clássico (ainda inédito); Todos os livros abaixo se encontram publicados pelo Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/anderson-rosa-frater-goya · Tarot – O Templo Vivente, Volumes 1 e 2; · Enochiano – Magia Angelical; · Dicionário de Enochiano; · Visões na Bola de Cristal; · Iniciação à Astrologia; · Grimório Verum; E também possui um livro de poesias e crônicas publicado também pelo Clube de Autores: · Ecos de um Coração Murmurante.

 

SONHO - “... Nenhum ser humano é uma ilha, e portanto, estar aqui (nesta posse) é a obra de muitas mãos, não apenas as minhas. Quero que recebam meu carinho e meu eterno agradecimento por esse suporte. A todos vocês, peço que  seja inspirador para buscarem os seus sonhos. Se realizo hoje um sonho, é porque vocês sonham comigo e com isso me dão asas para voar. Que eu possa representá-los e trazê-los comigo nessa jornada.... Apesar de ser um sonho, sei que não é uma função apenas de alegrias, mas sim prenúncio de muito trabalho e muito esforço."


HÁBITO DE LER - "A literatura moldou minha vida e meu jeito de ver o Mundo. Fiz amigos neste e em outros mundos, e sempre que queria visitá-los bastava virar uma página para encontrá-los. Ler torna uma pessoa melhor e menos solitária. Ler ensina o ser humano a sonhar, nos faz imaginar coisas que não existem, nos leva a visitar lugares que nunca estivemos ou estaremos, neste ou em outros tempos."


BEM COMUM - "Minha maior aspiração é poder ajudar as pessoas a se desenvolverem, ajudar a terem maior qualidade de vida e a conhecerem mais sobre si mesmas. Quem conhece a si mesmo, conhece o mundo. Tenho já engatilhado um projeto chamado “livro vivo”, onde podemos realizar palestras, conversas e gravação de podcasts com pessoas cuja história pode ampliar os horizontes dos jovens, como por exemplo figuras populares da cidade, e também refugiados, que trazem consigo sua história, muitas marcadas por tragédias, e que aqui encontraram abrigo e acolhida."

Segundo Frater Goya, a cadeira 27 estava marcada para ele, por ter que não nasceu em Campo Mourão, mas escolheu a cidade como lar e foi bem recebido por aqueles que aqui nasceram.


SIGNIFICADO - Perguntei ao colega acadêmico porque o cognme "Frater Goya" e ele me respondeu: "Frater quer dizer ´irmão´ em latim. Similar ao utilizado pelos "Freis" Franciscanos. Frei vem da mesma raiz latina, assim como 'fraternidade' = irmandade. No feminino, seria Soror, de onde temos hoje o uso para Sororidade. De onde 'Sororidade Feminina' seria um pleonasmo vicioso, já que Sororidade já é o feminino de irmandade. Goya, vem da época de adolescente, quando um amigo começou a me chamar pelo estilo de poesia que eu escrevia como 'Joy' Anderson, sendo Joy="alegre" em inglês, de forma irônica, pois as poesias eram sobre as diversas dificuldades da adolescência. Como Joy soava estranho, coloquei o termo em esperanto, que seria Goja. Não melhorou muito, assim, lembrei que em hebraico, o 'J',  o 'I' e o 'Y', tem o mesmo valor fonético e virou 'Goya'. E desde a adolescência, os amigos me chamam de Goya. Então seria o Frei ou Irmão Goya."

Nenhum comentário:

Postar um comentário