15 de set. de 2023

PLANTIO DIRETO 50 anos: pioneiros recebem homenagem em Campo Mourão

Os agricultores Joaquim Peres, Antonio Álvaro Massareto, Ricardo Accioly Calderari, Gabriel Borsato e Henrique Gustavo Salonski são os pioneiros do segundo plantio direto do Brasil implantado na região de Campo Mourão na safra 1973, portanto, há 50 anos. Eles foram homenageados no 10º Encontro sobre Plantio Direto – 50 anos de avanços, promovido pela Associação dos Agrônomos de Campo Mourão. 

Reconhecimento - O engenheiro agrônomo Fernando Mignoso, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, destaca a ousadia e
visão dos pioneiros do plantio direto na região. "Esses cinco agricultores merecem nosso total reconhecimento, admiração e principalmente
agradecimento, pois o plantio direto não foi simplesmente uma nova tecnologia. Foi uma filosofia, porque representa um sistema de agricultura sustentável."  
Mignoso resume que "o plantio direto é uma tecnologia agrícola de ponta que dá lucro, é sustentável  e protege o meio ambiente."

Trabalho grande - Durante a solenidade de abertura do evento que reuniu dezenas de profissionais paranaenses, em nome dos pioneiros, o engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, usou da palavra para agradecer e relembrar a  história que levou a adoção do plantio direto. “Na década de 70 a terra era arada e a chuva desfazia tudo. Os agricultores da região vinham conversar conosco com dúvidas sobre o replantio e iniciamos um trabalho muito grande de conservação dos solos. O resultado foi a solução do problema de erosão, além da preservação das bacias da região e do próprio solo, que se tornou adequado para o cultivo”, explica Calderari.

Voto de Louvor - Ricardo Calderari, Joaquim Montans e Alvaro Massareto atuam ainda na condução das suas propriedades e receberam o Votos de Louvor pela Câmara Municipal de Campo Mourão e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com entregas pelo presidente do Poder Legislativo Edilson Vedovatti Martins e deputado  estadual Douglas Fabrício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário