Hoje 11 de julho, é celebrado o dia de São Bento, considerado o pai dos monges e padroeiro da Europa. Fundador da Ordem dos Beneditinos, o santo é conhecido pelo pode de afastar maldições e feitiçarias.
História e vida de São Bento
São Bento nasceu na Itália, por volta dos anos 480. Ele tinha uma irmã gêmea, Escolástica, que também se tornou santa. O santo era filho de um homem nobre e foi enviado à Roma para estudar.
Entretanto, se decepcionou com a decadência da cidade e se mudou para Enfide. Lá, se isolou de tudo, se instalou em uma gruta de difícil acesso e se tornou ermitão. No local, se dedicada à orações e a sacrifícios.
Durante esse período, foi visitado por pessoas que buscavam direção espiritual. Ele acabou se tornando abade, e alguns monges tentaram envenená-lo por conta de seu modo de vida. Entretanto, conta a tradição que, ao orar sobre o cálice com vinho envenenado, saiu uma serpente e a taça se despedaçou.
Depois disso, decidiu se isolar novamente. De novo, ele recebe um pão envenenado, mas ele descobre e não come o alimento. Ele morreu em 21 de maço de 547 após escrever a Santa Regra.
A medalha de São Bento
Na medalha de São Bento, ele aparece com uma cruz na mão direita e o livro de regras na outra mão. Ao lado, há o escrito: “Crux Sancti Patris Benedicti”, que significa (cruz do Santo Pai Bento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário