26 de jul. de 2023

POR QUE FAZER O BÁSICO já não é suficiente na experiência do cliente?

O especialista em voz do cliente, Denilson
Marcelino, 
explica porque não podemos cair no engano de que ficar no básico seja suficiente. 

"Uma máxima que se popularizou nos meus primeiros anos trabalhando em Customer Experience, é que devemos focar em fazer o básico bem feito e só depois pensar no encantamento do cliente.  Sim, eu concordo muito que precisamos focar, antes de mais nada, no básico. A literatura diz que a ordem é resolver o problema do cliente, em seguida reduzir o seu esforço, e só então pensar no Wow moment - Pirâmide da Experiência do Cliente: 

Mas não podemos cair no engano que ficar por aqui é suficiente. 

... Em apenas três anos caiu mais da metade as empresas que prestam um serviço precário de atendimento ao cliente. A mensagem que eu tiro aqui é que fazer o básico no que tange a atendimento, hoje em dia, não te coloca nem na média. 

Ainda sobre o assunto, o principal atributo citado pelos clientes como a maior dificuldade para as empresas manterem um alto nível de eficiência no atendimento é oferecer um suporte rápido, com 67% de menções. 

Acredito que isso seja um tanto curioso, já que estamos vivendo o melhor momento da história em termos de evolução tecnológica, considerando os inúmeros recursos que a famigerada Inteligência Artificial que já é capaz de introduzir na jornada para acelerar o suporte aos consumidores. Mas, o cliente segue insatisfeito com a demora das empresas em atendê-los. 

Para os negócios que saíram na frente e já estão utilizando IA em suas operações, um dos prováveis desafios é equilibrar até onde a tecnologia pode ir e a partir de quando o humano deve assumir o contato. Nesse caso, minha recomendação é que o dinheiro não deveria ser o único fator decisório para determinar esse limite, mas também incluir a segmentação para garantir uma melhor assertividade na escolha. 

Por fim, reforço o convite para seguirmos fazendo o básico com qualidade, mas não pararmos por aí. Ser centrado no cliente vai nos exigir ir muito além desse objetivo." -  Fonte: https://www.startse.com/artigos/alem-do-basico-na-experiencia-do-cliente

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