16 de mai. de 2022

COMO surgiu a Academia Mourãoense de Letras

 

A Academia Mourãoense de Letras foi fundada em 21 de maio de 2002. Mas como ela surgiu? A professora Sinclair Pozza Casemiro responde ao Blog: "Fui convidada pelo presidente da Academia de Letras do Paraná, Túlio Vargas a implantar a Academia de Letras de Campo Mourão. Ele veio a Campo Mourão, na Fecilcam, veio juntamente com o deputado estadual  Augusto de Oliveira Carneiro e o presidente da Academia de Letras de Maringá, Antônio Facci. Foi uma surpresa, um susto! Pedi um tempo e refleti muito. 
Um mês depois liguei para ele, agradeci a honra do convite e me desculpei, não seria a pessoa ideal, sugeri outros nomes e me pus à disposição para colaborar. Ele insistiu, disse que demorara para me procurar, que eu deveria pensar melhor e aumentou meu prazo de decisão. Diante de minha argumentação, de que tinha dúvidas por causa do destino que ela poderia tomar, ele me deu longa lição e disse que, por ser assim crítica é que ele tinha me escolhido para a função, também essa era a sua preocupação à frente da Academia da qual era presidente. E que, por assim pensar, idealizou o projeto de criação de Academias por todo o Paraná. Não queria o monopólio da capital, queria espalhar Academias para divulgar e estimular as Letras no Estado. Assim me convenceu e, com a colaboração de um grupo muito competente, criamos a Academia de Letras de Campo Mourão. Eu sabia do desejo de Campo Mourão ter sua Academia, isso já tinha se manifestado quando nas nossas reuniões na Casa da Cultura para a fundação da Associação Mourãoense de Escritores - AME. Principalmente por parte de José Eugênio Maciel, Amani Spachinski de Oliveira, Roberto Irineu Brzezinski, Rubens Sartori e Cida Freitas."

Um comentário:

  1. Obrigada por me fazer rememorar momentos únicos de minha vida, compartilhando com tantas personalidades importantes e amorosas um ideal comum.
    Abraço!

    ResponderExcluir