18 de out. de 2021

DIA DO MÉDICO: o legado do médico Dr. Marcos Antônio Corpa, desde 1976 em Campo Mourão, Centro-Oeste do PR

"Nada começa sem raízes.
A minha família tem origem humilde, fortalecida no trabalho e na honestidade."

"A dedicação ao trabalho e a força de vontade ajudaram a formar o caráter justo de seus filhos que, futuramente, iriam se tornar meus pais "

"Qualquer dificuldade que havia, sempre buscava ajuda de Deus. Fomos aconselhados a ir à Igreja e se não tivermos Deus em nossas vidas, não teria sido falta de ensinamento dela (minha mãe)."

"A vida na minha cidade natal (Caconde) foi simples, com a família sempre unida e recordo com carinho e gratidão. Lá vivi os melhores momentos da minha vida."

"Além da timidez, a disciplina imposta no tempo que vivi no internato me ajudou a formar o meu caráter. A disciplina e a ordem eram o lema daquele lugar. "

"Posso dizer que a minha adolescência foi produtiva e satisfatória. Nunca passei necessidade de nada. Nosso padrão de vida era bom, não chegava a ser de rico, mas era muito bom. "

"Se eu tivesse oportunidade hoje, diria para o Marcos Corpa adolescente ser mais solto, brincalhão, alegre."

"Toda minha jornada de estudos valeu a pena.  Quando completei 18 anos, terminei o cursinho, fiz vestibular na Universidade Federal do Paraná e passei em 15. Lugar em Medicina, no primeiro vestibular que fiz. Foi uma alegria sem tamanho. E eu fui para Curitiba, e mal sabia, que estava começando minha jornada de radiologia."


"Depois de anos estudando, me dedicando à formação, chegou a minha formatura. Comecei a pensar: o que eu quero? Que especialidade? Enquanto pensava nisso, caminhando pelo hospital da universidade, passei pelo raio-X, comecei a observar o pessoal trabalhando e gostei demais. Pensei: é isso mesmo que quero fazer!"

"Felizmente, sou um cara de sorte. Quando estudava com o professor Dr. Sebastião, me apoiou para alcançar o objetivo de ser radiologista."

"Afirmo com toda a certeza que Medicina foi a minha escolha certa. No meu caso, foi meu tio que me deu seguimento e inspiração para a carreira de médico."

"Quando cheguei em Campo Mourão, o seu Assis Pequito foi avalista da clínica. Graças a ele e a boa relação do meu pai com ele, pude comprar a clínica sem nenhum problema."


"Cheguei em Campo Mourão em 1976. Aqui decidi criar raízes. Gostei da cidade, do ambiente, não queria mudar de lugar. Foi a décima e última cidade que residi."

"A decisão dos meus três filhos,  Maria Carolina, Kiko e Ana Cristina, em fazer medicina com especialização em radiologia, foram decisões particulares deles. A formatura deles foi motivo de grande alegria."



"Toda a história que vivi em Campo Mourão é de grande importância para mim e envolvem minha família, minha relação com o futebol, com os clubes sociais, os lugares onde tive o prazer de trabalhar, além das viagens que fiz com a minha esposa.  As viagens foram maravilhosas, mas uma coisa é certa: sempre gostei de voltar para o meu lar, que é Campo Mourão."

"A trajetória de toda a minha vida foi marcada por inúmeras conquistas. Muitas delas por mérito próprio, mas a grande maioria foi com a ajuda de meus familiares, amigos e pessoas que conheci na longa jornada desse plano terreno. "
"As histórias da minha vida são engraçadas, emocionantes, e até mesmo inesperadas que foram acontecendo em meus 71 anos de existência. Sou grato por essas pessoas fazerem parte da minha vida e guardo com muito carinho todos os contos narrados por elas "

"Sou grato por ter vivido cada momento de minha vida, e deixo minha história registrada  para que não se perca em minha memória e fique eternizada para as gerações futuras." - frases do médico Marcos Antônio Coroa, nascido na paulista Caconde e de coração mourãoense há 45 anos, publicadas no livro biografia "Por onde andei", de autoria do historiador Jair Elias dos Santos Júnior.
Parabéns Dr. Marcos Corpa, por esta trajetória edificante. Na sua pessoa, homenagem e respeito a todos os profissionais de Medicina, no Dia do Médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário