15 de out. de 2021

MEMÓRIA DA VIDA escolar, por Jorge Guirado, em homenagem aos professores


"Escola: estrutura x valores - Sinceramente...não me recordo muito das professoras e professores que tive quando criança. Minha primeira escola foi pública, Grupo Escolar da Vila Nova em Londrina, bem pertinho de casa. Lugar simples em estrutura, mas rico em valores. Foi onde cantei o Hino Nacional todos os dias, onde aprendi o Hino da Independência, aprendi OSPB e Educação Moral e Cívica que hoje parece nem mais existir nas escolas. Hoje, aliás, nem existe o tal de “repetir de ano”. Naquela época era nobre passar direto. Dava moral em casa com os pais. Se repetisse, meu Deus, o couro comia, não é Zelão?

De onde veio meu envolvimento com esportes - Depois desta maravilhosa passagem pela escola da Vila Nova fui estudar o antigo Ginásio no Marcelino Champagnat; depois no Vicente Rijo onde tive dois professores que me marcaram muito. Primeiro foi o Reinaldo Ramon – homem que criou os Jogos Abertos do Paraná -, e também o Celso Belacosa, este segundo, uma figuraça. Lá o Professor Brandão me ensinou basquete e junto com o Belacosa, durante as aulas de Educação Física, eu ia até o Pandeirão assistir jogos de Futebol de Salão jogados pelo time do Monções de Lau, Mineiro, Mexicano (pai do Giba do Vôlei ) Milton Sciappina do Country, Nicola, Riba, Tigrão, Valdemir, Fuzil - daquele timaço que era a CACIQUE. Graças a eles me apaixonei por este esporte.
Primeira paixão - Do Vicente Rijo fui estudar no Antônio Moraes de Barros lá no Bandeirantão. Tive lá minha primeira paixão: a professora de Frances Verlane. Se viva, ela não sabe disto até hoje. A diretora era a Tereza Canhadas e um grande professor de inglês, o Mauro. Nesta fase da vida escolar  tive belos professores.
Ensino superior - Minha passagem pela UEL foi curta, pois logo em seguida, depois de alguns poucos meses, fui transferido para Cascavel. Aqui passei pela FAG em Direito Internacional, onde tive um encontro com o professor Ramiro Dias. E já na tenra idade estudei na Univel onde me marcaram os ensinamentos do professor Lúcio, do Fabiano Tykalanovitz, do professor Rui São Pedro, Marcos Bertoli e Alberi Daubermann. Todos de altíssimo nível, cada um com suas características mas todos gente da melhor qualidade.
Meu obrigado - Tudo isto pra dizer, então, neste dia do professor que gostaria de parabenizar e agradecer cada um deles, mesmo aqueles que por ventura tenha esquecido. Mesmo que eu tenha gostado mais de um que de outros. Todos eles, sem exceção, foram importantes na minha vida. Ensinaram-me muito. Se não aprendi tudo e se já me esqueci dos ensinamentos é única e exclusivamente minha culpa. Nesta data em que se comemora o DIA DO PROFESSOR gostaria de saudar e cumprimentar todos eles.
Valorização - Hoje, mais do que nunca, esta classe não tem seu trabalho, seu esforço reconhecido. Com alunos que os desrespeitam cada dia mais. Pais que transferem aos MESTRES a responsabilidade pela transmissão de retidão, a formação de caráter, a linha de conduta na vida quando deveriam ter como encargo apenas o ensino técnico. Apenas passar conhecimento e cultura e na verdade são obrigados a cuidar da formação do cidadão.
Educação e política - Parabéns, PROFESSORES. Um dia nossos governantes irão olhar para trás e talvez lembrem que para chegarem onde estão, tiveram que passar por suas mãos para aprender o que sabem de cultura, português, matemática, política. Hoje, muitos, infelizmente, não se lembram da importância para nosso País da EDUCACÃO, DOS SENHORES. Saber eles sabem que as soluções estão nos bancos escolares para a diminuição da violência, das drogas, do desemprego. Eles apenas fingem que não sabem, pois um povo sem escola é muito mais simples de manipular e conduzir."- Jorge Guirado, comunicador, jornalista, homem de rádio e televisão, um dos ícones na imprensa paranaense. Digno pé vermelho. 
Para conhecer mais sobre Jorge Guirado, acesse:
https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2018/02/entrevista-de-domingo-jorge-luis.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário