Neste sábado, 17, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Mourão (Apae) vai completar 47 anos de história em Campo Mourão. A entidade será destaque neste sábado, ao meio-dia no programa Tocando de Primeira apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte, na Rádio Colmeia FM, com participação de representantes da Apae.
A Apae Campo Mourão nasceu em 17 de abril de 1974, consolidada em reunião na Câmara Municipal de Campo Mourão e três anos depois foi criada a Escola de Educação Especial (Josephina Wendling Nunes).
Inicialmente a Apae Campo Mourão começou a funcionar em uma casa de madeira, mas no ano seguinte, em 1978, teve endereço próprio por meio de terreno doado pelo Município de Campo Mourão.
Em 1997 ampliou sua atuação e benefícios aos alunos com a aquisição de um terreno de 80 mil metros, onde foi instalada a Apae Rural.
A Apae atende mais 600 pessoas, com deficiência intelectual e múltipla, e tem a missão de promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, bem como de prevenção, orientação, apoio e prestação de serviços às famílias. E com o propósito de melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade igualitária e solidária.
HISTÓRIA - Segundo relatos, a história da Apae começou com uma das fundadoras, a Dona Mariquinha, pioneira, indo até as casas, verificando a presença de pessoas com deficiência para que fossem atendidas, oferecendo uma nova opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário