12 de abr. de 2021

"NOSSA ACADEMIA intensificou suas ações literárias na comunidade e nas redes sociais", afirma Fábio Sexugi

"É com grande alegria, que encerro esta gestão  e dou posse à professora Dalva Medeiros, colega de guarda pó e de pelerine, neste tempo que pede coragem e empenho. O júbilo que sinto neste momento reveste-se de dever cumprido."  A saudação é do professor e presidente da Academia Mourãoense de Letras, gestão 2018/2021,  Fábio Alexandro Sexugi, na cerimônia da noite de 10 de abril de 2021, do encerramento so eu mandato.  Sexugi é o primeiro ocupante da cadeira 07,  cujo fundador é o professor Rubens Luiz Sartori e o patrono, Horácio Amaral, ex-prefeito do Município de Campo Mourão.    

-"Mesmo sendo de Peabiru, com surpresa, fui convidado e motivado por vários colegas,  em 2018 aceitei convite para ser candidato a eleição da AML, uma das mais importantes instituições de Campo Mourão. Confesso que esta peça acadêmica se tornou bem mais pesada nos ombros, pois se já é grande a incumbência de integrar a Academia, imagine de presídi-la , pensava eu. Mas essa enorme responsabilidade nunca nos amedrontou. O apoio recebido da diretoria, das comissões e do colegiado nos impeliam para seguir em frente", relata o presidente.

Segundo ele, entre as várias ações a frente da instituição, destacam-se o trabalho intenso para maior visibilidade e ações efetivas junto a comunidade, tanto presencial como pelas redes sociais.

"Com o pensamento de não apenas trazer a comunidade para dentro das nossas portas, criamos o ´Café com Letras´, um projeto que divulgou os trabalhos dos nossos acadêmicos no espaço popular da  Feira Criativa, na praça São José", informa. 

Fábio Sexugi lembra do 1º Concurso de Poesia professor Rubens Luiz Sartori, que  mapeou e aplaudiu muitos poetas da nossa região da Comcam, da divulgação da literatura e dos trabalhos da Academia Mourãoense de Letras. 

O presidente destaca também a modernização do novo portal da AML , do troféu José Moser para coroar personagens populares, gente simples que colaboram para o desenvolvimento sócio-econômico. "Muito importante foram o lançamento do  livro Ad Imortalitatem, colocando nas mãos das pessoas a história da nossa Academia e dos fundadores, o início do processo de atualização dos nossos documentos por meio do Estatuto Social e do Regimento Interno, e o uniforme para uso dos acadêmicos em eventos e ações, além de parcerias com outras instituições literárias."

O presidente da gestão 2018/2021 agradece  a todos que colaboraram para o sucesso da gestão da sua diretoria e da Academia, desejando êxito a presidente Dalva Medeiros nos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário