15 de jan. de 2021

HISTÓRIA DA AML: 16 anos sem Jonas Bento, o "Jonas da Banca", patrono da cadeira 20 da Acad. Mourãoense de Letras



Há 16 anos Campo Mourão perdia Jonas Bento de Deus, o 'Jonas da Banca', uma das pessoas mais conhecidas na cidade. Seu Jonas faleceu neste 15 de janeiro em 2005. Nasceu em Jacobina na Bahia em 1932.

Ele é patrono da cadeira 20 da Academia Mourãoense de Letras, cujo fundador é o jornalista Sid Sauer, que tomou posse em 21 de maio de 2005.

Seu local de trabalho era obrigatoriamente um ponto de encontro para reunir mourãoenses de diversas profissões, bater papo no dia a dia e especialmente nos fins de semana. 

Quantas e quantas vezes estive lá ao lado deste baiano de Jacobina, quec chegou em Campo Mourão em 1953. "Seu Jonas, chegou a Folha? Saiu a Gazetinha? E o Placar quando chega?", eram perguntas que fazia costumeiramente a este mourãoense de coração. 

A história registra que seu Jô as trabalhou na Laminadora Urupês, Bar Cinelândia, Clube Mourãoense e Clube 10 de Outubro. De 1968 a 1977 trabalhou na Lanchonete Vitamina do Luiz, da família Bogdanovich, que funcionava na antiga Estação Rodoviária.

Durante 28 anos foi o proprietário da banca de revistas que levava seu nome e estava localizada bem no centro de Campo Mourão. 


Seu Jonas recebeu o título de Honra ao Mérito, concedido pelo Rotary Clube Campo Mourão pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Também é nome gibiteca da Biblioteca Municipal e de rua no Jardim Albuquerque.

Um comentário:

  1. Bonito trabalho de reconhecimento pelo trabalho e de resgate histórico.

    ResponderExcluir