Neste dia 16, no 16º dia de 2021, a 16ª camisa escolhida de forma aleatória do meu Memorial para a Série "Uma Camisa por dia em 2021" é da Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas, o time mais antigos do futebol brasileiro.
O ano era 1900. Na cidade de Campinas, um grupo de alunos do Colégio Culto à Ciência passava suas tardes jogando bola em campos improvisados de um bairro de nome curioso: Ponte Preta. Na época, a ferrovia municipal havia construído uma ponte de madeira naquela região e a obra, para que pudesse ser melhor conservada, foi tratada com piche.
Em 11 de agosto, aqueles jovens apaixonados por futebol se reuniram para fundar o que se tornaria a primeira equipe de futebol do Brasil em funcionamento ininterrupto, dona da maior torcida do interior do país: A Associação Atlética Ponte Preta, nascida pelas mãos (e pelos pés) do capitão João Vieira da Silva, de Theodor Kutter, de Hermenegildo Wadt e de Nicolau Burghi, patronos da instituição.
Em mais de um século de história, a Ponte Preta fortaleceu o futebol regional e se tornou um dos grandes clubes do futebol nacional, com reconhecimento internacional pela formação de atletas que marcaram época. Fonte: https://pontepreta.com.br/o-clube/historia
Nenhum comentário:
Postar um comentário