27 de mar. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Luiz Carlos Eufrásio Prates, do Handebol mourãoense


Uma pessoa simples, de pouca badalação.
Um brasileiro apaixonado pelo esporte, principalmente pelo futebol e handebol. Uma pessoa simples, de pouca badalação. Nascido em Araruna, Luiz Carlos Eufrásio Prates, do handebol masculino que defendeu por muitos anos as cores do selecionado de Campo Mourão é o homenageado deste final de semana (27 e 28/03/10) na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Com muitos títulos no handebol - tetracampeonato dos Jogos Abertos do Paraná, Luiz Carlos não sabe quantos gols fez em sua carreira de mais de 20 anos na modalidade, mas companheiros não titubeiam e dizem que ele é o maior goleador de todos os tempos no handebol masculino mourãoense.
"O handebol é o meu maior tesouro esportivo, não trocaria e não mudaria nada na minha trajetória. Foram muitos momentos felizes, fiz grandes amigos, tudo foi muito bom e valeu a pena!", disse Luiz Carlos.
Confira um pouco da história, da vida e dos fatos marcantes na carreira de Luiz Carlos Prates.
Um bom domingo e uma ótima Semana Santa a você e aos seus familiares.
QUEM É LUIZ CARLOS EUFRÁSIO PRATES?
Nasci em Araruna (PR) em 1962 e desde os 8 anos estou em Campo Mourão quando vim para cá com o objetivo de estudar.
Sou uma pessoa simples, de pouca badalação, mais um brasileiro apaixonado pelo esporte (todos). Sou filho de Natalício Eufrásio da Costa e Silvia Prates da Costa.
Sou casado com Maria Eloiza Fiorese Prates,
Sou pai de Rodrigo Fiorese Prates ( 12 anos) e Marina Fiorese Prates ( 04 anos).
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa simples, caseira, que gosta de curtir a familia. Luiz Carlos, o segundo da direita para à esquerda, nos bons tempos do handebol campeão no ginásio Belin Carolo em Campo Mourão
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi vivida na àrea rural, no sítio próximo a Araruna. Muito banho de rio, pescaria, montaria em cavalos, bezerros. Tinha uma carreia promissora de laçador falavam (família e amigos da época) que eu levava jeito pra coisa.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei no Colegio Dom Bosco, Osvaldo Cruz, Unidade Polo, João de Oliveira Gomes , Afirmativo/Integrado e Fecilcam. Sou Formado em Administração e pós-graduado em Qualidade Total e Administração Estratégica e Markting.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Trabalhei na Coamo entre 1981 a 1984, na Prefeitura Municipal de Campo Mourão entre 1984 a 1985, no Bradesco de 1985 a 1991, na Prefeitura novamente de 1991 a 2001, e estou no Banco do Brasil, desde 2001.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? QUEM FOI O CULPADO? Apaixonado pelo esportes desde os 08 anos de idade. Meus amigos foram os grandes responsáveis.
QUAL SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Comecei jogar handebol no Colégio Unidade Polo, passei para escolinhas com o professor Idevalci Ferreira Maia (foto) ginasinho JK, e depois no time adulto. Joguei JAP´s (Jogos Abertos do Paraná) de 1979 até 2003.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Já joguei um pouco de tudo:
voleybol, baquetebol,
futsal futebol suíço
Atletismo(lançamento do dardo)
e handebol por mais de 20 anos. QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? Meu esporte preferido é handebol. Time de coração é o Internacional, e o idolo, são vários, Falcão, Pelé, Zico, e outros craques. Basta ser craque. COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE EM CM? O nosso esporte é muito carente de recursos, financeiro e de estrutura.
QUAL SERÁ O FUTURO DO ESPORTE EM CM? Os jovens talentos precisam trabalhar muito cedo. Não conseguem treinar, estudar e trabalhar e tem que optar em estudar e trabalhar. Minha geração no handebol ficou mais de 15 anos sem renovação, pois era poucos os que conseguiram conciliar estudo/trabalho/treino. Não vejo nenhuma mudança nesse sentido. Na minha família ocorre exatamente isso que eu citei. Talento tendo que trabalhar para poder estudar.
QUE ESPORTISTA É EXEMPLO? O Ronaldo (fenômeno), pela superação.
QUAL DECISÃO E TITULO FICOU NA HISTORIA EM SUA VIDA? O título mais marcante foi o do JAPS de 1989.
A jogada marcante na minha vida foi nessa decisão, onde passei uma bola pro Birão, faltan do 10 segundos pra acabar o jogo, estavamos ganhando o jogo por 01 gol de diferença, perdemos a bola, e custou o empate, ai eu e o Birão fomos desqualificados, sofremos o empate, e numa jogada espetacular do Jonas e do Ricardo, fizeram mais um gol e 03 segundos aproximadamente e ganhamos o titulo de Maringá, que até aquele momento parecia uma equipe imbatível. ÉTICA EM UMA FRASE É... Ética é ser profissional e comprometido.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.. Estou muito feliz, com saúde, paz, família, tudo bem. QUAL PROJETO QUE GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Projeto que ainda não realizei, mas que esta nos planos é conhecer a Europa e EUA. Mas já está programado.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? O melhor time que vi jogar foi: seleção da copa 1982 e 1986(futebol), seleção de voleibol que ganhou o primeiro titulo Olímpico, e o time de Santa Maria (RS) em 1985(handebol). CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Personalidades esportivas daria para citar várias, mas para não cometer injustiças não vou citar nenhuma.
AMIGOS DE CONFIANÇA... Amigos todos são de confiança para mim A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... carente de recursos em todos os aspectos.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ!!! promissora se levada a sério, se for atendido o clamor de sua população.
O GOVERNO NELSON TURECK É... considero esforçado, mas ainda deixando a desejar em algumas áreas importante, como saúde por exemplo.
Somente quando precisamos de atendimento público é que notamos a precariedade.
QUAL PERGUNTA QUE EU NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?
A pergunta que você não fez, poderia ser:
LUIZ, VALEU A PENA, FOI FELIZ?
Cara, esse é o meu maior tesouro esportivo da minha vida. Não trocaria/mudaria nada dessa trajetória esportiva. Foram muitos momentos felizes, grandes amigos, foi muito bom. Sinto muito saudade de tudo que ficou para traz.
COMO SE SENTE SENDO HOMENAGEADO NESTE BLOG? Quanto a homenagem nesse blog, é uma honra muito grande. Fico muito feliz por ser lembrado. Dediquei uma grande parcela do meu tempo pelo handebol. Não me arrependo de nada, muito pelo contrário, junto com as vitorias e derrotas, muitas amizades feitas ao longo deste tempo. Fico muito feliz de ser lembrado, e gostaria de compartilhar a todos esportistas mourãoenses em especial ao pessoal do handebol.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? O meu recado aos leitores é que tambem sou fã do Ilivaldo, grande profissional do ramos onde atua. Vamos continuar prestigiando nosso amigo Ilivaldo, que merece.
Um grande abraço. Deus abençõe a todos com muito sucesso, saúde e prosperidade.

2 comentários:

  1. Valeu Luiz.
    Vc merece esta homenagem pelo atleta que é e sempre foi, dedicado, perseverante, humilde e talentoso, além de um ser humano exemplo para todos.
    Me sinto orgulhoso de ter participado de alguns momentos esportivos dos quais vc citou e muitos outros, seja como parceiro, adversário ou torcendo por vc e por Campo Mourão.
    Parabéns pela entrevista e por tudo o que vc fez e continua fazendo pelo esporte de Campo Mourão.
    Vc e sua família fazem parte da história do handebol de Campo Mourão.
    Um abraço
    Carlão

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Carlão. Vc alem de ser um grande
    amigo foi um grande atleta.

    ResponderExcluir