13 de mar. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Edina Simionato


A mourãoense de coração desde 1954 e nascida em Peabiru, Edina Simionato é a homenageada no Nosso BLOG neste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Servidora pública municipal desde 1991 em Campo Mourão, chefe do Museu Deolindo Pereira, ela é escritora e fundadora da Academia Mourãoense de Letras (AML) sendo titular da cadeira número 16 que tem como patronesse a professora Eulália Carneiro de Campos.
"Sou uma pessoa simples, adoro fazer amigos sinceros e amo minha família. Minha paixão pelas letras surgiu desde que era adolescente pois gostava muito de escrever.
Amo a Cultura, meu pai foi uma pessoa muito culta e acho que ele nos ensinou muito”
, afirma Edina que no Dia Internacional da Mulher deste ano lançou a sua mais nova obra "Campo Mourão Mulheres que fizeram sua história".
Nesta ENTREVISTA DE DOMINGO você vai saber também algumas curiosidades do Museu Municipal, ponto turístico de mourãoenses e visitantes na Capital do Centro-Oeste do Paraná.
Uma ótima leitura e uma excelente semana.
QUEM É EDINA SIMIONATO? Filha de pioneiros mourãoenses Otília e Orlando Haesbaert. Nasci em Peabiru-PR, no dia 08 de dezembro de 1953.
Praça da Igreja São João Batista em Peabiru
Porém meus pais vieram para Campo Mourão quando eu tinha um ano de idade, portanto estou aqui desde 1954. Meu pai tinha um comercio, “Armazém de Secos e Molhados São Pedro”, na Av. Goioere, local frente ao Supermercados Carreira, que alias, os mesmos começaram seu comercio no nosso armazém, o qual minha mãe alugou, depois do falecimento de meu pai em 1962.
COMO A SENHORA SE DEFINE? Sou uma pessoa simples, adoro fazer amigos sinceros, amo minha família, sou casada há 37 anos com Ademir Antonio Simionato.
COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Tenho poucas lembranças da minha infância, e muitos traumas que a vida me deixou. Tive uma infância dolorosa, pois meu pai vivia mais no hospital que em casa e minha mãe precisava cuidar dele, da casa e do armazém. Hoje me considero uma pessoa feliz e realizada, com uma linda família, que é o suporte para a vida. Também sou realizada profissionalmente. Amo o que faço. Sou simples, sincera e objetiva. Detesto falsidade. Amo quem me ama e abençôo quem me quer o mal. Desde criança sou evangélica, meus bisavós, pelo lado paterno vieram da Alemanha, fixaram residência em Passo Fundo, onda meu bisavô era Pastor Luterano. Em Campo Mourão fomos membros da Igreja Presbiteriana do Brasil. Aos 16 anos comecei a freqüentar a Igreja Batista, na qual permaneço até hoje.
DA SUA UNIÃO COM O ADEMIR NASCERAM QUANTOS FILHOS? Tenho uma família maravilhosa, sou mãe de três filhos.
Luciane,36, formada em Musicoterapia pela FAP (FACULDADE DE Artes do Paraná e
também formada em Musica pela Faculdade de Belas Artes- Curitiba,
com mestrado nos Estados Unidos.
É professora de Musicalização Infantil em Curitiba-PR.
Na imagem os três netos de Edina e Ademir (Victor, Luísa e Mattew)
Marcos,34, f ormado em Contabilidade - Accounting em Inglês. School of Management - Escola de Administracão George
Mason University - Universidade George Mason Fairfax -
VA Audit Senior Associate –
Exerce a profissão de Auditor Financeiro em Washington-VA.
As filhas Juliana e Luciane, neta Luísa e a mãe/avó Edina
Julliana,30, formada em Química pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), Drª em Química, concursada pela UESB(Universidade do Sul da Bahia) na cidade de Itapetinga, onde trabalha e reside. Tenho três lindos netos: Luísa (6 anos), o Víctor (4 anos) e o Matthew (2 anos). Édina ao lado do esposo Ademir e da sua primeira netinha Luísa
ONDE A SENHORA ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei em Campo Mourão, onde fiz o primário no Colégio Cristo Rei, no Ginásio Estadual e conclui o curso de Escola Normal Secundaria no Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense em Santo Andre- SP. Fiz a Faculdade de Teologia pela FATEFI- (Faculdade de Teologia e Filosofia de Curitiba) e a minha Pós- graduação foi na Fecilcam, com o curso de Pedagogia do Ensino Religioso.
Com o esposo, os filhos Luciane e Marcos em Michigan (EUA)
Em Cascavel fui professora primária, em Campo Mourão foi idealizadora, fundadora e diretora da Guarda Mirim Feminina e da creche Jóias de Cristo.
Concursada pelo município em 1991, passei a fazer parte do quadro de funcionários da Fundação Cultural, onde sou Coordenadora do Museu Municipal, há 19 anos.
NO ESPORTE JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Não participo de nenhum tipo de esportes, portanto nunca joguei em nenhum time. Gosto do vôlei e do basquete.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO? Meu time de coração é o da Seleção Brasileira. Faço caminhadas e Philates, para tentar manter a forma e também a saúde.
DESDE QUANDO É APAIXONADA PELA CULTURA? QUEM FOI O “CULPADO”? Amo a Cultura, meu pai foi uma pessoa muito culta e acho que ele nos ensinou muito, pena que faleceu tão jovem, com apenas 52 anos, tive pouquíssimo contato com ele.
Quando pequena eu gostava muito de musica, queria ser pianista, não tive esta oportunidade, porém me realizei através de minha filha Luciane , que é uma excelente musicista.
COMO NASCEU ESTA PAIXÃO PELAS LETRAS, E QUANDO SENTIU QUE PODERIA COMEÇAR A ESCREVER? A paixão pelas letras surgiu desde que eu era adolescente. Eu gostava muito de escrever. Tenho ainda guardados cadernos daquele tempo, onde escrevia meu diário, poesias, crônicas, acrósticos, versos, contos, pequenas estórias e até lendas.
Quando eu iniciei meus trabalhos junto ao Museu Municipal, no intuito de ajudar as professoras, resolvi elaborar uma apostila para cada escola. Ao pedir permissão para o então Secretario da Cultura, José Eugênio Maciel, ele me disse que aquilo não poderia ser uma apostila, mas um livro. Senti pavor no momento, mas aceitei o desafio e hoje o livro já esta em sua 3ª edição. Dali para frente comecei a escrever e não parei mais.
QUANTAS OBRAS A SENHORA ESCREVEU? QUAL A MAIS IMPORTANTE E AMAIS SIGNIFICATIVA? Como escritora participei das COLETÂNEAS CAMINHOS IN VERSOS I e II, publicadas pela ASSOCIAÇÃO MOURÃOENSE DOS ESCRITORES – AME, DO COMPÊNDIO I, II E III da AML – ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS e com dois contos publicados no livro “ENQUANTO CONTO ENCANTO O CONTO”, publicado pela FUNDAÇÃO TEATRO GUAIRÁ. Também tem dois contos publicados nos CADERNOS PARANÁ Nº 3 (LENDAS E CONTOS POPULARES DO PARANÁ) realizado pela SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA SECRETARIA DO ESTADO E DA CULTURA DO PARANÁ. Um desses contos se transformou em curta metragem para o PROGRAMA “CASOS E CAUSOS, DA RPC, INTITULADO “A LENDA DE SÃO TOMÉ, que relata fatos sobre Os Caminhos de Peabiru.
Participei ativamente da pesquisa, compilação, curadoria e organização do livro “PRINCIPAIS AVENIDAS, RUAS, PRAÇAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE CAMPO MOURÃO – BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS 1947-2007”, publicado pela FUNDACAM, por ocasião do 60ª Aniversário da Emancipação Político-Administrativa de Campo Mourão (2007).
Agora, no Dia Internacional da Mulher, junto á Secretaria da Mulher e Fundação Cultural de Campo Mourão / Museu Municipal, escrevi o livro: CAMPO MOURÃO MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA (Foto).
Acho que cada obra tem um valor especial, pois é a história da cidade que esta sendo rememorada e registrada.
COMO É INTEGRAR O CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA? Integrar na Academia de Cultura de Curitiba-ACCUR, para mim foi uma surpresa, bem como no IHGP-Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, sinto-me honrada em fazer parte e vou procurar fazer por merecer tais títulos.
A SENHORA ESTÁ A FRENTE DO MUSEU DEOLINDO PEREIRA, FAÇA UM RAIO X DO MUSEU. Estou à frente do Museu Deolindo Pereira há 19 anos. Embora o museu seja histórico, com salas temáticas, ele é bem eclético, tem de tudo. Agora estamos a caminho da inauguração do MIS (Museu de Imagem e Som) que foi contemplado pelo FEPAC. O museu contêm um acervo de aproximadamente 2.000 mil fotografias e mais de 600 peças históricas. Grande parte destas peças estão distribuídas em salas temáticas.
Mantemos um programa com escolas, - UM PASSEIO PELA MEMORIA, no qual os alunos vem ate o museu, ouvem uma palestra sobre a historia de Campo Mourão, assistem um filme e depois fazem o passeio pelas salas do museu.
Também temos a APIM (Associação dos Pioneiros Mourãoenses) que neste ano, no dia cinco de maio completa seus 12 anos.
Edina recebendo a Consulesa da Ucrânia, autoridades e historiadores no Museu Municipal
Também temos a RODA DE PIONEIROS, realizado a cada dois meses, com os pioneiros de Campo Mourão, com contações de historias, palestras, apresentações culturais, sorteios de brindes e depois uma confraternização.
QUEM É POLÍTICO EXEMPLO EM CM? Em minha opinião o melhor prefeito de Campo Mourão, no passado foi o Dr. Milton Luiz Pereira, não desmerecendo os outros, pois cada um, no seu tempo deu sua contribuição para com a cidade.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... muito bom. Sinto-me realizada como mãe, pois todos os meus filhos estão formados e bem sucedidos profissionalmente. Como profissional, acho que estou dando um pouco de minha contribuição registrando a história da cidade e o reconhecimento aos pioneiros. Edina e sua família
QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? O projeto que ainda não aconteceu que gostaria de realizar é o de terminar o meu livro "Em Cantos da Vida”, com breves relatos sobre minha vida e minhas poesias.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? A melhor decisão que marcou minha história e vida foi a de depois de casada e já com os filhos criados, voltar a estudar e partir para o campo de trabalho.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Itamar Tagliari, Basilio Irineu Lidio,Walternei de Oliveira
Na imagem registrada após o nosso programa Tocando de Primeira Edição 734 na Rádio Rural AM, Basílio é o terceiro da esquerda para à direita, ao lado de Pedro Cordeiro, Berbet, Ilivaldo, Maizena - homenagado naquela oportunidade com o troféu Tocando de Primeirea-, Félix Santiago e Rubens Sartori.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... Aacolhedora e maravilhosa para se viver.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ!!!! será promissora
O GOVERNO NELSON TURECK É... simples, atuante e democrático.
Ao lado do prefeito Nelson Tureck prestigiando o lançamento de uma de suas obras
O GOVERNO LULA É... Democrático e participativo.
QUEM GOSTARIA DE VER E LER SUA ENTREVISTA AQUI NO BLOG? De preferência todos , principalmente meus amigos.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Sinto-me lisonjeada com esta homenagem.
Na Bahia, ao lado da imagem do escritor Jorge Amado
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Vivam a vida intensamente, como se fosse o ultimo dia. Façam somente o bem, pois suas histórias são escritas pelos seus atos. Se por onde passarem existirem pedras, retire-as do caminho, será um obstáculo a menos para os que estiverem vindo atras. E caso lhe atirem pedras, junte-as e com elas faça uma escada, pois assim você sempre estará acima de qualquer coisa. Plante flores, e seu mundo será belo, colorido e perfumado.

2 comentários:

  1. Felicidades, minha confreira Edina! Deus abençoe você e seus familiares!

    ResponderExcluir
  2. Felicidades,Edina que Deus continue te abençoando;
    imensamente, você merece tudo de bom,Deus abençoe você e sua linda familia!

    ResponderExcluir