12 de mar. de 2010

EM 2010 PROJETO DE XADREZ “Xeque-Mate” em três escolas para centenas de alunos em CM


O sucesso do Projeto de Xadrez “Xeque Mate” iniciado em Campo Mourão há dois anos por iniciativa da professora Silvana Casali com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e fruto da parceria entre a Fundação de Esportes (Fecam) e a Coamo Agroindustrial Cooperativa motivou não só a sua continuação como também a sua expansão para mais escolas do Município.

Desta maneira, o xadrez que é considerado esporte pedagógico e auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas neste ano será desenvolvido além do Colégio Estadual Darcy José da Costa (terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h00), com a monitora Kelley e apoio do diretor Osmar Alves Ferreira, também em mais duas escolas.

O projeto está ampliado em 2010 para a Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, no CAIC (terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30), com o monitor Anderson e apoio da diretora Izabel da Silva Dias. E para a Escola Municipal Maria do Carmo Pereira, cujas aulas ainda não foram iniciadas já que a escola está em reformas e não conta com espaço físico para a prática do xadrez.

Para este ano a professora Silvana Casali pretende nas escolas conveniadas o ensino da modalidade nas aulas de Educação Física, realizar torneios internos nas salas e intersséries, participar de competições regionais e estadual e no encerramento do ano letivo programar um torneio escolar em âmbito municipal.

“O xadrez propicia o desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretativo, com habilidades de observação, reflexão, análise, síntese e também de hábitos necessários à tomada de decisões, além do auto-reconhecimento de suas potencialidades”, explica Silvana Casali.
E Viva o xadrez! Com o “Xeque-Mate” que acredito na realização do melhor dos últimos anos do projeto, pelas expectativas, organização e motivação dos coordenadores e apoiadores.

Um comentário:

  1. Quem sabe faz a hora não fica esperando cair do céu, parabéns Professora Silvana
    Idê

    ResponderExcluir