6 de mar. de 2010

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Homenagem a uma pioneira!


Adelaide Teodoro de Oliveira. Uma pioneira. Uma guerreira. Uma mulher mourãoense que é exemplo por tudo o que fez e faz. Cidadã mourãoense, nascida na Fazenda Campo Alegre, na região do Barreiro das Frutas, há exatos 76 anos.
“A Adelaide é tão importante que a família gravita em torno dela assim como os astros em torno do Sol”, diz Carlinhos Teodoro, o penúltimo dos irmãos, todos nascidos em Campo Mourão.A sobrinha Mariana, filha de Luiz Carlos, sem titubear manifesta seu carinho e gratidão: “A Tia Adelaide é a maezona de todos, é a que leva a família, é a âncora, a base de tudo.”

Prova disso é que todos os dias do ano Adelaide têm a casa cheia, reunindo, com um acolhimento invejável, seus irmãos, cunhados e sobrinhos, amigos e convidados seja para um simples cafezinho, para o café da manhã, almoço ou para o lanche da tarde. Isso sem falar nas grandiosas festas de Natal e Ano Novo, e nos almoços de domingo, quando não pode faltar o tradicional frango caipira, uma de suas especialidades. E sempre acompanhados sempre do bom papo, da hospitalidade, do carinho com que recebe a todos.
Com alto sentido de organização e atenção, Adelaide é muito autêntica e querida pelos irmãos e parentes, que representam para ela uma grande paixão e amor, e por eles ela é capaz de tudo. Ela apóia, por exemplo, vários sobrinhos no estudo, por entender que a filosofia disseminada por seu pai precisa continuar. Seu pai Joaquim dizia: “um médico pode ser um fazendeiro, mas um fazendeiro não pode ser um médico”. Assim, com muita determinação e disciplina, seus pais conseguiram formar todos os filhos. Uma sabedoria admirável que ajudou a consolidar a carreira e o sucesso dos filhos, formando-os como cidadãos para a vida.

Não podemos esquecer também da participação da Adelaide no surgimento e na preparação do carneiro no buraco, que seria, anos mais tarde, declarado prato típico do Município de Campo Mourão numa festa que se tornou conhecida nacional e internacionalmente.

Parabéns e muito obrigado Adelaide, pelo prato carneiro no buraco e muitas outras coisas que poderíamos elencar, mas ficamos por aqui rogando a Deus suas bênçãos para que você possa continuar sendo esta pessoa maravilhosa que é: uma mulher abençoada por Deus e admirada pela sua família, amigos e comunidade, digna de receber justa e merecidamente esta singela homenagem. Uma mulher que tem na prática dos verbos “amar” e “servir” grandes virtudes no cotidiano de cada novo dia.

Adelaide estava sempre junto dos pais, como seu braço direito, confirmando todas as histórias, atendendo-os carinhosamente, comandando a casa, cuidando dos irmãos. Ela sabe como ninguém manter viva a memória dos tempos de pioneirismo. Mesmo após a partida dos pais se manteve ao longo dos anos como a timoneira desta família, mantendo sempre o ponto de encontro, de acolhida não só dos familiares, mas de todos os amigos que tem a honra e o prazer desta amizade.
Temos certeza que seu Joaquim e dona Izabel devem estar orgulhosos desta sua filha homenageada como pioneira, como baluarte da história de Campo Mourão. Adelaide, você conseguiu realizar o sonho de todos os pais: manter a família unida mesmo após a partida deles.
Mulher forte, determinada, corajosa, Adelaide soube como ninguém superar os momentos de dor, as perdas familiares, as dificuldades pessoais dando sempre um exemplo de superação. Quantas vezes esqueceu-se de si mesma para atender os outros! Quantas vezes pôs a mesa, serviu aos amigos, aos familiares! Quantas festas organizou! Agora é a sua vez de ser servida, festejada, homenageada.

Parabéns ilustre pioneira de Campo Mourão! Você torna real o hino de Campo Mourão que fala do povo bom e hospitaleiro que formou esta terra. O Rotary Verdes Campos, comunidade de Campo Mourao e em especial, as mulheres mourãenses se sentem orgulhosas de serem representadas por tão brava pioneira. E homenageando a Adelaide, o Verdes Campos quer homenagear a todas as mulheres que, ao lado de seus pais, marido, independente das funções que ocupam na sociedade, contribuem para a construção de um mundo melhor. Parabéns a Adelaide e a todas as mulheres!

Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns à Querida Dona Adelaide, merecedora desta justa homenagem.
    Elza Paulina de Moraes

    ResponderExcluir