O aniversariante do dia é o mourãoense Gerson Francisco Maciel. Com ele, tive a oportunidade de estar no mesmo microfone durante décadas nas rádios Colmeia e Rural AM- ele entrou na Colmeia em 1986, eu estava na Humaitá, mas em 1987, estreei na Colmeia aos sábados no Programa de Esportes Especial de Sábado, que era uma extensão do programa apresentado pelo Gerson de segunda a sexta. E assim, estive com ele em programas nos estúdios ou em inúmeras e emocionantes jornadas esportivas nos estádios de futebol ou em ginásios com transmissões de diversas modalidades. Como a inesquecível e conquista do Sul-Americano de handebol feminino, transmitindo ao lado dele e de Acir Gonçalves da vencida por Campo Mourão sobre Cambé, a qual reputo a maior conquista da história esportiva de Campo Mourão de todos os tempos.Década de 1980 - Mas foi então na década de 80, que no rádio e na imprensa mourãoense surgiu o jovem de talento Gerson Maciel e os anos seguintes confirmaria o seu carisma, sua capacidade e veia artística.
"O tempo passa", como diria o saudoso e fenômeno Fiori Giglioti na rádio Bandeirantes, e lá se vão mais de 35 anos do início de Gerson Maciel na história da comunicação e do rádio no Centro-Oeste do Paraná.
E como recordar é viver, posto abaixo o link da homenagem que fiz nesse Blog do Ilivaldo Duarte em 2010 para ele na tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO. Acesse https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/09/entrevista-de-domingo-gerson-maciel.html
"Bailes da vida" - Assim como nos bailes da vida, Gerson - pessoa simples e pacata, de amizade fácil e coração imenso-, pôs o pé na profissão e tocou o seu projeto de ser feliz e fazer o bem. Hoje ele está fora do rádio, mas o rádio nunca saiu e nunca sairá da sua mente, da sua história e do seu e do coração de milhares de ouvintes e amigos. E a sua voz continua propagando mensagens de fé e de coisas boas, seja por exemplo em eventos religiosos ou públicos, sempre com muita categoria. Até porque como canta Milton Nascimento, nos bailes da vida, todo artista tem de ir aonde o povo está, vivendo, encantando, comunicando, informando, divertindo e evangelizando.
Gerson Maciel, o filho do céu, com a voz e o talento dado por Deus. Viva!
Origem no rádio - "Sou apaixonado pelo esporte desde guri, quando mesmo sem ter a melhor condição física, me atirava atrás de uma bola de futebol. O primeiro e grande responsável, foi o professor Idê (Idevalci Ferreira Maia). O Idê me incentivava a assistir os jogos escolares e torcer pelos atletas da Unidade Polo, a assistir treinamentos de algumas modalidades na escola. Ele me levou para os Jogos Escolares em Umuarama, para passar informações para as duas rádios (Humaitá e Colméia) por telefone.
Depois, veio o Luizinho Ferreira Lima , que me oportunizou a entrada na Rádio Colméia em 86. Posteriormente, muitos personagens com os quais convivi no meio esportivo, nos quais pude contemplar a paixão pelo esporte, em suas ações como técnicos, atletas, dirigentes, árbitros, professores de educação física, torcedores."
Lembranças -"Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas fantásticas em momentos maravilhosos do rádio e do esporte mourãoense. O Sul-Americano de handebol feminino em Campo Mourão (1987) foi a primeira grande decisão que pude presenciar como radialista. Os Jogos Abertos em Campo Mourão, as coberturas foram marcantes. Em quase 20 anos de Jap’s, foram muitas transmissões de futebol, futsal, handebol, basquete e voleibol. A final do futsal nos Japs em Guarapuava é inesquecível. A Chave Prata de futsal 2000, foi um passeio do time mourãoense. E é claro, a participação da ADAP no estadual, nenhum amante do futebol jamais esquecerá.
O Rádio é.... "Um veículo de grande importância para a comunidade. Na informação, entretenimento e prestação de serviço. Pode ser um grande meio de difusão de cultura, religiosidade, esporte. Com o rádio, o ouvinte tem a informação em tempo real, de qualquer lugar. Com isso, a pessoa não precisa parar sua atividade. Essa particularidade não será superada tão cedo. Há anos, ouço comentários do tipo: O rádio não irá resistir à modernidade. Só que, mesmo com tanta tecnologia, o rádio está aí. Fiel companheiro da dona de casa, do motorista, do borracheiro, do advogado, nas caminhadas, em todos os lugares. No futebol então, nem se fala. É como digo sempre: Futebol sem rádio não tem graça. Li certa vez um artigo que dizia que “ O rádio é tão importante, que o Presidente do Brasil tem até um programa de rádio semanal”. Se as pessoas, principalmente as mais jovens, conhecessem um pouco mais sobre o rádio, com certeza, esse veículo teria um público bem maior. Pois a grande maioria, não tem conhecimento e nem a dimensão da importância e do verdadeiro papel do rádio."
Equipe 1.090 - a melhor na história do rádio esportivo mourãoense e do Centro-Oeste paranaense: Ilivaldo Duarte, França Nery, Joãozinho Batista, Gerson Maciel e Idê; João Nereu, Silfredo Colombo e Doniseti Melo, nas transmissões dos jogos do Sport (1989 a 2001), antecedidas inesquecível programa "Na boca do túnel) comandado por Gerson Maciel, e que com diversos quadros bem produzidos gravados ou ao vivo, fez a diferenças aos domingos para milhares de pessoas.