6 de jan. de 2025

EVANGELHO 6 de janeiro 2025

 Evangelho (Mt 4,12-17.23-25)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Jesus pregava a Boa-Nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12 ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14 no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15 "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". 17 Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". 23 Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24 E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25 Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

5 de jan. de 2025

ESTÁDIO Willie Davids em ângulo diferente


 

MIRASOL com pouco mais de 60 mil habitantes repete cena no Brasileirão 2025




Mirassol com mais de 65 mil habitantes, será o município paulista a ter um representante na Série A do Campeonato Brasileiro com menos habitantes há 40 anos. O time homônimo conquistou o acesso para a divisão de elite do futebol brasileiro após terminar na 3ª posição da Série B.

A última vez que um clube de um município com menos de 70 mil habitantes esteve na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro aconteceu há 40 anos, em 1984, com a Catuense.

A equipe do município de Catu, localizado na região metropolitana de Salvador, na época possuía aproximadamente 39,4 mil habitantes.

UM MUNICÍPIO que orgulha o Brasil


 

O JUBILEU, ou o Ano Santo, é um tempo para peregrinação dos fieis, reflexão e a busca por renovação com vários sinais

A Igreja Católica celebra este ano o  Jubileu com o tema "Peregrinos de Esperança", em uma oportunidade de renovação espiritual e unidade entre os fiéis. 

Mas afinal, o que significa o Jubileu? A origem do termo "Jubileu" remete ao passado, a uma celebração especial, anunciada pelo som de um chifre de carneiro chamado "yobel", que marcava um tempo de expiação e renovação no judaísmo. 

Para os católicos, o Jubileu, ou Ano Santo, surgiu em 1300, com o Papa Bonifácio VIII, que instituiu essa celebração inicialmente a cada 100 anos. Com o tempo, os papas foram ajustando sua frequência para 50 anos, 25 anos e até mesmo eventos extraordinários, como o Jubileu da Misericórdia,  instituído pelo Papa Francisco, em 2015.

O Jubileu é um tempo para peregrinação e busca por renovação. A Igreja convida os fiéis a participar de peregrinações e atos de fé, como atravessar a Porta Santa e receber a Indulgência Plenária, um dos elementos centrais do Ano Santo. Para isso, os peregrinos são chamados a refletir sobre temas como esperança, unidade e renovação espiritual.

O Logotipo do Jubileu de 2025

Um dos símbolos mais destacados para o Jubileu é seu logotipo, que foi desenvolvido para capturar o espírito de "Peregrinos de Esperança". Este logotipo apresenta quatro figuras estilizadas que representam a humanidade dos quatro cantos da Terra, unidas em um abraço. Isso simboliza fraternidade e solidariedade entre os povos. À frente, uma figura abraça a cruz, representando a fé que sustenta a esperança e nos une.

As ondas que circundam a figura principal simbolizam a jornada da vida, que nem sempre segue em águas calmas. A cruz, que termina em uma âncora, transmite a ideia de segurança e firmeza em meio às tempestades, referindo-se à "âncora da esperança" — uma referência marítima a uma âncora de reserva usada em situações de emergência. A cruz curvada para a humanidade representa a presença protetora de Deus, guiando e sustentando aqueles que peregrinam em busca de paz e esperança.

Os Sinais do Jubileu

O Jubileu é repleto de sinais e rituais significativos que oferecem aos fiéis um caminho de reflexão e renovação espiritual:

·   Peregrinação: No coração do Jubileu, a peregrinação é um percurso físico e espiritual. Inspirada em figuras bíblicas como Abraão e Jesus, ela representa a disposição dos fiéis em deixar suas zonas de conforto em busca de um encontro mais profundo com Deus, superando desafios e renovando a fé.

·  Porta Santa: Passar pela Porta Santa é um ato simbólico que representa a entrada em uma nova vida em comunhão com Cristo. Este é um dos momentos mais emblemáticos do Jubileu, marcando a passagem para uma existência mais alinhada com a fé e com a comunidade. No Ano Santo de 2025, apenas em Roma haverá Porta Santa.

·  Reconciliação: O Jubileu é também um momento de reconciliação com Deus, sendo encorajado o sacramento da confissão, que permite aos fiéis experimentarem a misericórdia divina. O perdão é central para a experiência jubilar, oferecendo a chance de restauração espiritual.

·  Oração: Durante o Jubileu, a oração se intensifica, simbolizando o desejo profundo de se unir mais intensamente a Deus. Os fiéis são incentivados a buscar descanso e renovação espiritual em momentos de oração, especialmente nos lugares sagrados que visitam.

·  Liturgia: A celebração da liturgia e, em especial, da Eucaristia, é um pilar central do Jubileu, unindo os cristãos em adoração e fortalecendo o sentimento de pertença ao Corpo de Cristo. Este é um tempo de reunião e celebração da fé.

·  Profissão de Fé: O Jubileu também oferece uma oportunidade para que os fiéis reafirmem publicamente sua fé em Cristo e nos ensinamentos da Igreja. Essa profissão de fé é um convite à conversão e ao compromisso renovado com a vida cristã.

·  Indulgência: A Indulgência Plenária é um aspecto tradicional do Jubileu, que simboliza a misericórdia divina, permitindo que os fiéis avancem em seu caminho de santidade. Ela é um convite para uma renovação profunda, sendo concedida aos que participam dos ritos jubilares e se reconciliam por meio da confissão.

Assim, o Jubileu de 2025 promete ser um tempo de esperança, comunhão e renovação espiritual para os católicos de todo o mundo. Ao longo desse ano, a Igreja Católica reafirma o convite aos fiéis para caminharem juntos, como "Peregrinos de Esperança", em um mundo que tanto precisa de paz, solidariedade e fé.  Fonte: CNBB

JUBILEU 2025 Peregrinos de Esperança: conheça o significado dos símbolos com as figuras e a mensagem no logo







 

EVANGELHO DO DIA 05 de janeiro 2025

 EVANGELHO

Viemos do Oriente adorar o Rei.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,1-12


1
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia,
no tempo do rei Herodes,
eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
2
perguntando:
"Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?
Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
3
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado,
assim como toda a cidade de Jerusalém.
4
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei,
perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.
5
Eles responderam: "Em Belém, na Judeia,
pois assim foi escrito pelo profeta:
6
E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum
és a menor entre as principais cidades de Judá,
porque de ti sairá um chefe
que vai ser o pastor de Israel, o meu povo".
7
Então Herodes chamou em segredo os magos
e procurou saber deles cuidadosamente
quando a estrela tinha aparecido.
8
Depois os enviou a Belém, dizendo: 
"Ide e procurai obter informações exatas 
sobre o menino.
E, quando o encontrardes, avisai-me,
para que também eu vá adorá-lo".
9
Depois que ouviram o rei, eles partiram.
E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, 
até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10
Ao verem de novo a estrela,
os magos sentiram uma alegria muito grande.
11
Quando entraram na casa,
viram o menino com Maria, sua mãe.
Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.
Depois abriram seus cofres
e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes,
retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.

4 de jan. de 2025

PADRE LÉO, 18 anos na eternidade - um homem de fé inabalável e sacerdote valente: capacidade de tocar vidas

 
Há 18 anos em  um 4 de janeiro Deus chamou para a eternidade o padre Léo, da Comunidade Bethânia. O exemplo e a missão do Servo de Deus Padre Léo, continua viva, não apenas nas palavras e gestos dos discípulos, mas principalmente no imenso legado de fé, acolhimento e transformação que ele deixou para o Brasil e para o mundo.

Uma das frases do Padre Léo de Bethânia, dita em vida, reflete sobre o verdadeiro significado de uma obra de Deus: \"Só saberemos se o que fizemos na terra foi obra de Deus, se depois que morremos a obra continuar.\" 

E como ela se concretizou. A obra de Padre Léo não só continuou após a passagem para a eternidade, como se multiplicou e segue a frutificar até hoje. O que começou com um sonho, há mais de três décadas, transformou-se em um movimento de acolhimento que toca vidas e proporciona cura e libertação a milhares de pessoas, a partir da oração, orar e agir, tornar ação.

A Comunidade Bethânia, fruto da visão do Padre Léo, é um testemunho palpável dessa continuidade. Hoje, são oito recantos espalhados pelo Brasil, todos dedicados ao acolhimento dos mais necessitados. A Casa dos Amigos de Jesus, como o Padre Léo a chamava, continua a ser um local de refúgio para aqueles que a sociedade muitas vezes ignora, onde o sofrimento é abraçado com amor e cuidado, e onde a cura e o fortalecimento da fé se tornam realidades diárias.

O legado de Padre Léo são frutos de uma obra divina

LEGADO -O verdadeiro legado do Padre Léo está nas vidas transformadas que, ao longo de quase duas décadas após sua morte, por um câncer no sistema linfático, continuam a ser tocadas pela obra que começou. As sementes plantadas por ele, em um período de grande fervor espiritual e serviço àqueles que mais precisam, continuam a dar frutos. 

A obra se expandiu para além das fronteiras físicas da Comunidade Bethânia, e toca a vida de muitos que nunca o conheceram pessoalmente, mas que, através das palavras e da missão que iniciou, experimentam o amor de Deus.

OBRA DE DEUS - A obra de Padre Léo é, sem dúvida, uma obra de Deus. Ela foi pensada, orada e trabalhada com um propósito divino. O que ele iniciou, não foi obra passageira, mas algo que permanece vivo, multiplicando-se através de cada recanto da Comunidade Bethânia e de cada pessoa que se deixa envolver pela sua missão. 

Padre Léo, um homem de fé inabalável, um sacerdote valente, nos ensina que a verdadeira medida de uma obra divina está na continuidade, na capacidade de se expandir e de tocar vidas, mesmo quando os fundadores já não estão mais fisicamente presentes.

DESAFIOS - Neste 4 de janeiro de 2025, ao rememorar os 18 anos de eternidade de Padre Léo, é importante lembrar que o legado vai muito além da morte física. Ele continua vivo e ativo, desafiando-nos a viver o mesmo amor, acolhimento e fé que ele compartilhou durante a vida. 

O sonho que começou com ele, em um espaço de acolhimento, edificado pelas próprias mãos, e mãos dos sonhadores que embarcaram e lhe apoiaram nessa jornada, se espalhou pelo Brasil e continua a fazer a diferença, onde oferece a cada um que chega um novo começo, uma nova oportunidade de cura e salvação.

RENOVAÇÃO - Que neste aniversário de eternidade, todos nós possamos renovar nosso compromisso de viver e compartilhar o amor e a fé que o Padre Léo nos ensinou, deixando que sua obra continue a se multiplicar em nossas vidas e no mundo. 

Que o legado de sua fé e dedicação, como um sinal claro da obra divina, nunca deixe de frutificar. Fonte: Bethania.com

UMA HOMENAGEM histórica para professora Lole há 13 anos, no programa Tocando de Primeira, na Rádio Colmeia


Muita emoção e alegria nesta imagem que faz parte da comunicação e jornalismo no programa Tocando de Primeira na Rádio Colmeia. Isso aconteceu em 15 dezembro de 2012, quando homenageamos no programa campeão de número 1.004, a professora Lole - Maria Dolores Barinuevo Alves, com o troféu Tocando de Primeira. A Lole recebeu a honraria ao lado dos amigos inesquecíveis Odenir Colchon e Nestor Fernandez, o "Gringo", este in memoriam. Bota emoção nisso e mesmo relembrando, não há como não se emocionar. É o Tocando de Primeira fazendo história no jornalismo mourãoense na Capital do Centro-Oeste do Paraná.

TOCANDO DE PRIMEIRA retorna ao vivo dia 18 de janeiro

 

Um novo ano de 2025 muito feliz para você ouvinte do programa Tocando de Primeira aos sábados pelos 89,7 da  Colmeia FM. 

Neste sábado, 4, o melhor programa de sábado do rádio brasileiro está em férias, retornando no sábado, 18, ao vivo e em cores, com todo o dinamismo e irreverência, com paixão e qualidade no jornalismo com o jornalista Ilivaldo Duarte. Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho, na Colmeia FM, a rádio que está de bem com a vida.

EVANGELHO DO DIA 04 de janeiro 2025

 EVANGELHO

Encontramos o Messias.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,35-42



Naquele tempo,
35
João estava de novo com dois de seus discípulos
36
e, vendo Jesus passar, disse:
"Eis o Cordeiro de Deus!"
37
Ouvindo essas palavras,
os dois discípulos seguiram Jesus.
38
Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo,
Jesus perguntou:
"O que estais procurando?"
Eles disseram:
"Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?"
39
Jesus respondeu: "Vinde ver".
Foram pois ver onde ele morava
e, nesse dia, permaneceram com ele.
Era por volta das quatro da tarde.
40
André, irmão de Simão Pedro,
era um dos dois que ouviram as palavras de João
e seguiram Jesus.
41
Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: 
"Encontramos o Messias" (que quer dizer: Cristo).
42
Então André conduziu Simão a Jesus.
Jesus olhou bem para ele e disse:
"Tu és Simão, filho de João;
tu serás chamado Cefas" (que quer dizer: Pedra).
Palavra da Salvação.

3 de jan. de 2025

NACIONAL RENOVA com o técnico Gilberto “Papagaio” e elenco deve se apresentar dia 10 de fevereiro para “Segundona” 2025

O técnico Gilberto “Papagaio” Barbosa Lima será novamente o técnico do Nacional Atlético Clube em Campo Mourão para as disputas da  segunda divisão do Campeonato Paranaense 2025 que terá início nos dias 29 e 30 de março. A confirmação foi feita na manhã desta sexta-pelo dirigente do NAC, Aladim Pereira ao jornalista Ilivaldo Duarte. Ele também informou que o elenco está sendo definido e sua apresentação acontecer na segunda-feira, 10 de fevereiro. “Como acontece em todo início de temporada estamos observando jogadores e devemos manter cerca de seis jogadores do ano passado”, disse Aladim Pereira.

MUDANÇAS- Para esta temporada o Nacional irá mandar seus jogos no novo estádio municipal José Carlos Galbier, inaugurado dia 22 de dezembro do ano passado.

Outra mudança do campeonato da segunda divisão paranaense é a data do início da competição. Tradicionalmente a “segundona” sempre começou no final de maio, mas será  antecipado para o final de março  devido a proposta da Federação Paranaense de Futebol para realizar novamente a Copa Paraná no segundo semestre, movimentando times do estado que não  teriam competição e desta forma irão disputar o torneio que vai garantir vaga para a Copa do Brasil.

FORMATO - A Segundona de 2025 foi definida mantendo o modelo dos últimos anos na fase inicial. Na primeira fase, os 10 clubes participantes jogarão entre si em turno único e ao final os dois últimos colocados serão rebaixados àTerceira Divisão de 2026 e os oito melhores avançam às quartas-de-final. 

A partir desta fase, os confrontos nas quartas, semifinais e final — serão disputados em partidas de ida e volta e os dois finalistas estarão garantidos na primeira divisão do futebol paranaense em 2026.

NOVIDADES -Como novidades da segundona 2025 estão as presenças do Batel de Guarapuava e Toledo, campeão e vice da terceira divisão em 2024, que se juntam ao Nacional de Campo Mourão, Galo Maringá,  PSTC - Alvorada do Sul, Paranavaí,   Foz do Iguaçu, Iguaçu de União da Vitória, Laranja Mecânica de  Arapongas e Patriotas de Curitiba. Da segunda divisão subiram para a elite deste ano o Paraná Clube e Rio Branco de Paranaguá.

Na imagem abaixo, o time do Nacional Atletico Clube na estreia contra o Paraná  Clube dia 6 de maio, em Curitiba, quando jogou muito bem, mas foi derrotado por 1 a 0, no primeiro jogo do time paranista na terceirona para mais de 36 mil torcedores na Ligga Arena.


SENTIMENTO histórico de Douglas Fabrício


 

NACIONAL NA segundona paranaense


 

SPORT NA terceirona paranaense


 

O QUE NUNCA sai de moda


 

DIA 03 confiança no amor infinito


 

EVANGELHO DO DIA 03 de janeiro 2025

 EVANGELHO

Eis o Cordeiro de Deus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,29-34



29
No dia seguinte,
João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
"Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo.
30
Dele é que eu disse:
Depois de mim vem um homem 
que passou à minha frente,
porque existia antes de mim.
31
Também eu não o conhecia,
mas se eu vim batizar com água,
foi para que ele fosse manifestado a Israel".
32
E João deu testemunho, dizendo:
"Eu vi o Espírito descer,
como uma pomba do céu,
e permanecer sobre ele.
33
Também eu não o conhecia,
mas aquele que me enviou a batizar com água 
me disse:
'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, 
este é quem batiza com o Espírito Santo'.
34
Eu vi e dou testemunho:
Este é o Filho de Deus!"
Palavra da Salvação.

2 de jan. de 2025

EVANGELHO DO DIA 02 de janeiro 2025

 EVANGELHO

No meio de vós está o que vem após mim.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,19-28


19
Este foi o testemunho de João,
quando os judeus enviaram de Jerusalém
sacerdotes e levitas para perguntar:
"Quem és tu?"
20
João confessou e não negou.
Confessou: "Eu não sou o Messias".
21
Eles perguntaram: 
"Quem és, então? És tu Elias?"
João respondeu: "Não sou".
Eles perguntaram: "És o Profeta?"
Ele respondeu: "Não".
22
Perguntaram então: "Quem és, afinal?
Temos que levar uma resposta 
para aqueles que nos enviaram.
O que dizes de ti mesmo?"
23
João declarou:
"Eu sou a voz que grita no deserto:
'Aplainai o caminho do Senhor'
- conforme disse o profeta Isaías".
24
Ora, os que tinham sido enviados
pertenciam aos fariseus
25
e perguntaram:
"Por que então andas batizando,
se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?"
26
João respondeu: 
"Eu batizo com água;
mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis,
27
e que vem depois de mim.
Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias".
28
Isso aconteceu em Betânia além do Jordão,
onde João estava batizando.
Palavra da Salvação.

1 de jan. de 2025

A BANDEIRA DA união, do trabalho e da paz, e a posse de Douglas Fabrício como prefeito de Campo Mourão


A razão de ser de Canpo Mourão somos todos nós com nossos direitos e deveres. Como muito orgulho, sou prefeito de Campo Mourão, a Capital do Centro-Oeste do Paraná.”


Douglas Fabrício assumiu neste 1 de janeiro de 2024  como prefeito de Campo Mourão para a gestão 2025/2028, na legislatura 25 na história do município polo do Centro-Oeste do Paraná. Ele sucede Tauillo Tezelli, que encerrou ontem seu segundo mandato consecutivo e anteriormente já havia sido prefeito em outros dois mandatos, além de um como vice-prefeito. 

O novo prefeito  Douglas Fabrício (Cidadania), tomou . Ao lado de sua vice, Fátima Nunes (PSD), e  expressou gratidão aos eleitores, à sua família e aos apoiadores que contribuíram para sua vitória nas urnas.

“O sentimento é de gratidão, sobretudo neste momento, por estarmos aqui reunidos em tão grande fato histórico de nossa cidade”disse.

Com uma trajetória política de cinco mandatos como deputado estadual, o novo prefeito foi eleito em outubro passado com 27.781 votos, uma votação recorde que não acontecia na cidade havia 32 anos.

“A criança e o idoso representarão a contemplação de toda uma sociedade justa e humana. Todos os nossos projetos, todos os nossos programas, todas as nossas obras físicas e todas as nossas prestações dos serviços públicos estarão essencialmente voltados para as crianças, todas elas! E para os idosos, todos eles!”, destacou o prefeito.

Para Douglas o desenvolvimento do Município está na participação responsável de cada um que reside em Campo Mourão. “A razão de ser de Campo Mourão é de  todos nós  como cidadãos, com nossos direitos nossos deveres. Campo Mourão será um espaço, um
Lugar cada vez melhor, a cidade polo de uma região, a Capital do Centro-Oeste do Paraná, com uma identidade própria para se viver, crescer e ser feliz. Com muito orgulho posso dizer que hoje sou o prefeito de Campo Mourão “, comemora Douglas Fabrício.

Após a posse no Teatro Municipal, Douglas participou no Paço Municipal “10 de Outubro”,  da Cerimônia de Transmissão de Cargo. Os novos gestores municipais assinaram o livro histórico que guarda um pedaço da história política mourãoense.

EVANGELHO DO DIA 01 de janeiro 2025

 EVANGELHO

Encontraram Maria e José e o recém-nascido.
E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,16-21



Naquele tempo,
16
os pastores foram às pressas a Belém
e encontraram Maria e José,
e o recém-nascido, deitado na manjedoura.
17
Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito
sobre o menino.
18
E todos os que ouviram os pastores
ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
19
Quanto a Maria, guardava todos estes fatos
e meditava sobre eles em seu coração.
20
Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus
por tudo que tinham visto e ouvido,
conforme lhes tinha sido dito.
21
Quando se completaram os oito dias
para a circuncisão do menino,
deram-lhe o nome de Jesus,
como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
Palavra da Salvação.