10 de abr. de 2024

A alegria da dona Maria palmeirense de Borrazópolis, no Vale do Ivaí

“Vamos almoçar lá na dona Maria”? É sempre um convite costumeiro para quem chega em Borrazópolis, no Vale do Ivaí e fica na hora do almoço. E o lugar escolhido é o restaurante da dona Maria Sakamoto, uma lenda no município onde chegou há 58 anos e nunca mais saiu. 

Mas além da simpatia, do bom ambiente e da comida caseira de qualidade, outra qualidade da dona Maria é a sua paixão pelo futebol. “Sou palmeirense desde que conheço por gente e meu irmão Mário foi quem me ensinou a torcer pelo verdão e sou muito feliz, e agora mais ainda com o título do tricampeão domingo”, comemora dona Maria.

Mas a felicidade da dona Maria, muito estimada e admirada na sua cidade e região aumentou nesta segunda, 9, quando pude entregar a ela uma faixa do tricampeonato conquistado pelo Palmeiras domingo no Allianz Parque no oitavo título no estádio palmeirense. 

Dona Maria nasceu em Assaí no Norte do Paraná -
Único município brasileiro com nome japonês legítimo e  também é o município paranaense com a maior concentração de nikkeys do Paraná.

A grafia é aportuguesada - Assaí derivou da palavra japonesa Asahi, que significa ‘‘sol nascente’’ - mas a denominação foi escolhida pelos próprios primeiros imigrantes para homenagear seu país de origem, representado tradicionalmente pelo símbolo do sol nascente. 
O início da colonização japonesa em Assaí se deu por volta de 1932.


Nenhum comentário:

Postar um comentário