A mourãoense e professora de Educação Física Karla Maria Tureck assumiu dia 10 de abril como presidente da Fundação Municipal de Esportes, a Fecam, mas conhecida no meio dos esportistas como a Secretaria de Esportes. No sábado, Karla foi entrevistada pelo jornalista Ilivaldo Duarte no programa Tocando de Primeira, edição 1.472, na Rádio Colmeia FM. Karla é filha do ex-vereador e prefeito Nelson Tureck, de Luiziana e Campo Mourão; e também, neta do ex-vereador e prefeito Devete de Paula Xavier e Guilherme de Paula Xavier, ambos com nomes de importantes rua e avenida em Campo Mourão. Na gestão do prefeito Nelson Tureck de 2005 a 2012 foi diretora geral da Fecam e presidente, secretária municipal de Esportes, e agora retorna para seu terceiro período a frente da entidade que coordena e deve movimentar o esporte mourãoense.
Confira abaixo
os principais pontos na entrevista com Ilivaldo Duarte. Participou também do segundo
tempo do programa o novo diretor geral da Fecam, Renato Arruda do Nascimento.
Karla, você retorna após dez anos após ter dois mandatos na Fecam. Quais são os principais desafios e os pilares da sua gestão?
Karla - Na conversa com o prefeito definimos que vamos aumentar o relacionamento com as comunidades, que praticamente não havia, o resgate com as associações que também houve um afastamento, até na questão de usar o termo de terceirização, então, a gente está fazendo esse resgate. Outro ponto são as reformas das praças esportivas que é algo que o prefeito tem buscado recursos e outras questões que virão, tem os jogos do Piá Bom de Bola que terá a final aqui em Campo Mourão este ano, que demanda uma organização e uma preparação de toda equipe do município para receber esses atletas e delegações que virão aqui em outubro, novembro.
Na sua gestão as modalidades serão ouvidas, e assim você não será a secretária do voleibol?
Karla - Isso, eu já demonstrei isso lá trás, eu tenho olhar, já conversei com o Alfredo (técnico da modalidade) e eu falei que tenho um carinho pelo voleibol, até porque o valor da Lei é pequeno para esse projeto, que realmente precisa um apoio maior da Secretaria, mas o nossos olhar é para todos.
O diretor geral Renato Arruda Nascimento com a sua experiência pode ser um facilitador nesse fio condutor aí para que o futebol e o Futsal possam ter uma retomada neste olhar da administração pública?Karla - Com
certeza, o conhecimento que ele tem, essa relação com esse pessoal das
comunidades tudo, com certeza ele fazer esse resgaste e já está fazendo, já
iniciou e com a equipe vai fazer esse resgate seja do futsal, do futebol, do
voleibol, do handebol, do basquete, seja quais forem as modalidades como natação, xadrez, a gente vai fazer atendimento, esse olhar diferente.
Quando o técnico Emerson Souza chegou na cidade para comandar o projeto de basquete, no Tocando de Primeira, disse que Campo Mourão era uma cidade que vive e respira o esporte. O que você pensa a respeito disso?
Karla - Com certeza é algo, Campo Mourão tem tradição no esporte, são 35 anos de Fundação de Esportes, são 35 anos atuando e levando o nome do município a todos os cantos do Paraná, do Brasil em competições internacionais. Como o Renato colocou, os abnegados, nós temos essas pessoas até hoje, os voluntários e que a gente tem que valorizar o trabalho deles lá na ponta, no bairro, e tem os nossos professores, os nossos técnicos, os coordenadores. O esporte cresceu muito, então a gente respira, a gente não tem como fazer esporte dentro do Município de Campo Mourão e achar que a gente vai deixar uma área de lado, a gente faz a prática esportiva, tem um rendimento, tem a qualidade de vida, tem o paradesporto e está começando aqui dentro do município. Mas nós vamos atender a todos.
Então quais são as prioridades?
Karla - É
conseguir reunir e conversar com todo mundo, a gente dá um direcionamento
daquilo que é o grupo, que é o coletivo, não é aquilo que eu penso, não é o que
o Renato pensa, mas é o coletivo e eu acho que isso flui, a gente quer acelerar
em algumas questões de obras de melhorias, até para esse atendimento dentro das
modalidades, da comunidade e organizar os jogos Piá Bom de Bola também.
Você volta mais experiente, mais madura e com mais vontade?
Karla - Com certeza, eu acho que é a questão da boa vontade, eu estou feliz com o esporte. Com a minha vontade de trabalhar essa dinâmica, ela vai fluir mais legal e mais tranquila. A gente vai conseguir fazer esse esporte mourãoense caminhar ainda mais do que já vem, porque as pessoas que estão envolvidas são pessoas que se dedicaram e se dedicam, tem um trabalho, tem uma história . E a gente vai agregar, vai somar nesse trabalho.
Qual é a mensagem que você deixa para o mourãoense esportista?
Karla - A Fundação de Esportes é aquela que faz a gerencia do esporte dentro do Município de Campo Mourão, então é aquela que vai ter esse olhar atento, vai entender as demandas e vai ouvir as parcerias e desenvolver ações seja no rendimento, seja na atividade física, seja naquele futebol de final de semana. É esse compromisso da Secretaria de Esporte junto com a sua equipe, é o atendimento, é levar o esporte como o prefeito diz “é levar o esporte em todo canto do nosso município”, seja ele uma prática esportiva com rendimento visando resultados, seja qualidade de vida, de uma prática de uma atividade que vai trazer uma qualidade de vida melhor, um ato saudável, a gente precisa incentivar seja criança, jovem ou adulto, e o idoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário