19 de mai. de 2023

E DANILO ficou com a comunicação


"Danilo Kravchychyn é um bom companheiro. Isso é praticamente uma unanimidade no rádio, jornal e televisão de Ponta Grossa. E não apenas um bom companheiro é extremamente competente naquilo que se propõe a fazer. Talvez não haja na cidade alguém que se dedique tanto e conheça tanto do esporte amador princesino. 

Com seu jeito bonachão, ele é muito ligado naquilo que faz. Começou na profissão quando cursava Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, profissão na qual não se formou porque se apaixonou de pronto pelo Jornalismo. E começou por acaso, por acaso, em 1981. Estudante de Direito da UEPG e atleta de handebol e futebol de salão, precisava trabalhar e foi indicado ao jornalista Adail Inglês que precisava de um redator de esportes para o Jornal da Manhã. Foi uma paixão imediata. Logo estava adaptado ao dia-a-dia da redação. Hoje já se vão trinta e seis anos como redator, repórter e comentarista esportivo.

Atualmente é assessor de Imprensa da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), órgão da Prefeitura de Ponta Grossa, onde há longos anos tem o respeito de todos.

Danilo chegou jovem a Ponta Grossa, vindo de Campo Mourão. Era um dos tantos jovens que buscavam na UEPG o seu futuro profissional. Acabou enveredando para o Jornalismo e passou por vários órgãos locais: Jornal da Manhã, Diário da Manhã, rádios Sant’Ana, Vila Velha, Difusora, Lagoa Dourada, CBN e Clube; e nas emissoras de TV:  TVM e Educativa. 

Quando trata de seus companheiros de profissão ele prefere não citar apenas alguns e crava que trabalhou com praticamente todos os jornalistas e radialistas de Ponta Grossa nos últimos 36 anos. “Possivelmente deixaria muitos de fora se fosse nomeá-los. Mas tem um amigo especial, o fotógrafo Mario Hirano. Formamos uma dupla inseparável na Assessoria da Prefeitura. “

Apesar de sempre ter trabalhado em Ponta Grossa, fez parte da assessoria de imprensa da Paraná Esporte e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo quando aconteciam competições estaduais como os Jogos Escolares, Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. 

Ainda garoto trabalhou no 2º Cartório de Registro de Imóveis em Campo Mourão, como funcionário da sua mãe, Rosemary Wanke Kravchychyn. Escrevia nos livros do cartório. “E talvez venha daí o meu gosto pela redação. “

No rádio de Ponta Grossa comandou, já na sua estreia, o programa “Nosso Esporte” da Rádio Sant’Ana, ao lado do Daniel do Valle. Depois participou de várias equipes esportivas com programas diários e jornadas esportivas que ele considera inesquecíveis do Operário Ferroviário e na cobertura dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. 

Danilo guarda com carinho a sua trajetória na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, onde entrou em 1985 para cobrir a Secretaria Municipal de Educação, em especial o Departamento de Esportes e Recreação Orientada (DERO). “Tenho orgulho de ter participado da equipe que colocou Ponta Grossa como a principal força do esporte no Paraná, dominando os Jogos da Juventude e Abertos, além de participar da Liga Nacional no basquetebol e voleibol; que transformou o Projeto Adhemar Ferreira da Silva, em exemplo no trabalho de formação e projeção de atletas nas mais diversas modalidades, a tal ponto que o DERO se transformou na Secretaria Municipal de Esportes e Recreação e hoje é a Fundação Municipal de Esportes. ” 

Sobre os maus momentos ele prefere não lembrar: “Deixe pra lá, só tenho boas lembranças, as ruins esqueci! ”

Mas quando pedido para avaliar a Comunicação Social, como um todo, ele é crítico. “Tudo precisa melhorar. Jornalismo é paixão e talento, mas a remuneração é baixíssima e o reconhecimento quase nenhum...”. Entretanto, “assim mesmo não trocaria de profissão e se precisasse recomeçar faria tudo de novo, tentando não repetir os muitos erros! ” 

Danilo é tão ligado a prática da Comunicação que não chegou a concluir Direito e nem Jornalismo. “Ambos estão incompletos, mas ainda é tempo de retomar!!!

Quem o conhece como eu, pode afirmar, sem medo de errar, que ele seguiu o caminho certo. E mesmo não estando formado em Jornalismo cursou a escola da prática e saiu na frente de muitos que se debruçaram em livros na busca da perfeição. É um jornalista e um radialista completo, sob todos os aspectos. E ainda mais quando o assunto é esporte." Fonte face  ZYJ  PG Osni Gomes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário