O termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico.
Muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, e os problemas psicológicos dessas crianças freqüentemente são complicados, até certo ponto, por seus ambientes doméstico e escolar.
O que as crianças com dificuldades de aprendizagem têm em comum é o baixo desempenho inesperado. Emparelhadas ou mesmo à frente de suas classes em algumas áreas, mas atrás em outras. As deficiências que mais tendem a causar problemas acadêmicos são aquelas que afetam a percepção visual, o processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade para focalizar a atenção.
A hiperatividade uma inquietação extrema afeta 15 a 20% das crianças com dificuldades de aprendizagem. Alguns outros comportamentos problemáticos em geral observados em pessoas jovens com dificuldades de aprendizagem são os seguintes:
. Fraco alcance da atenção: a criança distrai-se com facilidade, perde rapidamente o interesse por novas atividades, pode saltar de uma atividade para outra e, freqüentemente, deixa projetos ou trabalhos inacabados.
. Dificuldade para seguir instruções: a criança pode pedir ajuda repetidamente, mesmo durante tarefas simples. Os enganos são cometidos, porque as instruções não são completamente entendidas.
. Imaturidade social: a criança age como se fosse mais jovem que sua idade cronológica e pode preferir brincar com crianças menores.
. Dificuldade com a conversação: dificuldade em encontrar as palavras certas.
. Inflexibilidade: a criança teima em continuar fazendo as coisas à sua própria maneira, mesmo quando esta não funciona; ela resiste a sugestões e ofertas de ajuda.
. Fraco planejamento e habilidades organizacionais: chega atrasada ou despreparada. Se várias tarefas são dadas ela não tem qualquer idéia por onde começar, ou como dividir o trabalho em segmentos manejáveis.
. Distração: a criança freqüentemente perde a lição, as roupas e outros objetos seus; esquece de fazer tarefas e trabalhos e/ou tem dificuldades em lembrar de compromissos ou ocasiões sociais.
. Falta de destreza: parece desajeitada e sem coordenação, em geral deixa cair as coisas ou as derrama, ou apalpa e derruba os objetos; pode ter uma caligrafia péssima; é vista como completamente inepta em esportes e jogos.
. Falta de controle dos impulsos: a criança toca tudo (ou todos) que prende seu interesse, verbaliza suas observações sem pensar, interrompe ou muda abruptamente de assunto em conversas e/ou tem dificuldade para esperar. Essas crianças têm boas intenções, no que se refere a deveres e tarefas de casa, mas no meio do trabalho esquecem as instruções – ou o objetivo.
O primeiro ponto importante é que os pais não são impotentes. Está comprovado que os estudantes mais propensos a ter sucesso são aqueles que têm pais informados e incentivadores ao seu lado.
A Fonoaudiologia tem o objetivo de realizar: Tratamento e orientações nos Distúrbios de Leitura e Escrita, Dislexia, Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, Disgrafia (incoordenação para a escrita), Discalculia (dificuldades para cálculos, organização do pensamento lógico), Assessoria e Consultoria Escolar (orientação a pais e professores, triagem escolar, assessoria no planejamento escolar, prevenção através de atividades fonoaudiológicas na escola, etc).
Aguardo vocês na semana que vem com novas curiosidades sobre a Fonoaudiologia ...Dúvidas, opiniões, observações: envie seu e-mail
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Camila Adoreiiiii.....
ResponderExcluirQuero mais...ahahahah
A coluna sobre voz tbm ficou muito boa! Parabéns!!!
Beijão amiga.
Ótima matéria Camila!
ResponderExcluirObrigada Camila !!!
ResponderExcluirÉ sempre bom estarmos atentos e suas dicas são importantes para nos alertar sobre o assunto...
bjs...
Lu...
Parabéns! Tenho esclarecido muitas duvidas com a sua coluna.
ResponderExcluirClaudia
Essa matéria comprova que em muitas vezes os pais se confundem com as dificuldades dos filhos em aprendizagem, por acharem que são preguiçosos. Isso acontece muito quando a criança começa sua vida escolar e tem muitos deveres para casa.
ResponderExcluirO que os pais devem saber e perceber, é que em muitas vezes a pessoa que está errada não é o filho que não quer fazer o dever de casa e sim o pai ou a mãe que não consegue perceber a dificuldade do seu filho em aprender aquilo que é passado para ele na escola. E como está escrito na matéria, existem tratamentos para essas dificuldades, basta os pais procurarem os tratamentos para poder ajudar seu filho.
Ótima Matéria Camila.
Bjos
Te amo
Amiga muito bom!
ResponderExcluirBeijo