A jornalista e comunicadora Sara Ferneda Netto, de Assis Chateubriand, no Oeste do Paraná, me presenteou dia 7 de novembro em Campo Mourão com a obra “Ferdinando Ferneda Netto - o legado de um boia-fria”. De autoria de Inalva Corsi e Ari Bruno Lorandi e foto de capa de Renan Tadeu, que está junto comigo e a filha do seu Ferdinando na “Escada da fama do cooperativismo brasileiro” em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.
Na obra que apreciei em conhecer a história de seu pai, Sara declara o orgulho e o que representa seu pai em sua vida: "Valores, princípios, legado são eternos quando não existe esforço para perceber que habitam em nós. É assim que vejo os ensinamentos dos meus pais. Por um lado, minha mãe, acolhedora, sem maldade no coração. Do outro, meu pai, um homem forte, de opinião implacável, que teve uma educação rígida, uma infância limitada, nunca frequentou bancos universitários, mas de uma sabedoria invejável. Quando paro para me ver, enxergo grande parte dessa essência em mim. Ele não teve estudo, mas entendia que essa seria a melhor herança que poderia nos deixar. Esse legado vivo, experimentado e compartilhado vai atravessar gerações.”
COMUNIDADE- os autores Inalva e Ari destacam que o reconhecimento da comunidade, através de seus representantes, é também um estímulo a outros para que sigam o exemplo de quem está sendo distinguido.
“A instituição de um meio de reconhecimento, que neste caso é o de Cidadão Honorário, é a maior honraria do município de Assis Chateaubriand, é a melhor forma encontrada para premiar pessoas que dedicaram grande parte da sua vida trabalhando para melhorar a vida das pessoas de uma maneira espontânea, apenas como benemérito”, sobre a honraria recebida por Ferdinando Ferneda Netto ao longo de mais de oito décadas de vida, toda dedicada à família e à comunidade.
“Foram suas mãos calejadas , por anos de trabalho e preocupação, anos cheios de amor, que fizeram também sua família se sentir segura. Mãos que muitas vezes estavam machucadas e sangravam só para ter certeza de que sua família estava alimentada. Altruístamente ele trabalhou todos os dias de sua vida para garantir que estava cuidando bem. Foram as mãos que definiram esse homem espetacular que recebe o justo reconhecimento da comunidade.”
Para ver o depoimento da filha Sara sobre seu pai no meu canal copie no https://youtu.be/nniqmQ4aFSg
Nenhum comentário:
Postar um comentário