10 de nov. de 2024

FEDERAÇÃO DOS AGRÔNOMOS do Paraná vai homenagear Ricardo Calderari na Categoria "Difusão de Tecnologia"

O engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, lapeano de nascimento e mourãoense de coração vai receber em dezembro na Capital dos paranaenses honraria da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, na Categoria " Difusão de Tecnologia". 

O prêmio é  reconhecimento aos profissionais destaque na classe agronômica paranaense que fomentam a valorizam a agronomia. 

CATEGORIAS - As categorias a serem homenageadas em 2024 aos profissionais da Agronomia serão as de Ensino, Pesquisa, Difusão de Tecnologias e de Relevantes Serviços, e a  categoria Extraordinária, que não tem necessidade do profissional ser engenheiro agrônomo. Os escolhidos pela comissão da Federação Paranaense prestaram relevantes serviços à agronomia ou ao agronegócio do Paraná.

ORGULHO - -"O sentimento é de muita satisfação. No final da minha vida profissional receber um prêmio deste significa muito. Os concorrentes são muito bons e para mim é uma  grande surpresa. Recebo e partilho esta honraria com todos àqueles que estiveram comigo nesses anos todos e colaboraram para enaltecer e difundir as mais diversas tecnologias, entre estas, a que reputo de maior expressão a do plantio direto, que revolucionou a nossa agricultura", comemora Calderari.

ORIGEM - Ricardo Accioly Calderari nasceu na Lapa, é filho de Frederico Senna Calderari e Ivone Accioly Calderari, e  casado com Maria Joana Titton Calderari, sendo pai de Mirele, Graziela e Ivone Maria.  É engenheiro agrônomo, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário, e reconhecido como um dos pioneiros da implementação do sistema de plantio direto no Brasil, em Campo Mourão, segundo Município a colocar a tecnologia em funcionamento, responsável pela viabilização da produção de alimentos, tornando o sistema produtivo mais eficiente, rentável e sustentável.

BAIRRISMO - "Dr. Ricardo é um cidadão, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário. Uma pessoa simples e cativante, de uma memória ímpar, com a facilidade de se comunicar e se relacionar com as pessoas nos mais diferentes segmentos, transmitindo ideias, alegria, confiança e otimismo.  Ele sempre defendeu que o mourãoense deve manifestar o seu amor por sua "aldeia", escreveu o jornalista Ilivaldo Duarte na homenagem em seu blog na tradicional "Entrevista de Domingo" publicada em agosto de 2020 ( https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2020/08/entrevista-de-domingo-ricardo-accioly.html ) 

CIDADÃO HONORÁRIO - Quando  ele recebeu em 2014 o 
título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, manifestou o seu bairrismo. "É uma grande honra ser reconhecido como cidadão, fazer parte de uma cidade que me acolheu na minha mocidade, onde finquei as raízes de minha vida familiar e profissional. Não escolhemos a cidade onde nascemos, escolhemos sim a cidade onde queremos viver. Que possamos continuar fazendo tudo para que a nossa Campo Mourão seja realmente ‘Modelo do Paraná’, lindo torrão mais lindo de quantos há.  Aposto em um futuro grandioso para Campo Mourão: uma terra abençoada, farta de água, sol, povo trabalhador e honesto, com pesquisa e tecnologia, tenho certeza da contribuição desta cidade para o Brasil ser o grande celeiro do mundo.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário