14 de jan. de 2023

ENTREVISTA DE DOMINGO: Técnico Lorival Santos

“Sou uma pessoa que ama o esporte e busca a sua melhoria contínua como ser humano e entendo que o esporte pode ser um alicerce para a formação do indivíduo, por conseguinte, uma mola propulsora dentro da sociedade.” Este é o pensamento do paulistano Lorival Alves dos Santos, conhecido treinador de futebol, que reside há 19 anos em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.

Lorival é o primeiro homenageado de 2023 no Blog do Ilivaldo Duarte aqui na esperada ENTREVISTA DE DOMINGO. Ele conta um pouco da sua trajetória no mundo do futebol iniciada no Banespa em São Paulo e em quase 30 clubes profissionais em vários times do Brasil e no exterior, e também das suas conquistas nacional e internacional.

QUEM É LORIVAL SANTOS? Sou  filho de Antônio Alves dos Santos e Virgília Guimarães dos Santos, nasci dia 07 de outubro de 1954, no Parque Peruche, em São Paulo. Sou casado, tenho três filhos e resido há 18 anos em Campo Mourão.

COMO SE DEFINE? Sou uma pessoa que ama o esporte e busca a sua melhoria contínua como ser humano e entende que, através dele (o esporte) pode ser um alicerce para a formação do indivíduo, por conseguinte, uma mola propulsora dentro da sociedade.

COMO ACHA QUE OS OUTROS TE VEEM? Boa   pergunta, não tenho a menor ideia. E cito duas frases :  “Nada é tudo, tempo, espaço e condição impõem em alguma medida, perspectivas ângulos e filtros. O passado e o futuro só podem ser concebidos a partir do presente, o próximo e o distante só se definem a partir de um ponto determinado” de Eduardo Giannetti, e “Aos outros, dou o direito de ser como são. A mim, dou o dever de ser cada dia melhor”, de  Chico Xavier.

ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? No Parque Peruche, em São Paulo. Foi uma infância muito boa, onde as dificuldades financeiras foram dribladas com a presença de uma bola em um espaço qualquer. Infância com muita brincadeira, estilingue, bicicleta (dos outros) e tudo que uma criança possa ter de bom.


ONDE ESTUDOU E QUE CURSO FEZ?
Formei em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (SP) – Fefisa, onde também fiz alguns cursos de especializações em futebol, atletismo e natação; inclusive, fiz um curso de natação na Universidade de Marshall (USA) com o professor Robert Saunders. Também possuo Fisiologia do Esforço pela USP (Universidade São Paulo) e alguns outros a nível de extensão universitária como: Musculação e Treinamento, Fundamento e Metodologia de pesquisa, entre outros.

DESDE DE QUANDO É APAIXONADO PELA VIDA E ESPORTE? QUEM É O "CULPADO"? Desde de muito cedo, e o culpado creio que  tenha sido as circunstâncias, a "Santa Nice, Santa nicissidade" kkkk. Houve um outro culpado também, o DEL, diretor de um clube amador de São Paulo. Era um domingo de manhã, por voltas das 06h45, estava dormindo e tinha 13 anos. Ele bateu palmas diante do portão da casa, acordei e fui ver quem era. E ele me pediu para ver se eu tinha ou conseguiria encher três de bolas de futebol do time adulto do bairro. Prontamente fiz a correria e levei as bolas ao campo e para minha surpresa, ele me perguntou: tem chuteira? E eu disse: não, mas posso conseguir. Ele me respondeu: Então corre, você tem uns 15 minutos. Me deu o uniforme e fui a luta, vencemos o jogo de 2 a 1. Creio que foi ali que o futebol e o esporte entraram em minha vida e nunca mais saíram.

QUAL A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?
Inicie minha carreira no E. C. Banespa, na capital de São Paulo, onde já na primeira experiência como técnico de futebol conquistamos o título de Campeão Paulista Sub-15.
Trabalhei também como técnico de futsal na General Motors, no Sport Club Corinthians Paulista SP, e no E.C. Banespa SP, onde conquistamos o título de Campeão Paulista e Sul-Brasileiro.

Trabalhei no futebol nas categorias de base por 11 anos, onde dirigi também o Sub-17 do Nacional Atlético Clube (SP). Dirigi todas as categorias do Clube Atlético Juventus (SP) onde conquistamos o título de vice-campeão Paulista Sub-17 - neste clube, dirigi todas as categorias até chegar no profissional. Meu primeiro jogo como treinador profissional foi no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro da série B.(Jogo Fluminense 2x0 Juventus, pela série em 1998).

Possuo a licença ACT 2089 FIFA/CONMEBOL/CBF e na minha carreira dirigi mais de 26 clubes profissionais,  entre eles, 13 clubes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, 10 clubes do Nordeste e três clubes no exterior.


Conquistamos dois títulos internacionais, um título nacional e três títulos estaduais. Com orgulho, sou até o momento, o único treinador da América do sul que foi campeão nacional no Iraque. A minha última conquista foi no ano passado onde conquistamos o bi- campeonato da Copa Alagoas de forma invicta dirigindo a equipe do ASA de Arapiraca (Alagoas).


O QUE MAIS GOSTOU E GOSTA DE FAZER PROFISSIONALMENTE? Gostei muito de fazer cursos de futebol no exterior, e gosto muito de estudar a parte tática do futebol, pois, entendo que é através das
estratégias táticas que conseguimos vencer os oponentes mais fortes. A história não mente, se você fizer uma reflexão, das últimas quinze guerras entre países com o porte dez vezes maior do que o outro, onde o país de porte menor não lutou da forma que o oponente maior desejava, o oponente menor venceu 38% das guerras. Os números não mentem e a estratégia tem a sua valia neste contexto.

O QUE LEVA A GOSTAR DO FUTEBOL E SER TREINADOR? Algumas escolhas, decisões devem possuir alguns pilares a serem colocados em prática. A operacionalização das emoções que fornecerá o
equilíbrio necessário para as tomadas de decisões dos

jogadores durante o jogo, a utilização do conhecimento adquirido pelos jogadores durante os treinamentos da semana, são pilares que devem ser tratados na esfera analítica (sem pressa), isso faz com o que o meu desejo de estar no futebol se amplie.

O QUE FAZ HOJE? Desenvolvo um projeto na DNA FUT CLUB - Personal Coaching onde busco transmitir a todos os atletas de todos os desportos que nós a fazer de seu potencial uma realidade, seja no âmbito físico, posicional ou mental, mostrando a eles, O que fazer? Por que fazer? e Como fazer? Tento proporcionar a eles um suporte dentre as exigências que requer a um atleta de alto nível.

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ DIRIGIU? O Sub-20 do
Clube Atlético Juventus, na Rua Javari em São Paulo. Nesta equipe estava o meia Tiago Motta
(foto), que atuou na seleção Italiana, Barcelona da Espanha, PSG - Paris Saint-Germain da França e Internazionalle de Milão da Itália, hoje treinador de futebol na Itália; o zagueiro Luisão que atuou por mais de 12 anos no Benfica de Portugal e Seleção brasileira, hoje Manager do Benfica de Portugal; o meia Pinga, que atuou na Seleção Brasileira Sub-23 e no Torino, da Itália, o volante Anderson Paquito, que atuou também no Torino, da Itália e em outros clubes de lá; o zagueiro Preto, que atuou pelo Santos Futebol Clube SP; o meia Alê, que atuou no Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte.

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR?  O
Manchester United na UEFA Champions League de 1998/99 frente a poderosa Internazionalle, de Milão, de Ronaldo Nazário, Roberto Baggio, 
Simione, Zé Elias e Cia. O Manchester United atuava no 1-4-4-2 e na sua última linha ofensiva tinha uma dupla de atacante composta por Andy Cole e Dwight Yorke e o treinador da equipe era Alex Ferguson. Foi em março de 1998 quando do estágio na Itália, aquela equipe era complicada de ser batida, tinha consistência na defesa, distribuição no meio campo e muita velocidade no ataque.

MELHOR TURMA ONDE TRABALHOU OU CONVIVEU? Trabalhei no Banespa - Banco do estado de São Paulo S/A na área de RH – Treinamento (CCI - Centro de Convivência e Integração), e lá tínhamos uma turma composta de oito professores de educação física, um plantel qualificado de muita capacidade criativa e organizacional. Todos batiam escanteios e corriam para cabecear, fantásticos. E após o término de cada evento, o barraco explodia de tanta brincadeira uns com os outros, a coisa era tão engraçada que tínhamos câimbras no abdômen de tanto rir. Turma do barulho, ali se tocava Rock e Samba ao mesmo tempo sem desafinar.


SE FOSSE MINISTRO DO ESPORTE QUAIS SERIAM
SEUS PROJETOS?
Um dos projetos seria a implementação do (Quarteto social) onde toda criança deste Brasil, eu disse toda, na faixa etária de (05 a 12 anos) seja contemplada com o ensino de: um instrumento musical, um idioma estrangeiro, dois esportes sendo um de defesa pessoal. Pode parecer utopia, mas não é, é só ter vontade de “cuidar das crianças para não ser preciso punir os homens”. Com certeza, teríamos um mundo melhor.


COMO É A EXPERIÊNCIA DE TER ESTADO TANTOS ANOS NO MUNDO DO FUTEBOL? Entre tantos contratempos, desilusões e algumas conquistas, me sinto útil e tenho a pretensão de me sentir responsável por algumas evoluções na carreira de alguns jogadores. Isso me traz algumas satisfações, afinal, é o mínimo que devemos fazer, tentar melhorar o seu entorno.

O QUE TE MOTIVOU OU MOTIVA NO FUTEBOL? Como gestor de grupo temos a capacidade de formar seres humanos mais capazes e temos o dever faze-los usar o intelecto para atender ao chamado da natureza frente aos contratempos; por conseguinte, proporcionando a eles uma revoada de esperança, mas sempre colocando a sua coragem em jogo e no jogo da vida, buscando o bem-estar de sua coletividade, de sua família para atingir a sua riqueza pessoal.

QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E A SUA VIDA? Eu estava no Iraque dirigindo a equipe do Al Shorta Spots Club em 2013 e acabávamos de disputar a Copa da Ásia, onde naquela época, a FIFA não permitia jogos entre os continentes nos países de conflitos de guerra. 

O Iraque era um deles e por conseguinte, na Copa da Ásia a equipe do Al Shorta Sports Club tinha que disputar todos os jogos em campos neutros. Jogamos no Kuwait, Bahrein, Qatar e Arábia Saudita e ao retornarmos a Bagdá após duas semanas, a alcaida invade Bagdá com muitos soldados. Ficamos vários dias sem comunicação e minha mulher em busca por notícias, já que a TV Globo noticiava o fato. Foi complicado, ali vi com clareza que a plenitude de todo ser humano é família.

O QUE MUDOU NO FUTEBOL COM A TECNOLOGIA? Temos que nos preparar melhor, pois, as informações estão expostas todas aí, e, com o advento da tecnologia os nossos oponentes nos obriga a um maior repertório de ações ofensivas e defensivas. Temos que nos reinventar a cada confronto, todos nós buscamos as vitórias, sempre.

COMO VOCÊ DEFINE PELÉ?  O futebol mundial perdeu o seu maior ícone, Pelé era o rumo e o prumo do futebol no mundo. Era o único que se dava o luxo de chama a bola de você, simplesmente estaremos em um luto eterno.


COMO ASSISTIU A SELEÇÃO BRASILEIRA DO TITE? E O FUTURO DA NOSSA SELEÇÃO? Temos que rever algumas questões a nível de formação. Como falei anteriormente, os aspectos externos estão interferindo nas ações dos jogadores durante as disputas, bem como, na formação. O produto final está sendo prejudicado e depreciado. Estamos sem norte, temos que nos conscientizar e ficarmos atentos “a grama do vizinho é sempre mais bonita, até que você descobre que ela é artificial”.

QUAIS OS DESAFIOS PARA O PRESENTE E O FUTURO DO FUTEBOL? É uma discussão muita ampla. A dinâmica organizacional do futebol requer uns ajustes de ordem operacional, um dos ajustes é preparar melhor os jogadores no âmbito mental, pois, os agentes externos que hoje influenciam em muitos a perda do foco dos jogadores dentre uma partida que possa decidir os rumos da equipe. 

Na última Copa do mundo sentimos isso. Quer umexemplo? A Argentina perdeu para a Arábia Saudita na estreia da Copa do Mundo e com muito foco de Messi, os demais jogadores não se deixaram abater frente a mídia mundial. Valorizaram os agentes internos e desprezaram os agentes externos. Imaginem se fosse a Seleção Brasileira nesta situação, seria um colapso.

QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DE CORAÇÃO? Futebol e time não tenho, pois treinador de futebol não tem time preferido. O meu preferido é aquele que estou defendendo suas cores.

ÍDOLO? José Roberto Guimarães (voleibol). Tive a honra de ter trabalhado com ele em 2000 no Sport Club Corinthians Paulista SP, ele era o Manager a serviço da Hicks Muse e eu o consultor técnico do Sport Clube Corinthians Paulista SP prestando serviço a Hicks Huse. Eu o admiro como pessoa, como pai de família, como treinador, uma pessoa íntegra, um profissional muito focado e que busca as conquistas através de muito trabalho.


CITE TRÊS PERSONALIDADES E POR QUÊ?          

Nelson Mandela (África do Sul): mesmo mantido emcárcere por 27 anos, não perdeu a diretrizes de seu papel no mundo. Lutou bravamente contra o regime racista e segregacionista, e após sua prisão virou presidente: “Nosso medo mais profundo é o de sermos inadequados, nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida. É a nossa luz, não nossa escuridão que mais nos assusta. Nós nos perguntamos, quem sou eu para ser brilhante, interessante, talentoso e fabuloso? Na realidade, que em você para não ser? Você é um filho de Deus ”.

Ilivaldo Duarte: Jornalista e historiador da cultura da nossa cidade e em especial, da cultura esportiva de Campo Mourão: um trabalho singular, por conseguinte, não temos futuro se não conhecermos nossas origens, nosso passado.

Luiz Carlos, o "Luiz da Radar": radialista esportivo que promove e divulga com maestria o esporte regional, na concepção da palavra.

QUE É O TREINADOR DE FUTEBOL EXEMPLO E POR
QUÊ?
Luiz Felipe Scolari, que mesmo após ter conquistado tudo, dirigido grandes equipes na Europa e no mundo afora, quando dirigiu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Brasil, e mesmo com o 7 a 1 em favor da Alemanha, e com toda mídia mundial questionando a sua capacidade, teve a competência, o equilíbrio, a maestria de dar a volta por cima, um exemplo de profissional.

UMAS E OUTRAS

ÉTICA É...  O que você não deseja que aconteça contigo, não faça com o outro.

MÚSICAS.... Verde - Leila Pinheiro; Ninguém explica Deus – Preto no Branco; Morena tropicana – Bell Marques.
https://www.youtube.com/watch?v=1SfpUUr5xn8 (Copie e cole no seu navegedor).

AUTORES.... James Allen, John C. Maxwell e Kevin Murray.

LIVROS.... A bíblia e Infância e sociedade - Erick Erikson

CAMPO MOURÃO NA SUA VIDA....
Plenitude de meu ser, esta maravilhosa cidade gosta de esporte, e eu dela também.


FAMÍLIA É... Meu tudo, my all.

RELIGIÃO... Sou evangélico presbiteriano.

ESPERANÇA.... “Liberdade, liberdade, abra a asas sobre nós e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”.

SONHO .... Que toda intolerância social, seja ela, racial, religiosa, regional ou territorial seja banida deste mundo, onde todo ser humano tenha a plenitude de contemplar o contraditório de forma que o diálogo resolva todas as questões, por conseguinte, nunca mais existam guerras.

SAUDADES... DE QUEM E DO QUÊ?  De minha mãe Virgilia Guimarães dos Santos, a contemplação do abraço e a partilha do pão.

COMO É A SUA ROTINA? É uma rotina simples e igual ao cotidiano de muitos: acordo às 05h30, tomo umcopo de água, me exercito, tomo café da manhã com a minha esposa, levo-a ao trabalho, vou à academia ou corro no parque, ou pratico o Krav Maga com o meu mestre Ari. Retorno para casa, vou ler algum artigo ou livro, vejo a internet, fico no aguardo de um contato com algum clube, busco minha esposa no serviço, almoço, e a tarde atendo algum atleta que procura a DNA FUT CLUB – Personal Coaching. Faço contato com alguns amigos para colocar o papo em dia e a bola rola, e a vida segue, normal igual a tantas, vou dormir no máximo as 22 horas.

QUAL PROJETO AINDA GOSTARIA DE REALIZAR?  O projeto Consulado da Esperança é um projeto elaborado por mim há muitos anos para a cidade de Campo Mourão, com o objetivo de usar o esporte como meio de inclusão social.


QUAL VIAGEM GOSTARIA DE FAZER E PAÍS A CONHECER? A que a minha esposa ainda não fez, pois conheço alguns países, morei em outros e ela ainda não fez.


SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, O QUE JAMAIS TERIA FEITO? Ter me comportado de forma passional em algumas situações que me faltou o devido equilíbrio, que hoje busco.

QUE LEGADOS GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS
OUTROS?
Seja firme e caminhe perante as demandas de sua estrada, se for desistir, desista de ser fraco.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA.... Viver o presente e abençoá-lo, valorizando os desígnios do nosso bom Deus.

SER CONVIDADO PARA ESTA HOMENAGEM NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Uma honra, o meu muitíssimo obrigado.

RECADO AOS LEITORES.. Se cair “levanta, sacode a poeira e dê volta por cima”.

QUE PERGUNTA NÃO FOI FEITA E GOSTARIA DE RESPONDER? QUAL O SEU PAPEL NESTE MUNDO?  Melhorar o meu espaço de convívio, buscando sempre a minha melhora contínua como ser humano e tendo Deus como o único guardião da última palavra para os passos de minha estrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário