21 de out. de 2020

A FÉ E O COVID-19, por Cida Freitas


"Ninguém é capaz de tirar de minha cabeça que o isolamento de pessoas idosas foi planejado para diminuir a população idosa. Também o não poder estar com um ente querido internado por covid, nem por um momento, faz parte do pacote.

O desespero diante de uma doença desconhecida se transformou em pânico e o pânico matou mais que o covid.

Tenho um exemplo bem claro para citar: Um grande amigo meu foi infectado.Foi isolado. Seus filhos lhe prestavam apoio de longe levando alimentos, medicamentos... Mas ao se ver sozinho, o pânico chegou. No quinto dia de isolamento ele me ligou. Falava sobre a doença com cuidado, escolhendo as palavras como se ao saber que estava infectado eu fosse discriminá-lo. Pediu-me segredo. Eu o respeitei. Conto o milagre, mas não o santo.

Fui conversando com ele várias vezes ao dia querendo saber dos sintomas como se fosse médica. Dei-lhe algumas dicas que aprendi quando estudei sobre as experiências com o covid. Ele foi aluno obediente, tomou sol todos os dias, chá quente com limão ou laranja...Isso aprendi com uma médica americana via Google. À noite, eu fazia questão de conversar com ele, pois à noite a ansiedade é maior. Ficava tempo com ele até que ele mesmo se despedia vencido pelo sono.

Então, aproveitei para falar de Deus, de fé. Senti que suas forças se renovaram de um dia para o outro. Deus é milagre puro. Ele inspira quem fala Dele e quem ouve sobre Ele. É uma forma de evangelizar sem pregar o Evangelho nos moldes religiosos.

No oitavo dia da doença, ele já era outro. Animado, até já recuperando o paladar e o olfato... E vejam que ele estava apenas há três dias "sob o meu tratamento". Lembrem-se que ele me procurou no quinto dia após ser diagnosticado com o vírus.

Pergunto: Quantas mortes poderiam ser evitadas se não submetessem os doentes à solidão absoluta?

E aconselho: não permitam que isolem seus entes queridos. Conservem os mesmos em um cômodo da casa onde ele possa se sentir seguro, isolado ao lado das pessoas que ama. Não permitam que mais ninguém seja vítima desse horror planejado. Raciocinem, pensem com o coração! Acima de tudo, amem sem medo, conectem-se com Deus e incentivem seus doentes a fazerem o mesmo.

Gratidão a Deus por me inspirar a ajudar quem me procura. Amém!"

Cida Freitas, professora, escritora, poetisa, fundadora da cadeira 08 da Academia Mourãoense de Letras (AML)

2 comentários:

  1. Minha querida Vida. Conheço vice e sua grandeza de coração. Obrigada por este testemunho. Recebi-o através da Ir. Maria Teresa. Rezo por você para que continue fazendo o bem a muita gente. Deus a abençoe. Com carinho. Ir. Marlene

    ResponderExcluir
  2. Muito bem ,Cida! Tenho visitado e conversado com idosos que dizem que há meses não são visitados e nem podem visitar seus filhos, vocês acham que isso é excesso de zelo? Ou abandono?

    ResponderExcluir