4 de mai. de 2020

ENTREVISTA DE DOMINGO: Gerson Turazzi

"Sou um um otimista e vejo o futuro com otimismo, pois acredito nas gerações futuras.  
Acredito ter construído uma história íntegra no Banco do Brasil, sempre de maneira ética.  Construí uma historia longa com bons e maus momentos. Construí dentro da minha trajetória profissional, bons e fieis amigos, que mantenho até hoje. Joguei no Araruna por mais de 20 anos, foram vários e grandes times, e os melhores eram os que tinham ´pratas-da-casa´" .
A afirmação é do ararunense Gerson Turazzi, o "Gerson do Banco do Brasil", o "Gerson da AABB", o "Gerson do Araruna", o "filho da dona Dulcinéia", o "Goleirão Gerson". 
Não importa a denominação, como chamam este hoje advogado, ex-bancário e ex-futebolista que marcou época debaixo das traves no futsal e no futebol de campo.
O que importa é que Gerson Turazzi é o homenageado aqui no BLOG DO ILIVALDO DUARTE na ENTREVISTA DE DOMINGO. E com esta homenagem, muitos filmes irão passar pela mente dos leitores amigos, principalmente aqueles que tiveram o privilégio de conhecer, conviver, jogar, a favor ou contra com este cidadão ímpar, diferenciado.
Ótima leitura e sintam-se também amigos da história do Gerson abraçados e lembrados nesta pequena e singela resenha.
Foi uma grande emoção viver e reviver bons momentos amigo Gerson Turazzi.
Ótima leitura a todos.
Gerson Turazzi, virou Celebridade!  
QUEM É GERSON TURAZZI? Não tenho apelidos, já me chamaram de muitas coisas, mas nada marcou. Sou casado com Neusa Aparecida Gasparotto Turazzi (que é palmeirense) e me foi confiado por Deus uma filha - Yasmhine Gasparotto Turazzi.  Nasci em Araruna (PR), sou formado em Gerenciamento Ambiental pela UTFPR e em Direito, pela Universidade Integrado de Campo Mourão.

NOTA DO BLOG -
 No início, Araruna era conhecida como "Caminho de Peabiru" que segundo Romário Martins, era uma via de comunicação pré-colombiana. Por esse caminho, transitam, no século XVI, numerosas pessoas e expedições. Pioneiros acompanhados das suas respectivas famílias se instalaram à margem da estrada da bioadeira que conduzia ao Porto de São José e ao estado de Mato Grosso, que era um caminho inicial da antiga histórica e pequena estrada de São Tomé. Tendo observado através da Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, que o povoado estava progredindo e que deveria ter obras de urbanização. Neste contexto, Sady Silva, em seu plano de urbanização, batizou em 1951, o povoado com o nome de Araruna. No ano seguinte, o povoado iniciou a cultura de café, de algodão, de arroz e de todos os produtos agrícolas propícios ao clima local. Araruna foi elevada então a Distrito, e sua Sede, à categoria de Vila, em 1952, como Unidade Administrativa de Peabiru. Em 1954, pela Lei n. 3, de 26 de Novembro, passou à categoria de Muncípio, sendo instalado em 18 de novembro de 1955. A instalação oficial ocorreu em 29 de Novembro de 1955.

COMO SE DEFINE? Sou uma pessoa que aprendeu com uma vida, nada foi fácil, de muitas limitações. Perdi meu pai com sete anos de idade, fui compensado com uma supermãe que não mediu esforços para criar os cincos filhos.  
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Feliz, com muitos amigos, muitas brincadeiras e graças a Deus sem internet e outras modernidades. Havia diálogo e brincadeiras bastante saudáveis .
COMO FOI SUA JUVENTUDE E ONDE? Nossa, foi uma juventude intensa, muita atividade, muitas descobertas e também, muito esporte, em especial o futebol. Comecei a jogar pela seleção de futsal aos 14 anos, aprendi muito com os goleiros da época, em especial o Renato Barossi, Celso Pintinho, Dirceu Romualdo, e Dr. Romildo, entre outros. Foi uma época de descobertas, muitas vezes o futebol cedia espaço para as namoradinhas, já que naquela época não existia “ficar” ou “pegar”.  
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Sai de Araruna com 15 anos para estudar no Colégio Agrícola de Paraguaçu Paulista (SP). Quando retornei aos 18 anos, comecei a trabalhar no Banco do Brasil, onde permaneci por 34 anos. Com a proximidade da aposentadoria, iniciei faculdade de Direito, minha atividade atual. 
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO/TRAJETÓRIA QUE NÃO FARIA DE NOVO? Não me arrependo
pelo que fiz, pois se o fiz, foi porque tinha uma justificativa plausível para tal. Construí dentro da minha trajetória profissional, bons e fieis amigos, que mantenho até hoje. Talvez me arrependa de não ter buscado galgar postos mais elevados, mas tenho orgulho de que tudo que consegui dentro do Banco. Tudo foi conseguido sem pisar nos colegas, que também tinham a mesma ambição, pelo contrário mais de uma vez abri mão de uma vaga certa em favor de colegas.
   COMO É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Sou
católico e pratico minha religião, não gosto de aparecer e procuro ajudar o maior numero de pessoas sem aparecer. Sou cidadão e procuro cumprir minhas obrigações. Estou em um momento de minha vida que posso dispender um pouco mais de tempo para empreender ações comunitárias e é o que pretendo fazer.   
COMO ENTROU ARARUNA E O ESPORTE EM SUA VIDA? Sou cidadão ararunense nato, vivi sempre no município, comecei no esporte pelo futsal, tendo como mestres pessoas que citei acima, bem como Pedrinho Fernandes, Pigossi, e outros craques.
QUAIS, ENTRE TANTAS EXPERIÊNCIAS NÃO
SAEM DA MEMORIA? Me lembro de uma vez que era ainda criança, com 14 anos e brincando de jogar, sai jogando com o Gil Sandi, porém com a bola alta, dificultando o domínio e ouvi dele: Moleque, jogue essa bola rasteira, para facilitar o domínio. Nunca mais esqueci.

Já adulto, me lembro da primeira vez que fui convidado pelo Araruna E.C. Fui todo feliz para jogar, porém como tinha muitos goleiros e era o mais desconhecido por estar retornando a cidade depois de bastante tempo estudando fora, fui dispensado sem nem me trocar. Neste dia vi o Araruna perder com falhas incríveis dos dois goleiros que atuaram. Foi muito triste, mas o amor pela camisa bordô já estava plantado em meu coração.
COMO É SUA ATUAÇÃO PÓS-APOSENTADORIA NO BB? Acredito ter construído uma história íntegra no Banco do Brasil, sempre de maneira
ética. Como construí uma historia longa no Banco, teve bons e maus momentos. Os maus normalmente por pedidos de favorecimento dos clientes que sempre recusei, mesmo com oferta de “bons presentes”. Jamais compactuei com casos da espécie e por esse motivo, cumpri minha jornada sendo homenageado pelo Banco na minha saída.
E SUA HISTÓRIA NO ESPORTE ? O QUE NÃO SAI DA MEMÓRIA DESTA ÉPOCA? -Meu Deus, foram tantos momentos inesquecíveis, como os títulos amadores. Em especial, o de 1988, 1990,onde joguei junto como meus antigos ídolos do esporte que ainda estavam em atividade, e ainda os títulos seguintes, auxiliando na formação de grandes ícones do esporte ararunense.
Lembro ainda do titulo do futebol Soçayte, em Campo Mourão, quando o esporte foi introduzido nos Jogos Abertos do Parana.
Não posso esquecer do futsal em Campo Mourão, onde iniciei na AABB, jogando ao lado de lendas como Ione e Rancho - o segundo e o terceiro respectivamente na foto abaixo-, que já estavam parando e nas equipes da Imobiliária Mãe Terra, Mecânica Marcos, Fertimourão, entre outras.  
QUAL O MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU NO FUTSAL E NO FUTEBOL? Sem dúvida, as equipes da Mecânica Marcos e principalmente da Fertimourão,  ao lado do Davi (goleiro), do Silvio, Getulinho, Luizinho, Marcelo, Renan, Tuim, só citando algumas lendas. 

 QUAL É O MELHOR ARARUNA DE TODOS OS TEMPOS? Seria injusto de citar apenas um time, já que joguei no Araruna por mais de 20 anos (25 no total). Foram vários grandes times. Mas o Araruna tinha uma peculiaridade, quando importava craques não tinha resultado, quando usava pratas da casa, tinha muito sucesso.  

QUAL É O SENTIMENTO EM OLHAR TUDO O QUE FEZ E VIVEU? Tenha uma frase que acho que define: "Vivi o esporte e fui feliz, não deixei inimigos e construí sólidas amizades."
VOCÊ FOI MAIS CONHECIDO PELO BANCO OU PELO ESPORTE? Depois de tanto tempo no Banco, vira sobrenome "Gerson do Banco do Brasil", porém, também me chamam de "Gerson Goleirão", na verdade, não sei dizer. 
NOTA DO BLOG - Ou como diria o goleiro Anderson "Lambari",  Gerson Turazzi, "O pai de todos".


COMO ANALISA O ESPORTE ATUALMENTE NO BRASIL? Analiso de forma bastante crítica, vejo o esporte, principalmente em épocas de Olimpíadas e Copas de Mundo sendo usado como
cortina de fumaça para encobrir votações prejudiciais à população. Vejo falta de investimento onde realmente é necessário, vejo muito interesse na construção de quadras nas escolas, o que seria um ótimo investimento senão houvesse o monstro do superfaturamento. Vejo pais cada vez mais cedo dando aos filhos brinquedos eletrônicos ao invés de equipamentos esportivos, isso desanima. Porém,  sou um otimista e vejo material humano de sobra e o futuro com otimismo, pois acredito nas gerações futuras.    

A NOSSA REGIÃO VOLTARÁ A TER UM FUTEBOL FORTE? As experiências recentes não foram boas, prêmios não foram entregues, coisas estranhas acontecem. Vejo o "RB" - Estádio Roberto Brzezinski cada vez mais vazio. Mas existe gente preocupada com isso. O advento da Copa Comcam é um exemplo disso. Eu acredito.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO?
Fui expulso de campo no futebol amador por três vezes, se pudesse voltar, hoje as teria evitado. 
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE GOSTARIA DE FAZER?  Viajar e conhecer o Brasil, tendo tempo para conhecer as pessoas.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO. Vou citar três professores pois acredito que a educação é
solução para a grande maiorias dos problemas atuais: Professores Robervani (Integrado), Cícero Fernandes (Araruna) e Cleuza Yurassek (Integrado - na foto abraçando a professora Conceição, na homenagem do programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia).  
ESPORTE, ÍDOLO E TIME? Como não poderia ser diferente, meu esporte é o futebol. 
Não tenho grandes ídolos, mas admiro muito o Oscar do Basquete, o Senna, e quanto a goleiros destaco  Rogério Ceni que acredito ter personalidade parecida com a minha e ainda
o Marcos do Palmeiras (acho este um verdeiro ídolo, por ser o mais humano deles).  
QUEM É ATLETA EXEMPLO? QUAL O MELHOR QUINTETO QUE JÁ TEVE A SUA FRENTE EM UM MESMO TIME? Sem duvida o Marcos, justamente por cometer as falhas que todo humano comete, admitindo e jamais se abatendo.
Melhor quinteto: no Futsal: Getulinho, Marcelo, Tuim e Luizinho.
No Futebol: Toninho, Hélio, Pedrinho, Kika e Dierley, (vou apanhar em Araruna, porque tivemos varias zagas maravilhosas) e deixei de fora o Dirceu Mendes porque este foi de outra "Galáxia".

QUAL TÍTULO VIBROU COMO NUNCA? São Paulo x Liverpool (Decisão do Mundial, onde o Rogério acabou com o jogo).
QUAL MANCHETE FICOU NA SUA HISTÓRIA?
Não sei, espero ter deixado bons exemplos, sendo chato mas respeitado pelos adversários e sendo amado pelos amigos.  
VAPT & VUPT
ÉTICA EM UMA FRASE É.. Optar por acoes nos levam a um caminho de virtude e de verdade, com o objetivo de produzir relações justas com aqueles com os quais convivemos. Mas de que pensamentos, a ética se revela por acoes reais que produzem resultados no mundo real.
SER BANCÁRIO FOI E É... Era um sonho pessoal e da família, hoje, uma profissão sofrida, criticada, onde o cliente atribui ao bancário as falhas produzidas  na maioria das vezes pela instituição. 
MÚSICA– Gosto de MPB, tenho tantas, por
exemplo: Pra não dizer que não falei das Flores – Geraldo Vandré; Balada do Louco – Nei Matogrosso; O bêbado e o equilibrista e Romaria– Elis Regina. 
LIVRO:  A Cura de Achopenhauer.
AUTOR?  Irvin D. Yalon.
PROFESSOR?  Prof. Ana Maria Hanel.
SAUDADES? Sem duvida de minha mãe e de suas comidinhas. 
- NOTA DO BLOG: Gerson, encontrei uma foto com ela, é a segunda em pé da esquerda para a direita. Saudosa dona Dulcinéia, um dos símbolos do futebol ararunense. 
MOMENTO INESQUECÍVEL? O atual, sempre.
HOBBY? Passear.
MANIA?  Dormir com alguma musica. 
PROGRAMA? Adoro uma roda de conversa (sem tema específico).
FRUSTRAÇÃO?  Não ter publicado meu livro (e poder ser candidato à Academia Mourãoense de Letras), parabéns a você Ilivaldo por ser  membro da AML. 
FAMÍLIA É.  Base, Celula Mater, imprescindível e insubstituível.  

ARARUNA DO PRESENTE É: Uma cidade em rápida transformação. 
ARARUNA DO FUTURO SERÁ... : Sonho que seja um lugar melhor para se viver.
SENTIMENTO DESTA HOMENAGEM? Uma emoção indescritível, uma sensação que ao se passar pela vida, alguma coisa de boa você realizou. 
NOTA DO BLOG - Gerson Turazzi, na imagem acima, recebendo o troféu Tocando de Primeira no programa de número 738 na Rádio Colméia - Atualmente o Tocando de Primeira já chegou a 1.342 sábados no ar. Faz algum tempinho esta homenagem heim Gerson.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Muitos amigos, como por exemplo o Dirceu Mendes. 
- Em julho de 2010 Dirceu Mendes foi homenageado no Blog. Para acessar, copie o link no navegador
RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Devemos lutar por bons exemplos, essencialmente aqueles voltados ao esporte e à cultura, pois são legados que podemos deixar para futuras gerações e que não lhes pode ser tomados.  
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.....
De viver com mais qualidade, de repensar futuras ações e de retribuir à família tudo aquilo de bom.
QUAL PERGUNTA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Achei bem completo, não me vem uma pergunta que deveria ser feita, quem sabe no futuro minhas acoes sugiram alguma nova e não feita pergunta. 


2 comentários:

  1. Homenagem mais do que merecida: pela carreira profissional (banco e advocacia), pela difícil vida de goleiro (que ele fazia parecer fácil) e, principalmente, pela sensacional pessoa que é como amigo, pai de família, cidadão... Eu que tive a honra de jogar ao lado dele e não o contrário!

    ResponderExcluir
  2. homenagem mais do que merecida, grande Gerson um dos melhores goleiros com que já joguei e fomos campeões em muitas delas, um abraço amigo, você e uma pessoa abençoada por Deus

    ResponderExcluir