10 de jul. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Dirceu Mendes, de Araruna (PR)


Na ENTREVISTA DE DOMINGO o Nosso BLOG tem homenageado cidadãos de Campo Mourão que muito fizeram e fazem em várias áreas da nossa socidedae. E neste final de semana, o entrevistado é de Araruna e se chama Dirceu Mendes (foto). Ao longo das últimas décadas, ele levou e elevou o nome de Araruna e da região de Campo Mourão com a sua atuação no futebol profissional.
Dirceu Mendes, lateral esquerdo com renome nacional, um dos filhos de Avelino Mendes e Norma Tereza Trento Mendes, casado com Odete Aparecida Badocco Mendes e pai de Ana Claudia, Aline e Tais Mendes.
"Minha vida profissional sempre foi com o futebol. Comecei a jogar na Mourãoense, depois fui para o Londrina e em 1978 para o Grêmio de Porto Alegre, onde fiquei até 1982. Eu amo o futebol desde os 5 anos de idade", conta Dirceu Mendes, que na noite de 2 de julho foi homenagedo pela comunidade ararunense em evento de gala que entrou para a história do esporte regioinal.
Uma ótima ENTREVISTA DE DOMINGO e excelente semana com as graças e bençãos de Deus.
"As pessoas abertas a Deus são as mais felizes", disse padre Gilson Sobreiro.
Nas imagens acima na festa em sua homenagem: com o ex-goleiro Raul e abaixo, seus amigos Tuca, Romildo, Gerson, Jairo, Ilivaldo, Davi e Cícero Fernandes.
QUEM É DIRCEU MENDES? Sou um ex- atleta de futebol, filho de Avelino Mendes e Norma Tereza Trento Mendes. Sou casado com Odete Aparecida Badocco Mendes e pai de Ana Claudia, Aline e Tais Mendes.
DESDE QUANDO ESTÁ EM ARARUNA? Eu, meus pais e meus irmãos trabalhávamos na roça, no Município de Cambé. Na ocasião, nosso patrão nos convidou para ajudar a “tocar” a fazenda aqui em Araruna e viemos. Estou até hoje aqui,ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Infância simples. Até os 17 anos estive na roça, em uma fazenda. Eu jogava bola e estudava até os 11 anos de idade.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Eu me defino como um homem forte, tenho minhas realizações que quis e fiz, e tenho planos também, para o futuro.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Conclui o ensino médio, em 1979. Depois disso, não fiz mais cursos.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Minha vida profissional esteve em torno do esporte e do futebol. Comecei em Campo Mourão, em 1971, na antiga Mourãoense (foto abaixo). Em 1973, fui para o Londrina e em 1978 para o Grêmio de Porto Alegre, onde fiquei até 1982.
Depois, fiz uma temporada no Santa Cruz de Recife (foto) e levei toda família.
Em 1983 fui para o América de Rio Preto, e no mesmo ano, fui para o Paulista de Jundiaí. Em 1984 voltei para o Londrina - no mesmo ano fui para o Juventude de Caxias (RS). Em 1985 joguei no Avaí, de Florianópolis. Em 1986 para o Cascavel e lá, encerrei minha carreira como jogador.
Como treinador, comecei no Sport de Campo Mourão, em 1989, e fiquei até 1992, por três anos consecutivos. Depois treinei o Cascavel, o Goioerê, o Grêmio de Maringá. Voltei para Campo Mourão, treinei três anos atletas na escolinha do Zico e por fim , voltei à ADAP, onde fiquei até 2007. Logo em seguida fui convidado para comandar uma escolhinha de atletas na Divisão de Esportes de Araruna, onde estou atualmente.
QUAIS OS PRINCIPAIS TÍTULOS? Fui bicampeão gaúcho pelo Grêmio de Porto Alegre (79/80), Campeão Brasileiro em 1981 e vice-campeão brasileiro, em 1982.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? Claro: Futebol. Meu time do coração é o Grêmio de Porto Alegre; mas tenho uma pontinha no Santos. Meu ídolo é o Pelé (não o conheci ainda). QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? E QUAL O MELHOR TIME EM QUE JOGOU? O melhor, melhor mesmo? (Sim) Foi o Cruzeiro (75/76 – com nomes como Raul Plasmann, Piaza, Tostão e Dirceu Lopes). O melhor que eu já joguei foi o Grêmio de Porto Alegre mesmo (79/80 – Dirceu Mendes, Leão, Nelinho, Paulo Izidoro, Paulo Cesar Caju, Baltazar, Éder, Tarcísio).
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO FUTEBOL? QUEM FOI O “CULPADO”? Eu amo futebol desde os 5 anos de idade, quando ainda estava na fazenda em Cambé. Culpado? Meu irmão que era torcedor fanático do Santos.
O FUTEBOL DE HOJE É BEM DIFERENTE DA SUA ÉPOCA? O QUE MUDOU? Os salários são melhores, as condições de jogo também, você tem mais visualização e mais um monte de coisa. Na tática, por exemplo, na minha época jogava-se com dois pontas (direita e esquerda, era muito aberto – mas hoje ainda existem times que jogam assim: Espanha e Alemanha). Comigo? O lateral de Portugal jogava por dentro também. Eu jogava muito por dentro. O lateral hoje só vai pela “beirada”.
QUAL O SEU PASSATEMPO E O QUE FAZ COMO HOBBY? Em adoro jogar tranca, com amigos do antigo futebol: o Hélio Spolador e Gervásio Zanutto (na foto, com grande emoção erguendo em 2007 o título da Copa Coamo de Futebol Suíço pela equipe "Chiqueirinho"..
QUAL JOGOU MARCOU SUA VIDA? O TÍTULO E O GOL MAIS IMPORTANTE? Lembro muito do campeonato que ganhamos no Beira Rio, em cima do Internacional, em 1980. Lembro que o estádio estava lotado de vermelho e um cantinho só de azul, mas ganhamos.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... Eu acho que feliz. Estou bem de saúde. Minha família, que é a coisa mais importante para mim, está também. Então estou bem.
QUAL PROJETO QUE AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Eu quero na verdade voltar à ativa, ser técnico de novo.
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Com certeza sair da roça e ter a oportunidade que eu tive de sair de Araruna com 17 anos e ir jogar bola. Vou citar um nome: Tarcísio Sartor me levou para mourãoense. Foi um divisor de águas. Nunca esperava ter uma oportunidades destas à época. (A família apoiou?) A família me apoiou muito. Eu saí do “inferno” e fui para o “céu”, onde eu queria estar. Jogando bola. A família sempre quis o meu melhor.
Dirceu, em 1970, na Mourãoense (Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense- AERM): Zinho, Milton, Charrão, Maizena, Dirceu Mendes e Jorginho; Wilson, Noriva, Valdecir, James e Alfredinho. O presidente da AERM era Delordes Daleffe e o vice, Egydio da Silva.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Teve uma que marcou muito. Foi no jogo Fluminense e Grêmio, no Olímpico. O Enio Andrade me falou para não “apoiar” o ataque e eu apoiei, perdi a bola e saiu gol do Fluminense. Empatamos e Enio me “excomungou” (risos).
QUAL O "GOLAÇO" MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA E POR QUÊ? Acho que foi quando estava Londrina e joguei contra a Portuguesa, no Estádio do Café. Dei um chute de fora da área, acertei o ângulo esquerdo do gol. Lembro muito desse gol. O Londrina, em 1976 - o super time que virou "Tubarão" - Lauro, Paulo Rogério, Arenghi, Raimundo, Dirceu e Fio; Paraná, Carlos Alberto Garcia, Anderson, Bosco e Marco Antonio.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE ARARUNA? Cícero Fernandes (zagueiro - 1969), Esquerdinha (ponte esquerda - 1969) e Gerson Turazzi (goleiro – até hoje na ativa). Gerson Turazzi, ao centro, com o troféu Tocando de Primeira, na homenagem prestada a ele no programa 738 - ao lado de Ilivaldo Duarte, Gervásio, Artur Andrade e Bóris Kopko.
QUAL O MELHOR TIME DO ARARUNA DE TODOS OS TEMPOS?Dirceu, Romualdo, Cícero Fernandes, Daco, Graia, João Posachio, Pedrão 14; esquerdinha; Tiãozinho e Pigoça.
A ARARUNA DO PRESENTE É... Uma ótima cidade de viver, índice de empregos alto, cidade confortável. Gosto muito daqui.
A ARARUNA DO FUTURO SERÁ? Em cidade pequena é difícil ver um futuro muito diferente do atual. A intenção e torcida é sempre de melhora. Eu moro aqui. Quero o melhor para a cidade. O QUE SIGNIFICOU A HOMENAGEM RECEBIDA NA NOITE DE 2 DE JULHO DE 2010? QUAL FOI O MAIS EMOCIONANTE? Duas palavras: Inesquecível e Emocionante. Acho que o que mais me pegou de surpresa foi quando minhas filhas e família entraram. A presença dos amigos o Leto, Lélis, Ancheta (foto)- um grande amigo pessoa fora de sério, me deixou muito emocionado.
SAUDADES. TEM? DO QUÊ OU DE QUEM?: Saudade de voltar a jogar. De ter a emoção de entrar no campo e jogar bola mesmo.
QUEM DE ARARUNA O SENHOR SUGERE PARA SER CELEBRIDADE AQUI NO BLOG NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Aiala – Treinador do Sport de Campo Mourão.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Nenhuma, o Ilivaldo sempre pergunta tudo. (risos)
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Reconhecimento. A maioria dos meus amigos da época em que eu jogava não sabe onde eu estou. Estar na internet é motivo de orgulho estar sendo apresentado para o Brasil inteiro. Dirceu com o amigo Ancheta, zagueiro nos velhos tempos no Grêmio
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Nunca deixar de acompanhar o llivaldo Duarte, que é um batalhador e inovador. E para os atletas: nunca percam o instinto, a vontade de batalhar e a garra para conquistar seus objetivos.
NOTA DO BLOG: Agradecimentos ao jovem Guilherme Martins, de Araruna, que colaborou com o Nosso BLOG para a produção e realização desta histórica ENTREVISTA DE DOMINGO.

6 comentários:

  1. Meu amigo Dirceu Mendes, um gigante do futebol. Um abraço fraterno, Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo carater e pelo cidadão honesto que você é e um excelente treinador. Um abraço ao amigo Dirceu Mendes.
    Estou em Campo Verde no MT, quem lhe escreve Clauber de Jacarezinho-PR

    ResponderExcluir
  3. tempos que não voltam mais...
    minha família mudou pra Araruna em 1969 quando eu tinha 13 anos de idade o Dirceuzinho como era conhecido,tinha 16 anos na época e já era cobra no meio dos craques do araruna e.c.vivi nessa inesquecível cidade até o final de 1975 e de lá pra cá só saudades. Manassés de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SP

    ResponderExcluir
  4. Manassés lembra dos craques... do ARARUNA E.C.timaço na época,o qual eu era proibido e reprimido severamente com violência,por meu pai que era pastor evangélico,por não permitir de ir aos treinos,pois fazia às escondidas,quando dava certo.olha os craques:goleiros DIRCEU E HIRATA.ALORI,BADOCCO,GENÉSIO,CÍCERO E POLSAQUE CLARINDO,DIRCEU,ESQUER..TIÃOZ..E IONE.-PIGOSSI..

    ResponderExcluir
  5. anônimo deseja... eu manassés desejo entrar em contatos,com todos os meus colegas de Araruna daquela época,pois infelizmente nunca mais pude vê-los.portanto quero deixar aqui meu E-MAIL: amaral-manasses@hotmail.com SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

    ResponderExcluir
  6. manassés disse: depois surgiram outros craques como: pedrinho 14, cláudio, gralha, rubão, daco e outros mais que fizeram história nesse grande time do araruna comandado pelo saudoso competente veterano zé catorze. ex. jogador do Garça-sp,dizia ele na época.

    ResponderExcluir