Há 11 anos eram produzidas as primeiras fraldas pela Casa das Fraldas em Campo Mourão. Exatamente no dia 6 de maio de 2008, em uma sala cedida pela Associação Comercial e Industrial (Acicam), por acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Integrado. Eles se reuniram pela primeira vez para confeccionar fraldas para repassar as entidades filantrópicas de Campo Mourão.
A meta era produzir cinco mil fraldas, mas a ação – inicialmente projetada para ser temporária – tornou-se permanente com a instalação da Casa das Fraldas. Posteriormente o projeto de responsabilidade social foi transformado na Fundação Casa das Fraldas São José. A produção nesses 11 anos já ultrapassa a 1 milhão e 400 mil fraldas.
Mas o êxito da ação inovadora não ficou restrito a Campo Mourão. Nos últimos anos, o projeto idealizado pela advogada, professora e diretora executiva da Acicam, Marta Kaiser Leitner (in memoriam), foi adotado e implantado em mais de duas dezenas de cidades paranaenses. Também foi implantado na Bahia. Autoridades e lideranças de outros estados já estiveram em Campo Mourão para conhecer a ação.
Parte da produção é destinadas gratuitamente a entidades filantrópicas de Campo Mourão. Entre elas, o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, Hospital Santa Casa, Apae e o Lar Dona Jacira, entre outras - instituições onde a fralda é um produto indispensável, utilizado em larga escala e consumia parte expressiva dos parcos recursos disponíveis.
Ao atender essa demanda, a Casa das Fraldas ajuda também a viabilizar a reforma de instalações, ampliações, aquisição de equipamentos, ampliação da clientela atendida, implementação de novas ações e outras ações dessas entidades.
Não são beneficiadas apenas entidades filantrópicas. Todos os meses, a Casa das Fraldas fornece o produto a cerca de 450 pessoas de Campo Mourão comprovadamente carentes, em situação de miserabilidade, devidamente cadastradas. A inclusão dos beneficiados é precedida de uma visita “in loco” para constatar a necessidade e a real situação de carência. A partir daí, a distribuição e o monitoramento tem o apoio da Pastoral da Saúde. Com informações da Assessoria de Comunicação Casa das Fraldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário