13 de mai. de 2019

DESCANSE EM PAZ Pedro Jort! Um agricultor e pioneiro de qualidade

O agricultor e pioneiro de Campo Mourão desde 1974,  Pedro Jort, 97, faleceu na manhã desta segunda-feira, 13 de maio na Capital do Centro-Oeste do Paraná. Na foto, com parte de sua família ao lado de rotarianos recebendo a "Comenda Verdes Campos”, outorgada pelo Rotary Clube Verdes Campos. 
Esta Comenda é concedida pelo Rotary Clube Verdes Campos para reconhecer e homenagear anualmente pioneiros desbravadores e empreendedores que ajudaram a construir a história da cidade e região.
HISTÓRIA DE SUCESSO - Pedro Jort era agricultor e toda a sua vida foi dedicada à agricultura. Residia em Campo Mourão há mais de 77 anos e aqui construiu sua família e sua história.
DIFERENCIADO - “Ele foi um empreendedor, desbravador, um homem de muita sabedoria e coragem, de uma memória incrível. Uma pessoa simpática, culta, que falava inglês, francês, alemão e português, e para manter-se conectado ao mundo assistia jornais franceses e alemães”, lembra Valdir Corral, presidente do Rotary Clube Campo Mourão Verdes Campos na época da honraria.
TRAJETÓRIA - A trajetória de Pedro Jort iniciou com a vinda de seu pai (George) para o Brasil, deixando-o com sua mãe na França. Em setembro de 1938, Pierre Jort – que passou a ser chamado de Pedro Jort no Brasil-  e sua mãe Eva, vieram ao Brasil.
ORIGEM - Com 18 anos, após passar por Rio de Janeiro e São Paulo, Pedro Jort e sua família chegaram em Curitiba. Foi em viagem ao interior do Paraná, que o pai de Jort acompanhou o então Interventor Manoel Ribas e adquiriu uma área de 713 alqueires de terras em Campo Mourão. “O próprio Ribas afirmou ao meu pai que as terras da região  eram o futuro do Estado”, lembra o filho Pedro. Na época, a região era um grande campo aberto com muita saúva e rodeado de matas.
NA REGIÃO - Em 1941 Pedro Jort e sua família chegaram em Campo Mourão e trabalharam no sítio localizado no Campo Bandeira – perto de onde hoje é o anel viário - plantando lavouras manuais com o apoio dos vizinhos.
Mas foi antes, em uma fazenda em Rolândia (PR), que Pedro Jort durante dez anos trabalhou cultivando café e aprendeu a profissão de agricultor. Com os conhecimentos de mecânica repassados pelo pai, ele produziu um catador de café magnético, inventado pelo dono da fazenda onde trabalhava.
NO TEMPO - Nasceu em Strasburgo, no Leste da França  em 1922. Chegou em 1941 a Campo Mourão.  Com 18 anos chegou ao Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Campo Mourão)
- “Meu maior orgulho não está no patrimônio material e sim no legado de caráter, determinação e vontade de trabalhar que herdei dos meus pais e passei aos filhos.” Pedro Jort.

Nenhum comentário:

Postar um comentário