
Quarto filho de José Alves e Maria Lima Feitoza, de uma família de oito irmãos, José Agnaldo Feitoza saiu de sua cidade natal - Nossa Senhora da Glória, no Sergipe, com um mês e meio de vida. O escritor, professor, Ministro da Eucaristia e titular da cadeira número 04 da Academia Mourãoense de Letras, é homenageado esta semana aqui no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
"Meus pais vieram do Sergipe para o Paraná, com quatro filhos. Eu tinha 45 dias de vida. Meu pai, que já tinha uma breve passagem por esta região quando solteiro, veio trabalhar com uma família de japoneses (Oyama) em Engenheiro Beltrão, na cultura do algodão e hortelã. Quando eu tinha cinco meses, por não ter recebido a vacina contra o vírus da poliomielite, fui acometido por esta impiedosa doença. Na mesma noite um tio, de apenas 11 meses, também teve a paralisia infantil. Quando completei dois anos, meu pai comprou um sítio ao lado da propriedade do meu Avô, no Alto São João, perto de Piquirivaí", conta o imortal da Academia Mourãoense de Letras.
Ele conta um pouco da sua história e da sua vida na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Quem é José Agnaldo Feitoza? Nasci na cidade de Nossa Senhora da Glória, no Estado de Sergipe, em 15 de janeiro de 1968. Sou filho de José Alves Feitoza e Maria Lima Feitoza. Sou irmão de Maria Rozimeire, José Valberto, José Deginaldo (in memoriam), Rose Neyre (in memoriam), Edinaldo, Maria José e Marcos. 
"Meus pais vieram do Sergipe para o Paraná, com quatro filhos. Eu tinha 45 dias de vida. Meu pai, que já tinha uma breve passagem por esta região quando solteiro, veio trabalhar com uma família de japoneses (Oyama) em Engenheiro Beltrão, na cultura do algodão e hortelã. Quando eu tinha cinco meses, por não ter recebido a vacina contra o vírus da poliomielite, fui acometido por esta impiedosa doença. Na mesma noite um tio, de apenas 11 meses, também teve a paralisia infantil. Quando completei dois anos, meu pai comprou um sítio ao lado da propriedade do meu Avô, no Alto São João, perto de Piquirivaí", conta o imortal da Academia Mourãoense de Letras.
Ele conta um pouco da sua história e da sua vida na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Sou casado, desde 18 de maio de 2002, com Ana Paula Kuasnecha Feitoza e pai de Mariana Kuasnecha Feitoza.




Onde o senhor estudou, que cursos fez ou faz? Estudei de 1ª a 4ª série na Escola Municipal Rocha Pombo; de 5ª a 8ª no Colégio Estadual; Ensino

O que faz na vida profissional? Trabalhei como professor de 1ª a 4ª série, no ano de 1988; Auxiliar administrativo nos Correios de 1991 a 1994, voltando em 1999; prof. de Geografia no ano de 1993, em Luiziana; professor de Geografia e História nos anos 1994/95; Chefe da Seção de Tacografia no Expresso Nordeste, de 1994 a 1997; Auxiliar Administrativo pelo Paraná Educação, de 1999 a 2004; Professor de Ensino Religioso pelo Município de Campo Mourão, por concurso, de 2004 a 2008; Faço parte do quadro próprio do magistério do Estado do Paraná, desde 2004; como professor de Geografia e Ensino Religioso. Atuo no Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira.
Como o senhor se define? Um cristão, numa busca incessante para honrar a condição de batizado.
Como é o seu dia a dia? A primeira coisa que faço ao acordar para um novo dia

Como passou a participar efetivamente da Igreja Católica? Hoje o Sr é Ministro da Eucaristia, o que faz nessa função? A família é a primeira Igreja, a escola onde as crianças movem os primeiros passos no caminho da vida cristã. Vivendo os valores evangélicos em família, haverá então a formação de cristãos convictos, autênticos e comprometidos com a construção do Reino, sem que ninguém se disperse na procura de uma falsa felicidade. Fui catequista por muito tempo, só não dei continuidade por incompatibilidade de horário. Recebi a investidura de Ministro Extraordinário de Eucaristia e da Palavra, de Dom Virgílio de Pauli, no dia 4 de outubro de 1987. Atuo na Paróquia da Catedral de Campo Mourão.
Como nasceu sua vocação para escrever? Quantos livros já publicou? Qual o mais importante, o que deu mais trabalho e qual será o próximo?

Como é ser membro da Academia Mourãoense de Letras? Escrever é fácil? Ser membro da Academia Mourãoense de Letras é uma honra, sou agradecido por este privilégio.

O que o senhor já fez, que se pudesse, jamais teria feito ou faria de novo? No ano de 1993 o cantor Robert Allen Zimmerman, artisticamente conhecido por Bob Dilan, disse: “Se você chegar aos 40 anos de idade, fizer uma reflexão de vida e constatar que é a mesma pessoa de quando tinha 20 anos, significa que você perdeu 20 anos de sua vida”. Temos que ser melhores a cada dia, reconhecermos

O que o senhor ainda não fez, que sonha, almeja um dia fazer? Retornar ao lugar onde nasci, Nossa Senhora da Glória - Sergipe, de onde sai com apenas 45 dias de vida. Tenho um sonho, um pouco mais alto, que é de ir ao Vaticano participar de uma Missa.
Nota do BLOG: A primeira povoação da cidade natal de Agnaldo recebeu o nome de Boca da Mata, dado pelos viajantes que descansavam no local. Por volta de 1600 a 1620, os ranchos ali existentes formaram uma povoação. Posteriormente, a localidade foi rebatizada quando o pároco Francisco Gonçalves Lima, fez uma campanha junto aos moradores para aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Glória.
O município, que ficou conhecido como a “Capital do Sertão”, tem a maior feira da região e acabou atingindo um desenvolvimento muito maior que a sua antiga sede, Gararu. “Boca da Mata”, deu-se por conta dos viajantes, pois tinham medo de seguir suas rotas durante a noite e ali, na entrada da mata, dormiam. Disso surgiu uma expressão que se tornou comum entre eles: “dormir na boca da mata”. Daí a origem da toponímia.


O senhor foi candidato a vereador e não logrou êxito nas urnas. Pensa em ser novamente candidato e por quê? Pela minha condição física e social precisei muito de apoio e Deus me deu a graça da presença de pessoas, sensíveis e de coração bondoso, na minha caminhada. Por si só, não tenho condições de retribuir a ajuda que tive. Minha intenção sempre foi de participar da política para buscar, principalmente nesta área, ações que venham de encontro com as reais necessidades das pessoas com deficiência. Quanto ao fato de ser candidato ou não, ainda não parei para pensar nas próximas eleições.
Qual seu esporte preferido e o time do coração? Aprecio, com mais ênfase, o futebol. Meu time do coração, mas não com fanatismo, é o Santos. Mas gostei mesmo foi a excelente fase do Sport Campo Mourão na Primeira Divisão no estádio RB.

Cite três personalidades esportivas de Campo Mourão? Itamar Tagliari, Paulinho e Ambrózio.
Cite três personalidades mourãoenses? Augustinho Vecchi - na imagem com Agnaldo e Irineu Brzezisnki- Aroldo Gallassini e Renato Fernandes Silva. Existe ainda
VAPT-VUPT
Ética em uma frase é... O caráter universal da dignidade humana e do ideal democrático de convívio social devem tornar-se um princípio que norteia todas as condutas praticadas pelos seres humanos.
A política é... A arte da convivência entre as pessoas. Está presente em todas as relações humanas. Fazemos política o tempo todo: na família, na comunidade, entre os amigos.
Campo Mourão do presente é ... Uma cidade de prosperidade, sempre abençoada por Deus. Tenho muito orgulho de ser mourãoense.
Governo Nelson Tureck... Ainda resta um tempo considerável de 14 meses para finalizar seu mandato. A expectativa é que sejam concretizadas propostas, ainda pendentes, e que aconteçam novas ações de políticas públicas em prol da melhoria da qualidade de vida do povo bom de Campo Mourão. Faço, em público, um desafio ao Prefeito: a criação da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com

Governo Beto Richa... Ainda é cedo para avaliar seu governo, com apenas oito meses. Uma coisa é certa, ele precisa honrar suas raízes, na pessoa do seu saudoso pai, José Richa - na imagem conversando com o saudoso Bispo Dom Virgílio e o ex-prefeito de Campo Mourão, José Pochapski- , que fez política com muita seriedade (tive a oportunidade de conhecê-lo, em Campo Mourão).
Governo Dilma... É fundamental que as políticas sociais do nosso país tenham um horizonte claro, indicando para os sonhos de todos os brasileiros, que é a construção de uma sociedade que garanta a todos os seus cidadãos os direitos sociais. Ela está governando o país, com a complexidade que tem, buscando o desenvolvimento brasileiro. Sua principal bandeira de luta é contra a miséria, ainda existente nesta nação privilegiada pela natureza. Quase um bilhão de pessoas passam fome no mundo. Esta bandeira teria que ser de todos os governnantes.
Comida... Arroz, feijão, salada e carne.
Música... Todos os estilos, desde que tenha uma boa mensagem.
Religião... Cristã (Igreja Católica).

Um fato marcante A morte de dois irmãos num mesmo acidente (09/07/85)). Ele tinha 19 anos, já era professor e catequista. Ela tinha 15 aninhos e também já era catequista.
Uma imagem..... A capa do primeiro livro (a imagem da Misericórdia Divina).
Um sonho... Poder efetivar um projeto em prol das pessoas com deficiência.
Qual pessoa gostaria que fosse entrevistada neste espaço? Irmã Geralda.
Qual sentimento de receber esta homenagem? Meu sentimento é de muita alegria no coração, de gratidão ao estimado confrade Ilivaldo Duarte pela atenção carinhosa que me foi oferecida em participar desta entrevista, onde pude externar um pouco da minha história de vida.
Qual o seu recado aos leitores dessa ENTREVISTA DE DOMINGO? O recado que desejo deixar aos queridos leitores está contido nesta passagem bíblica: “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma” (Ecl 30, 22-25).
Muito obrigado pela homenagem, confrade Ilivaldo! Deus o abençoe!
ResponderExcluirUm abraço fraterno!
Agnaldo
O agnaldo feitoza ele e o meu professor de geografia no colegio estadual marechal rondone ele e muito querido e bondoso
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir