18 de set. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nelson de Souza


O conhecido e irreverente árbitro de futebol em Campo Mourão, Nelson de Souza, ex-árbitro da FPFS, FPF e da CBF, com mais de 30 anos de arbitragem em campos da região de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil, no futebol suíço, futsal e futebol de campo, é o homenageado desta semana aqui na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Nascido em Apucarana, Nelson passou sua infância em Campo Mourão e em Pinhalão D’Oeste, hoje Farol. Oficialmente em Campo Mourão desde
1961, mais precisamente na Vila Rio Grande, Nelson foi inclusive artista e chegou até realizar shows em Campo Mourão. "Na infância, brincava de comboy, bola de gude na antiga rodoviária e matinê nos cinemas Império e Mourão onde trocava gibis", conta o atual encanador, que iniciou sua vocação como árbitro por acaso. "Tudo começou quando assisti a uma reunião de árbitro na Liga de Campo Mourão e o presidente da liga Wille Bathke Júnior e o então diretor de Árbitros Abigail Gonçalves dos Santos, o"Tula".

Conheça um pouco da história de Nelson de Souza na ENTREVISTA DE DOMINGO.


QUEM É NELSON DE SOUZA? Sou bombeiro hidráulico (encanador), já fui detetive particular, tratorista, tipógrafo, árbitro da CBF -futebol- e CBF -futsal- Sou casado com Maide Souza. Nasci em Apucarana, sou filho de Gregório e Rosalina Milestr, irmão de Nilson de Souza, pai de Edson Carlos, Sheilla, Nelson Júnior e Jane. Minha infância foi nos anos de 1951 e 1952 em Campo Mourão; e de 1952 a 1961, em Farol – no antigo Pinhalão D’Oeste. Em 1961 voltei para Campo Mourão – Vila Rio Grande, onde comprei a primeira data, então com 11 anos de idade e pagava em cruzeiros antigos: 7,500,000,00 por mês vendendo abóbora para um criador de porcos.Nas imagens abaixo, jogando futebol, apitando ao lado do irmão Nilson de Souza e do radialista João Nereu, na época, conhecido também como "Pantaleão", e na última imagem, Nelson de Souza como artista.ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? na infância brincava de comboy - bola de gude na antiga rodoviária e matinê nos cinemas Império e Mouras onde trocava gibis. Em Cm desde 2- Desde 1951 quando meu pai tinha um bar ao lado do Hotel Brasil, rua Araruna – Bar. ONDE O SENHOR ESTUDOU? COMO NASCEU SUA VOCAÇÃO PARA O FUTEBOL E O BOMBEIRO HIDRÁULICO? Estudei até a 4ª série no Pinhalão (Farol). Estudei admissão – antigo pré-vestibular, 5ª série. Minha vocação para árbitro começou por acaso quando assisti a uma reunião de árbitro na liga de CM. O presidente da liga Wille Bathke Júnior e o diretor de Árbitros era o "Tula" - Abgail Gonçalves dos Santos. A vocação para encanador foi por trabalhar como auxiliar no Santa Maria Hotel em 1969 com uma pessoa super profissional na área de encanamento (compadre Vicente Braz) ao qual devo o pouco que tenho e sou como encanador. Hoje ele está com Deus.Na imagem abaixo, no RB, Nelson ao lado dos irmãos Adir e Abgail Gonçalves dos Santos, o "Tula" e Fernando.
COMO O SENHOR SE DEFINE? 4- Me defino como uma pessoa muito sentimental – emocionalmente. Amo meus 4 filhos e 5 netos (Bruna Camila, Natalia, Edi Carlos, Luan, Nicolas). O QUE É SER BOMBEIRO HIDRÁULICO? E SER ÁRBITRO DE FUTEBOL? Ser bombeiro Hidráulico "encanador" e árbitro é uma realização de vida. QUAIS AS PRINCIPAIS PARTIDAS QUE APITOU? Inter de Limeira x Juventus, em Limeira; Inter e Goiás, no Beira Rio, e Atletiva em 1987, em Curitiba.
É FÁCIL SER ÁRBITRO HOJE EM DIA? QUEM FOI O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS? Não é fácil ser árbitro, hoje custa caro tem que ter um Q.I. na FPF. Para ser bom árbitro tem que ser honesto e gostar do que faz não só pelo dinheiro. Considero árbitros que foram exemplos Dulcidio Wanderlei Bosquila, Afonso Victor Oliveira e Agomar Martins, este do Rio Grande do Sul,Mas o melhor de todos foi o paranaense de Cormélio Procópio Afonso Victor de Oliveira (foto).
O QUE O SENHOR JÁ FEZ, QUE SE PUDESSE, JAMAIS TERIA FEITO OU FARIA DE NOVO? Não acreditaria em todos os árbitros que convivi, pois 80% são "cobras naja", só são amigos quando convém, aí tem churrasco, peixe assado, mocotó, presentes. Tem vários casais de cobras dentro do cesto esperando o toque da flauta.Em jogo do Bariri Esporte Clube (BEC) no estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão: Nelson ao lado dos conhecidos árbitros que marcaram época no nosso futebol Romildo Cândido Catarino e Jorge Denker. Com um detalhe: o jogador que entra em campo com a camisa 11 é Getulinho Ferrari Júnior com seu filho.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ, QUE SONHA, ALMEJA UM DIA FAZER?Um curso de mergulho, pesca aquática no mar.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E O TIME DO CORAÇÃO? Futebol e meu time é o verdão de Parque Antárctica, o Palmeiras.
VAPT-VUPT
ÉTICA EM UMA FRASE É...
Honestidade.
POLÍTICA É... necessária, quando feita com amor ao próximo de não pelo dinheiro, por ganância, só pensando nos seus filhos, filhas e primos, sobrinhos e esposa...
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Pedro Cordeiro, Ari Mateus e Itamar Tagliari.Itamar e Pedro Cordeiro, ao lado do conhecido esportista João Emílio, fundador do Esporte Clube Estrela
CITE TRÊS PERSONALIDADES MOURÃOENSES? Tauilo Tezelli, Dr. Rui Cruz e Aroldo Gallassini. Na imagem, Dr. Aroldo, Dr. Ruy e Nelsinho Teodoro
CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É ...
esperança de muito futuro, cidade que amo. A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ..depende da sabedoria dos eleitores nos futuros candidatos, não repetir voto na mentira.
GOVERNO NELSON TURECK...um dos piores que já tivemos. Não soube escolher seus secretários, 90% só recebem e não sabem o que são lá na prefeitura.
GOVERNO BETO RICHA...pouco tempo para mostrar serviço mas acredito na vontade e honestidade dos seus comandados e deputados.
GOVERNO DILMA... está dando continuidade no plano FHC e Itamar.
MÚSICA...Música sertaneja em especial duas: Filho adotivo – Sergio Reis e Mala amarela – Daniel.
UM FATO INESQUECÍVEL...
Recebimento do apito de ouro, troféu tocando de primeira. Nelson recebendo o troféu Tocando de Primeira, em dezembro de 2000, do professor Richarde Salvador, como Melhor Árbitro de Campo Mourão
UM FATO MARCANTE Fatos marcantes: quando fui indicado para as duas CBF e nascimento dos 4 filhos.
UMA PARTIDA INESQUECÍVEL..Atletiba, onde fui auxiliar com Valdemir H. Santos: apito Afonso Vitor Oliveira.
UM JOGADOR INDISCIPLINADO... Bodinho, do Luiziana.
UM JOGADOR DISCIPLINADÍSSIMO...Paulinho Fernandes, da Arcam.
UM SONHO Ver meus netos e netas serem pais e mães.
QUAL SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM? Muita emoção, sem palavras por que ao vivo seria impossível responder sem lágrimas, sou emotivo.
QUAL O SEU RECADO AOS LEITORES DESSA ENTREVISTA DE DOMINGO? obrigado e desculpem se não me expressei, desculpem o desabafo. Fiquem com Deus. Em evento no ginasião Belin Carolo, ao lado de personalidades como Idevalci Maia, Wilson Piazza, entre outros.

Um comentário:

  1. Quando trabalhei nos Correios, o Nelson postava muitas correspondências. Lendo a entrevista, lembrei-me deste detalhe. Deus o abençoe, juntamente com seus familiares!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir