26 de jul. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Marta Kaiser


A professora, advogada e secretária executiva da Acicam, a mourãoense Marta Paulina Kaiser Leitner é a homenageada deste dia 26 de julho na ENTREVISTA DE DOMINGO. Saiba o porquê do seu nome composto e o que ela fazia quando criança ajudando o pai na roça. Idealizadora do projeto de Responsabilidade Social "Casa das Fraldas", Marta relata a importância desta iniciativa e também informa como anda o "Observatório Social" e a Acicam, entre outras respostas.
Uma ótima leitura conhecendo um pouco mais sobre a história,
a vida e a trajetória da filha do `seo´ Martin Kaiser e da "dona" Maria Kaiser, ou simplesmente, a Marta da Acicam, ou ainda a professora, doutora Marta..
Quem é Marta Paulina Kaiser Leitner?
Nasci em Campo Mourão, no dia 09 de outubro, sou filha de Martin Kaiser e Maria Kaiser, casada com Roberto Olivier Leitner (foto abaixo) há 13 anos, temos duas filhas a Christine de 8 anos e a Bruna de 6 anos - foto ao lado.
Tenho 03 irmãs: Elisabeta (médica), Marlene (dentista) e Ana Maria (dentista). Meu pai é agricultor, um dos fundadores da Coamo e minha mãe é voluntária da Pastoral da Saúde.
Vivi minha infância morando na fazenda e falando alemão, primeira língua que aprendi, depois para estudarmos meu pai mudou-se para a cidade, onde realizou seu sonho: de formar profissionalmente suas filhas.
Temos uma tradição na família que é homenagear um parente próximo com o nome, assim meu nome Marta é porque a minha mãe gostava da cantora Martinha e Paulina é em homenagem à minha avó – paterna,
que se chama Paulina Kaiser.
Onde estudou e iniciou sua vida profissional?
Sempre estudei em Campo Mourão. Formei em Direito na UEM. a Universidade Estadual de Maringá e conclui duas Pós-Graduações: Administração de Empresas e Direito Processual Civil, além do mestrado profissionalizante em Direito Processual Civil pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, o Cesumar.
Comecei vendendo ovos no mercadão, minha mãe criava galinhas e eu enchia minha bicicleta de ovos e vendia tudo no mercado municipal (eu tinha uns 09 anos), depois comecei a ajudar meu pai no escritório com a contabilidade da fazenda, vacinava carneiro, contabilizava a vacinação do gado, ajudava a fazer cerca, aprendi a dirigir trator, trabalhava em cima da plantadeira, cortava porco, fazia lingüiça e tudo mais o que precisava.
Em Maringá durante a semana eu morava na pensão de uma senhora e dava aulas particulares de matemática durante o dia e estudava direito à noite. Formei em Direito e comecei a trabalhar com a ilustre, admirável e amiga doutora Irene Brzezinski que me deu uma oportunidade em seu escritório de advocacia. Após ingressei na Acicam.
Na foto, Marta com os pais, na formatura do Mestrado -momentos emocionante.
O que a senhora faz hoje profissionalmente?
Atualmente trabalho na Acicam, sou responsável pelo departamento Jurídico prestando assessoria jurídica aos associados e também respondo pela secretaria executiva da Acicam. Trabalho como Juíza Leiga no Juizado Especial Cível de Campo Mourão há 15 anos.
Trabalho no Integrado Colégio e Faculdade como Professora Mestre em Direito Civil e Processual Civil há 09 anos e no Sindicato Empresarial do Comércio Varejista, prestando assessoria jurídica aos empresários; represento o Sindicato junto ao NICON – Núcleo Intersindical de Conciliação Prévia Trabalhista, como conciliadora patronal. Sou assessora jurídica voluntária da Apae CM e coordeno o Projeto “Casa das Fraldas", na companhia do diretor de responsabilidade social da Acicam, Eloi Bonkoski. E também sou sócia fundadora do Rotary Campo Mourão Araucária. e vice-presidente do Grupo de Escoteiros de Campo Mourão.
Como foi o início na Acicam e o que faz uma secretaria executiva?
Iniciei na Acicam na gestão do então Presidente Jintaro Ikeda que me fez o convite para prestar serviços de orientação jurídica aos associados da Entidade em 1993.
Depois em 1995 o secretário executivo da época – Waldir Ferro, passou no concurso da Receita Estadual, foi então que o presidente Jintaro Ikeda me convidou para assumir também a secretaria executiva da Acicam.
Dentre as minhas funções está atender os empresários no sentido de esclarecer as dúvidas jurídicas, estar à disposição da diretoria da Entidade, coordenar os departamentos da Entidade para o perfeito funcionamento da entidade, dentre outras.
Qual é seu esporte preferido? Poucos sabem, mas seu marido é o Robertinho que marcou época jogando pelo time da Mecânica Marcos, a senhora o viu jogar?
Na verdade eu nunca me dei bem com a bola, sempre fui uma zero à esquerda no esporte, eu gosto de esporte, mas não para mim, pois não tenho habilidades. Não torço para nenhum time e não assisto nenhum jogo. Mas, admiro muito meu marido, conhecido como Robertinho "Pedalada", sinto por não ter participado da vida dele nesse tempo, mas sei que ele foi o melhor jogador - artilheiro do ano de 1986 de Campo Mourão, porque em casa tem um troféu em forma de chuteira de ouro dizendo que ele foi o melhor e ficou em 1º lugar. Fico feliz porque percebi que a minha filha Christine demonstra um grande interesse pelo esporte, assim como o pai dela, inclusive, ela já é destaque na escola, com apenas 08 anos.
O que a Senhora ainda não fez, que gostaria de fazer?
Fazer com que o meu pai parasse de fumar.
Quais os avanços que a Acicam conquistou nos últimos anos?
A ACICAM participa diretamente do crescimento e desenvolvimento de Campo Mourão, já lançou vários projetos de sucesso, tem parceria com as mais importantes entidades de Campo Mourão. Lançou o movimento ACORDA COMCAM em prol da representatividade política do município; dentre as principais atividades, destaca-se algumas:
• Aumento de mais de 30% no número de associados; • REFORMA NAS DEPENDÊNCIAS DA ACICAM • INSTALAÇÃO DO NOVO AUDITÓRIO DA ACICAM. • Implantação do projeto OBSERVATÓRIO SOCIAL. • Criação da a ONG para implantação do Observatório Social.
• Reivindicações apresentadas ao Ministro do Planejamento da conclusão da ESTRADA BOIADEIRA. • Convênio com a Unimed para beneficiar empresários e funcionários.
• Realização da Campanha “CICLISTA SEJA BRILHANTE”. Que originou o prêmio de melhor reportagem auferido pela Rede Globo de Televisão. • Veiculação mensal da REVISTA da ACICAM, destacando as principais atividades realizadas pela ACICAM, durante o mês.
• Criação do Projeto CASA DAS FRALDAS • Convênio JUSTIÇA FEDERAL:
Finalidade do ACORDO DE COOPERAÇÃO: fornecer atendimento judiciário gratuito a pessoas carentes que necessitem ajuizar demanda em face do INSS, em causas de natureza previdenciária, bem como em causas de natureza cível de competência do Juizado Especial Federal desta Subseção Judiciária de Campo Mourão, visando, ainda, a propiciar experiência prática que possibilite a complementação do processo de formação profissional dos acadêmicos do Curso de Direito do CEI. O convênio tem por escopo desenvolver atividade social e profissional, proporcionando ao acadêmico a participação em situações concretas da praxe jurídica, mediante orientação dos professores do Núcleo de Prática Jurídica do CEI e dos profissionais de Direito da ACICAM e dos Juízes e Servidores da Justiça Federal;
• Realização do Projeto – “COMCAM UMA REGIÃO QUE DÁ BONS FRUTOS”.
• Convênio com o Município de Campo Mourão e o Ministério do Trabalho: Finalidade expedição de C.T.P.S – Carteiras de Trabalho para a comunidade local e regional.
Qual a importância da Acicam nos dias atuais?
Hoje a Acicam é uma Entidade reconhecida pela classe empresarial que além de representá-la, defendendo suas necessidades, também está de plantão para as mudanças na economia e para proteger os interesses da classe. É uma Entidade forte que não só representa a CASA DOS EMPRESÁRIOS, mas também contribuiu diretamente para o crescimento e desenvolvimento de Campo Mourão, com projetos sociais e ações a-partidárias.
Como está o projeto Observatório Social?
O Observatório Social está muito bem organizado, atuante e bem representado pelo seu novo presidente – Ater Cristófoli.
Como é ser professora num pais onde as leis nem sempre são cumpridas? Se as leis não são cumpridas, não nos cabe manifestação, temos os órgãos competentes para exigir a aplicabilidade da lei.
Nossa função como Professor de Direito é a mesma função de todos os demais Professores, ou seja: tornar possível o sonho do nosso aluno;
é ensinar; conscientizar e formar o cidadão não só como profissional habilitado para o mercado de trabalho, mas também como pessoa, acima de tudo: ética, honrada e digna. Na foto, a professora Marta ao lado de formandos do curso de Direito da Faculdade Integrado.
Quais os fatos de sua vida que a senhora pode partilhar conosco?
1. O meu casamento e as minhas filhas.
2.A conclusão do meu mestrado na área de direito, pois foi um sonho realizado (na foto, com seus familiares).
3. No ano de 2007, tínhamos uma zeladora na Acicam, que sofria muito porque uma de suas filhas tinha desaparecido na companhia da madrinha. Por 12 anos a senhora Ester procurava sua filha Simone, chegou a trabalhar como empregada doméstica na casa de várias pessoas de influência na esperança de encontrar sua filha, escreveu diversas vezes para o programa do Gugu na expectativa de ser escolhida, vivia em função de encontrar sua filha, e toda segunda-feira (após assistir o programa do Gugu), vivia num completo desânimo. Foi quando me propus a tentar ajudá-la, e por uma obra de DEUS, e inspiração divina, consegui localizar a filha dela, num tempo de 15 horas de trabalho. O que me emocionou muito e deixou a todos muito felizes.
4, A criação de um grande projeto denominado Casa das Fraldas que conta com o apoio de toda a comunidade mourãoense, é um projeto da comunidade para a comunidade, onde empresas do mesmo ramo, entidades sociais, empresários e comunidade se unirão em prol de algo maior, que é proporcionar o bem às pessoas necessitadas através de um projeto de responsabilidade social.
5. Marcou muito e me deixou muito emocionada o resultado da propositura de uma Ação perante a Justiça Federal, visando custear a dois irmãos, uma de 16 anos e um de 11 anos, o tratamento de uma doença rara que atinge somente 15 pessoas no Brasil, e com pouquíssimos casos no mundo, cujo valor da medicação e do tratamento é muito elevado e cujo resultado inicial foi favorável para o tratamento dos menores.
Resumidamentre, como surgiu o projeto Casa das Fraldas?
Surgiu durante uma aula com os alunos formandos do curso de direito de 2008, que me solicitaram a idéia de um projeto social para cumprir as horas extracurriculares, imprescindíveis para a colação de grau. Concluindo esse projeto, houve uma cobrança da Acicam e do Integrado em continuar com o mesmo, aí foi onde surgiu a idéia de fazer uma Casa das Fraldas.
Ao lado do presidente Nestor e do ex-presidente Eloi, na Casa das Fraldas
Ética em uma frase é...... agir 100% do tempo fundamentado em três preceitos básicos: caráter, moral e dignidade.
Ser mourãoense é .... valorizar nossa terra e nossa gente.
Política é...... para quem tem vocação.
A gestão do presidente Nestor Bisi é .....
é um grande aprendizado, feliz de nós funcionários da Acicam, estamos tendo a oportunidade de aprender com ele (foto)
lições de honestidade, transparência, honradez e
acima de tudo, o Nestor é uma pessoa e um profissional
digno e exemplo a ser seguido.
A Acicam é... o meu local de trabalho, onde tenho a oportunidade de aprender muito com a diretoria e com a classe empresarial mourãoense.
A responsabilidade social é ..... fazer o bem não importa a quem.
O que a senhora mais gosta em Campo Mourão? de todas as pessoas com quem eu convivo, e principalmente da minha família que aqui reside.
O que é ser celebridade? Qual o sentimento desse reconhecimento?
É o reconhecimento pela sociedade de um trabalho feito, independente de ser ou não reconhecido, buscando apenas o resultado almejado. O Sentimento é de alegria, gratidão e motivação para criar novos projetos.
Marta, na homenagem do programa Tocando de Primeira (Rural AM) no Dia da Mulher, ao lado de Dina Cardoso, Elizete Pires, Beth Neco e Agail Ribeiro.
A senhora acredita que Campo Mourão possa ter mais de um deputado estadual e pelo menos um federal na próxima eleição? Sim, a população mourãoense e regional, desde que unida em prol da Comcam, é ilimitada e tem condições de eleger quantos deputados quiser.
Cite três personalidades esportivas de Campo Mourão?
Como não acompanho o esporte de Campo Mourão, não tenho condições de responder.
Cite três personalidades mourãoenses?
Martin Kaiser
– meu pai (na foto ao lado do seu irmão Franz Kaiser - ambos fazem parte do grupo de 79 agricultores que fundou a Coamo em 28/11/1970),
pela força, coragem e incentivo em tudo que aprendi.
É uma pessoa especial que me orientou, participou, e fez
a diferença na minha vida, a ele, meu reconhecimento e gratidão. Já dizia Rui Barbosa:
“Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão,
esquece a maturidade, passa pela tua mocidade, volta a tua infância e balbucia,
entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: Meu pai, minha mãe...”
Dr. Rui Antonio Cruz (foto) – pela dedicação incansável à magistratura
e Dr. Aroldo Gallassini – pela iniciativa, empreendendorismo e sucesso
na fundação da Coamo, maior cooperativa agropecuária da América Latina.
Cite três políticos de destaque... são todos aqueles que conscientemente atuam ou atuaram pensando primeiro, no bem da coletividade.
Quem na sua opinião deveria ser homenageado neste BLOG?
Nelson José Bizoto
– Presidente do Sindicato Empresarial do Comércio, pelo esforço, dedicação e empenho na construção da nova sede do Senac, que irá mudar a realidade de Campo Mourão, proporcionando a geração de empregos, a vinda de muitos novos cursos profissionalizantes, a mudança na economia local com a geração de mais renda, em face da profissionalização de alunos de toda a região.
A Campo Mourão do presente é .... a melhor cidade do mundo
para se viver.
A Campo Mourão do futuro será.... cidade exemplo na área de emprego e educação.
Qual o seu recado aos leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE?
Penso que o estudo é fundamental na vida de um ser humano, digo sempre: podem tirar todo o nosso patrimônio, podem tirar as pessoas que mais amamos, podem tirar o nosso sangue, mas o nosso conhecimento/estudo, esse ninguém põe a mão; não tem tempo e não tem idade para começar a estudar, basta dar o primeiro passo.
Sempre me preocupei em não passar pela vida das pessoas em branco, gosto de ajudar, digo que a vida é uma só, se tivermos a oportunidade de ajudar alguém, assim o devemos fazer, pois ajudar o próximo é o combustível imprescindível que necessitamos para vivermos em perfeita paz e harmonia. Meu lema é
Fazer o bem não importa a quem. Experimente esse sentimento.

Um comentário:

  1. Parabéns Ilivaldo por homenagear a Professora e Doutora Marta.
    Parabéns pela merecida homenagem Professora e Doutora Marta. Você é uma das pessoas que nos fazem parecer pequenos diante da grandiosidade das suas ações em prol das pessoas. Você é uma verdadeira guerreira do bem. Que Deus te ilumine e Lhe conceda muita saúde, e à sua família, para que possa continuar a fazer o bem não importando a quem.
    Um grande abraço
    Carlão

    ResponderExcluir